Os INVESTIMENTOS são todos a mesma coisa?
Os investimentos são todos a mesma coisa? Você também essa dúvida? Além das características que são diferentes, cada um deles também tem propósitos e intenções diferentes.
Existem vários tipos de investimentos, com características diferentes, com propósitos e intenções diferentes. Quando vai escolher um investimento não é no “unidunitê”, você verifica isso tudo antes. Em relação as características, aqui no blog tem um post explicando como saber escolher um investimento, que é sempre relacionado ao objetivo lembra? E na pasta investimentos tem um post só sobre os investimentos de renda fixa e outro sobre os de renda variável. Nesse post aqui eu vou te mostrar sobre os propósitos e intenções, quando eu invisto na renda fixa tem uma intenção e quando eu invisto na renda variável tem uma outra intenção e são bem diferentes.
Quando investimos na renda fixa temos como principal propósito e intenção a rentabilidade. É fazer o nosso dinheiro crescer através da rentabilidade. Fazemos isso emprestando nosso dinheiro para as instituições onde elas vão nos devolver daqui um tempo, num prazo estabelecido corrigido por essa rentabilidade.
Outra coisa interessante é entender que nos investimentos de renda fixa você não faz parte daquele investimento, você só empresta, não se envolve, a instituição decide o que vai fazer com aquele dinheiro. As instituições pegam esse dinheiro para financiar as atividades delas, dívidas que possuem. Por exemplo, quando empresta seu dinheiro para o governo investindo em títulos públicos, esse dinheiro que o governo capta é para financiar atividades no setor de educação, saúde, infraestrutura.
Quando você empresta seu dinheiro investindo em CDB, a instituição utiliza esse dinheiro para fornecer empréstimos, financiamentos para os clientes. Ela pega emprestado o dinheiro de nós investidores e empresta para quem precisa através de dívidas. Por exemplo, se você já pegou um empréstimo, fez um financiamento, esse dinheiro não é o banco bonzinho que está te emprestando, ele pega de nós investidores que emprestamos a uma taxa de juros de rentabilidade e repassa para quem precisa a uma taxa de juros bem superior para ele ter o seu lucro, essa diferença entre o que ele capta e o que ele repassa é chamado de spread, caso já tenha ouvido falar. Quando empresta seu dinheiro investindo em LCI e LCA é para instituições obterem recursos nesses setores do agronegócio e imobiliário.
Já na renda variável é totalmente diferente, não tem isso de rentabilidade, seu dinheiro vai render tantos % ao ano, não tem isso de devolver o seu dinheiro num prazo estabelecido. Quando investimos na renda variável temos como principal propósito e intenção receber os lucros.
Nos fundos imobiliários recebemos os rendimentos mensais e nas ações recebemos dividendos e juros sobre capital. Enquanto permanece com aqueles investimentos você vai recebendo esses lucros ao longo do tempo.
Outra coisa, lembra que na renda fixa não fazemos parte do investimento, só emprestamos o dinheiro. Já na renda variável fazemos parte do investimento, nos tornamos dono de uma parte daquele investimento. Por exemplo, nos fundos imobiliários você participa de assembleias e deixa o seu voto. Nas ações ordinárias nós também temos direito a voto e participação nas decisões da companhia. Inclusive para investir num fundo imobiliário e numa ação, nós analisamos a qualidade do fundo, a qualidade da empresa, tem vários parâmetros para verificar se vale a pena ou não nos tornarmos parte delas. Você não vai fazer sociedade com qualquer um não é mesmo, na renda variável o sentimento é esse, de pertencimento, de fazer parte daquilo. Na renda fixa você fica externo, não acompanha o que eles estão fazendo com o dinheiro.
É interessante entender como isso funciona, porque eu não acho legal você só ir lá e investir nisso ou naquilo outro sem saber desses pontos, por isso que a educação financeira é tão importante, para termos conhecimento do que estamos fazendo. O legal de diversificar seus investimentos, entender que eles não são tudo a mesma coisa é exatamente isso, de um lado empresta seu dinheiro, do outro você faz parte daquele investimento.
👇Agora me conta aqui nos comentários, você conhecia e entendia os investimentos por esse outro lado?
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M