Como SEPARAR a renda? | Dinheiro em espécie e contas digitais
Se você utiliza dinheiro em espécie ou mesmo que faça tudo digital tem uma estratégia muito importante que é separar a renda em lugares diferentes. Essa estratégia faz toda diferença, pois deixar todo o dinheiro junto e no mesmo lugar onde recebe a sua renda não ajuda em nada no seu controle financeiro.
Uma estratégia que temos para cuidar melhor do nosso dinheiro é não deixar tudo junto no mesmo lugar, como assim Kelly? Você recebe a sua renda, salário da empresa em que trabalha ou se é autônomo concentra os recebimentos numa conta de um banco específico. Você pega esse dinheiro, sai pagando conta e o que ficar vai usando no débito ou pix para outras coisas, como lazer e o que for aparecendo, correto? Dessa forma você praticamente só paga conta com a sua renda, nem para o lazer direito deve conseguir, quanto menos poupar dinheiro para sua reserva financeira e para seus objetivos.
Uma estratégia que a gente precisa fazer que é primordial para conseguir se organizar financeiramente é deixar esses dinheiros separados. Se você me acompanha aqui e já faz o controle financeiro que eu ensino você sabe que separamos a nossa renda em partes. Primeiro é o se pagar, é o dinheiro para o nosso lazer, para gastarmos como quiser, uma parte para a nossa reserva financeira que é para imprevistos e oportunidades, uma para os objetivos como comprar casa, carro, independência financeira, se tiver dívidas coloca também uma parte para quitá-las e a última parte que é a maior fica para as despesas.
Quando falamos em separar esses dinheiros em partes é para realmente deixar esses dinheiros separados, em lugares diferentes. Recebeu a renda, o do se pagar vai ficar num lugar, da reserva financeira em outro, dos objetivos em outro, das dívidas em outro e das despesas em outro e pode ser também que dentro das despesas tenha alguma específica que dependendo da ideia também fica separado.
Se utiliza dinheiro em espécie, vai ficar dessa maneira: o se pagar você vai sacar para usar em dinheiro em espécie mesmo. Divida o valor em 4 para ir usando por semana. O da reserva financeira tem post aqui meu blog explicando onde deixar. Dos objetivos vai depender do tipo de objetivo para escolher o investimento mais adequado, depois leia os posts da pasta dos investimentos, mas a princípio para começar essa organização, você pode deixar esse da reserva financeira e dos objetivos numa conta poupança mesmo, então transfere para lá. O único dinheiro que vai ficar na sua conta corrente, onde recebe a sua renda é o das despesas.
Se tiver despesa que você paga em dinheiro em espécie saca e separa em envelopes ou nessas carteiras/bolsinhas que tem essas repartições, coloca um papel com clips escrito de qual despesa é.
Se você não utiliza mais dinheiro em espécie, “Kelly eu nem sei o que é isso, tempos que não pega numa nota, faço tudo digital”, nesse caso, o seu se pagar vai ficar numa conta digital separada que consiga usar com facilidade, no débito ou pix. Da reserva financeira e objetivos da mesma forma que falei anteriormente e também do mesmo jeito, o único dinheiro que vai ficar na sua conta corrente, onde recebe a sua renda é o das despesas. As despesas que não são mensais que você vai poupando por mês como botijão de gás deixa numa conta separada também.
O dinheiro que recebe dessas rendas pontuais como 13º, PPR, PLR que nós planejamos para os gastos pontuais que temos você também precisa deixar separado. E se é autônomo e poupa esse dinheiro por mês, será da mesma forma, vai poupar em uma conta separada.
Se você ver que vai precisar de muitas contas digitais, pode usar as caixinhas do Nubank, só muito cuidado, você vai escolher as caixinhas que rendem 100% do CDI, que são os RDB’s que tem proteção do FGC. Nada de buscar rentabilidades melhores com algum risco atrelado igual das caixinhas de fundo de renda de fixa que teve impacto das Americanas. Até porque a ideia aqui é só guardar o dinheiro, para deixar separadinho, você vai usar esse dinheiro rápido. Para buscar rentabilidade melhores você precisa aprender sobre os investimentos e no caso será para o dinheiro da reserva financeira e dos objetivos, não é sair colocando em qualquer lugar sem entender como funciona.
Se usa tudo digital e está achando que são muitas contas, não é, vou te mostrar! O do se pagar você deixa no Nubank, reserva financeira e objetivos no Itaú poupança, as despesas no Itáu conta corrente, as despesas específicas numa caixinha do Nubank e os extras numa outra caixinha.
Bora colocar essa estratégia de separar a renda usando dinheiro em espécie ou tudo digital se for o seu caso para tomar as rédeas da sua vida financeira e te ajudar na organização. Depois volta aqui e me conta.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M