TABU SOBRE DINHEIRO

Por que existe tanto TABU em falar sobre DINHEIRO?

Por que existe tanto TABU em falar sobre DINHEIRO

Pode ser que para você que já me acompanha aqui não seja um tabu falar sobre o dinheiro, mas se você é novo por aqui, tem dificuldade para lidar com as suas finanças ou quer saber por que existe tanto tabu em falar sobre dinheiro, vem comigo que vamos abordar sobre isso nesse post.

Hoje esse assunto dinheiro, finanças, educação financeira já está mais sendo falado, mas ainda é um tabu. Outro dia estava atendendo uma cliente, ela está no começo do processo, então ela estava me contando sobre a vida financeira dela e ela disse que não pode nem tocar nesse assunto dinheiro com o marido. E tem uma parte da mentoria que nós buscamos lá na infância como era o relacionamento dos pais com o dinheiro, aí ela disse que os pais dele discutiam muito sobre dinheiro, eram discussões calorosas e a todo momento. Se tinha discussão era por causa do dinheiro ou alguma outra coisa que foi desencadeada da falta de dinheiro.

Aqui entra o primeiro ponto, que são as crenças limitantes relacionadas ao dinheiro que criamos ao longo da vida. Esse trauma que esse homem viveu lá na infância, na adolescência ficou gravado no seu subconsciente e acabou gerando essa crença limitante de que falar sobre dinheiro traz lembranças horríveis, gera briga e discussão. Fora as outras crenças limitantes que existem sobre o dinheiro como “dinheiro é a raiz dos males”, “ah aquele deve estar mexendo com coisa errada, está cheio de dinheiro”, enfim, tem várias, e aqui no blog tem uma pasta somente sobre finanças comportamentais.

Um outro ponto é o fator cultural, existe bastante desigualdade no Brasil e o dinheiro não está em abundância na maioria das famílias. As pesquisas do IBGE mostram que 34,4% dos brasileiros recebem até 1 salário mínimo e se aumentarmos um pouco o salário, mostrou que 90% dos brasileiros têm renda inferior a R$ 3,5 mil por mês. Ou seja, se é algo que eu já tenho em escassez já me traz algo ruim e reforça ainda mais esse tabu.

Esse assunto também é um tabu porque é algo totalmente fora do nosso mundo, a gente não ouve e não aprende na escola, no nosso grupo de amigos ninguém fala sobre isso, é algo que não faz parte da nossa rotina, do nosso cotidiano. Eu duvido que você junto com os amigos numa roda de conversa falam sobre quanto cada um ganha, qual é a meta de renda para daqui a 5 anos, o que o amigo está fazendo para aumentar sua renda para replicar no seu trabalho…vocês falam sobre isso? Não, por que? Porque se eu falar a outra pessoa vai achar que eu estou esbanjando, ou ela pode vir me pedir dinheiro, ou ela vai achar “coitadinho”, ainda mais se ela ganha mais que eu…

Um outro tabu relacionado ao dinheiro é pelo fato de as pessoas acharem que é muito difícil cuidar do dinheiro, que elas não são capazes, afinal de contas são números, cálculos. Inclusive esse assunto é tão delicado que muitas mulheres são dependentes dos homens pelo fato de não trabalharem, então como eles são os provedores acabam detendo o poder do dinheiro e decidem como será usado. Ou a mulher até trabalha, mas pelo fato de ser “difícil” lidar com o dinheiro ela delega esse controle para o marido. E quanto mais a gente delega algo para alguém tão importante mais ficamos dependentes. Se por um acaso esse relacionamento não der certo por algum motivo ela pode se sentir presa por causa disso e influenciar alguma tomada de decisão em relação ao relacionamento.

Uma outra coisa que acontece e mantém esse tabu é porque a gente só acha que deve cuidar melhor do dinheiro se tiver um salário, uma renda maior. E na verdade é o contrário, quanto menos a gente tem no momento mais temos que cuidar para conseguir usar bem o dinheiro.

Aí eu te pergunto, se temos um problema em alguma área da nossa vida ou é algo que poderia estar melhor, mas eu não falo sobre isso, eu não converso sobre isso, não estudo, não aplico, por exemplo você está com algum problema com seu filho, se você e seu marido ou esposa pensam “ah isso é coisa de criança, não vou entrar muito nisso” e deixa passar, pode ser que isso se torne um problema maior na vida desse filho, no relacionamento de vocês com ele. Aqui nas finanças é a mesma coisa, se a gente não fala sobre, se a gente não buscar melhorar o relacionamento com o dinheiro, se mantivermos esse tabu, vamos continuar na mesma, na verdade se continuar na mesma ainda está bom, o negócio é se piorar, dependendo do problema ele vai só duplicando de tamanho e bem rápido, numa proporção gigantesca.

Tem uma pergunta que eu gosto de fazer para o meu cliente e eu vou te fazer aqui, eu quero que você pare a leitura, pegue um caderno e responde isso para mim. Na verdade, não é para mim é para você. Se hoje você não quebrar esse tabu relacionado ao dinheiro e não buscar resolver ou melhorar isso na sua vida, como que ela vai estar daqui a 5 anos? Para, pensa e começa a escrever. Porque conscientemente rápido vai responder assim “ah Kelly vai estar do mesmo jeito”. Só que agora pode não estar vendo a proporção disso e o que pode vir a causar futuramente. Vamos fazer um exemplo, suponha que tenha uma dívida, é um peso ter que ficar pagando-a toda vida, mas está conseguindo pagar. Agora e se amanhã perder o emprego ou ficar impossibilitado de trabalhar um tempo, são coisas que a gente não pensa. Essa situação que estaria sob controle agora vai ficar totalmente fora de controle, esses próximos 5 anos não serão a mesma coisa igual você achou que seria…

E dependendo da causa que gerou esse tabu sobre o dinheiro em você, para ressignificar isso, reprogramar não é tão fácil, é preciso um trabalho maior. Só que se esse tabu permanecer na sua vida você terá cada vez mais resultados escassos na sua vida financeira.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *