Como escolher um TÍTULO PÚBLICO para investir?
Como escolher um título público para investir? Quando você abre a tela da sua corretora para investir tem algumas opções de títulos públicos, e aí qual escolher? Você acha que é na sorte, qualquer um e pronto? Apesar dos títulos públicos serem os investimentos mais seguro e simples você pode tomar algum susto se não entender e saber como escolher.
Os títulos públicos são os primeiros investimentos da escada dos investimentos. A quem considere que é a poupança, mas essa a gente considera como se tivesse no chão, ela nem merece nenhum degrau da escada rsrs. Consideramos os títulos públicos o primeiro investimento da escada dos investimentos pela segurança, facilidade e rentabilidade.
Até para escolher eles são os mais fáceis, mas só porque teoricamente são os mais simples não significa que você chega lá e escolhe no unidunitê. Por mais que eles sejam os mais seguros você pode tomar algum susto.
Como escolher um título público para investir? Para você responder a essa pergunta primeiro vai precisar saber para qual tipo de objetivo vai investir esse dinheiro. Já tem post aqui no blog falando sobre isso, para cada objetivo tem investimentos mais adequados que vão servir.
O 1º tipo de título público que tem é o tesouro Selic, o tesouro Selic tem a sua rentabilidade baseada na taxa Selic e ele é o único dos títulos públicos que você consegue tirar qualquer momento com chance mínima de perder dinheiro. Esse título público é para por exemplo, a nossa reserva financeira, exatamente porque pode precisar tirar a qualquer momento. E para os objetivos de curto prazo, aqueles que são de até 1 ano, por exemplo, fazer uma viagem, aniversário do filho, tirar CNH, trocar o celular. Para qualquer objetivo com essa característica de curto prazo você pode escolher esse título público que é o Tesouro Selic.
Agora vai uma dica extra, você vai observar que lá nas opções geralmente sempre tem 2 de cada um dos tipos, por exemplo, no momento que eu estou fazendo esse post, os tesouro Selic ofertados são o tesouro Selic 2026 e o 2029. Não sei se lembra, todos os investimentos da renda fixa no geral possuem uma data de vencimento, essa é uma das características deles, ou seja, nessa data o investimento retorna pra você com o acréscimo da rentabilidade oferecida no momento da compra, lembrou?
E aí o que você pode fazer, para a reserva financeira você pode deixar nesse que é o mais longo, tesouro Selic 2029 e o dinheiro que é para os objetivos de curto prazo pode deixar no tesouro Selic 2026, que aí eles vão ficar separadinhos, não vai misturar o dinheiro e não vai te confundir. “Mas Kelly, o meu objetivo de curto é para daqui a 1 ano”, não tem problema, lembra você pode tirar a qualquer momento. Ou seja, nesse caso específico do tesouro Selic, a data quase que não influencia, já nos outros a data vai influenciar, já vamos falar deles.
O 2º tipo de título público é o Tesouro prefixado, esse daqui a sua rentabilidade é baseada numa taxa fixa, você já sabe exatamente quanto vai render, se lá tiver 10%, será essa rentabilidade. Esse título público a gente escolhe para os objetivos que são de médio prazo, aqueles a partir de 1 até 5 anos, como por exemplo reformar a casa, comprar um carro, fazer uma viagem para o exterior. Aqui entra o outro passo para escolher, você escolhe um que tenha o prazo que coincida com o objetivo, por exemplo, eu tenho o objetivo de trocar o carro, e será para daqui a 3 anos, então pronto, se encaixa nesse opção tesouro prefixado que é para médio prazo e dentre as opções do tesouro prefixado eu vou escolher o com data próxima a esses 3 anos. Hoje estão sendo ofertados os tesouros prefixados 2026 e 2029 (as datas coincidiram com o tesouro Selic) nesse caso, para o meu carro que estou planejando trocar daqui a 3 anos, eu escolheria o tesouro prefixado 2026, conseguiu entender?
O 3º tipo de título público é o Tesouro IPCA, esse aqui rende o IPCA que é a inflação mais uma taxa fixa. Esse título público a gente escolhe para os objetivos de longo prazo, aqueles acima de 5 anos como por exemplo comprar uma casa, atingir a independência financeira, estudar os filhos. O segundo passo é também escolher um que bata com a possível data do seu objetivo, por exemplo, o objetivo de estudar o filho daqui a 12 anos, então você pode escolher o tesouro IPCA 2035.
Um ponto importante em relação a esse tesouro IPCA e o tesouro prefixado, dependendo do mercado, das taxas que estiverem sendo praticadas eles podem estar negativos, ou seja, se tirar antes do prazo pode perder dinheiro, por isso a importância de ter bem definido para qual objetivo, pois a ideia é retirar somente na data de vencimento. Tem casos que é possível até ganhar mais retirando antes, só que são situações de investimento mais avançado que mais para frente, se aprofundando você pode aprender. Isso de ficar negativo é também mais no início, depois ele tende a ficar no positivo.
O 4º tipo são os títulos públicos com juros semestrais que terá para os tesouros prefixados e IPCA, esses aqui dividem a rentabilidade anual e paga nos 2 semestres. Para esses tipos consideramos para quando tivermos na fase da renda passiva, da independência financeira porque aí você pode escolher comprando em datas diferentes e ter renda passiva em diferentes meses. Nesse momento onde estamos construindo patrimônio, não são muito interessantes.
O 5º tipo título público é o tesouro renda+, esse também tem a rentabilidade baseado na inflação mais uma taxa fixa, esse aqui escolhemos para o objetivo exclusivo de renda passiva, de complementar a renda, como se fosse a aposentadoria. Você planeja quando seria a sua aposentadoria para escolher qual tesouro renda+ complementaria sua renda. Supondo que vai se aposentar em 2040, então escolheria esse, a partir dessa data você começa a receber o dinheiro de volta que investiu todos os meses durante 20 anos.
Resumindo, para escolher um título público para investir você leva em consideração qual tipo de objetivo e com vencimento próximo dele. Para os objetivos de curto prazo pode escolher o Tesouro Selic, para os de médio prazo o tesouro prefixado, e os de longo prazo o tesouro IPCA. Para o objetivo exclusivo de renda passiva, de complemento de renda, você pode escolher o tesouro renda+.
Agora você sabe como escolher um título público para investir, mão na massa depois volta aqui e me conta.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M
Link permanente