SELIC, CDI, IPCA | O que são essas siglas?
SELIC, CDI, IPCA, o que são essas siglas? Quando você começar a investir o seu dinheiro vai encontrar pelo caminho algumas siglas, alguns conceitos e se não souber o que são, como funcionam podem te bloquear te impedido de seguir.
Nesse mundo dos investimentos existem várias siglas, conceitos que se você não entender o que são, como funcionam podem acabar te desanimando, te confundindo e você não querer nem começar a investir.
Você que me acompanha aqui sabe, eu prezo o aprendizado, a autonomia, você saber, entender o que está fazendo e não só seguindo dicas na internet. Tem clientes de mentoria que eu vou atender e que já tinham começado a investir seguindo dicas na internet, quando eu começo a ensinar como funciona esse mundo, o que são essas siglas, esses conceitos, como eles funcionam na prática, as pessoas viram e falam “Nossa Kelly não fazia ideia de que era isso, agora eu estou entendendo, agora está fazendo sentido”. Ainda mais quando se trata de investimentos, é preciso ter entendimento realmente para saber se está tomando as melhores decisões. Fora que já é um mundo que tem um risco atrelado, não dá para ficar tomando sustos, sem saber o que está acontecendo.
A 1º sigla é a Selic, a Selic é a taxa básica de juros do país. Todos os produtos financeiros (empréstimos, financiamentos, investimentos), o mercado como um todo se baseia nela. Quando ela está alta é bom para os investidores porque emprestam dinheiro e ruim para os devedores pois pegam dinheiro emprestado e vão pagar mais juros e vice-versa.
Ela funciona como um balizador da economia, quando é preciso dar uma aquecida no mercado, a taxa Selic tende a cair para os consumidores e empresas consumirem. Agora, quando temos um alto índice de consumo e inadimplência, a ideia é aumentar essa taxa para que diminua o consumismo. Outra coisa também, quando a inflação está alta, a taxa Selic vai atrás para tentar segurá-la.
A 2º sigla é o CDI, o CDI também é uma taxa que significa Certificado de Depósito Interbancário. Os bancos acabam emprestando dinheiro entre si e a taxa que eles usam como referência é essa. “Tá Kelly, mas então o que essa taxa tem a ver com a gente, se são eles que utilizam?”. Quando a gente empresta o nosso dinheiro para eles através dos investimentos, esses estão atrelados a essa taxa, você já deve ter visto, rendimento 100% do CDI, 120% do CDI. Eles usam o CDI para emprestar entre eles, mas quando nós vamos emprestar dinheiro para eles através dos investimentos acabam tendo como referência também o CDI.
E aí você vai pensar assim, “Nossa Kelly mais uma taxa para gravar”, e aqui eu quero te mostrar uma coisa pra facilitar, o valor da taxa CDI e a Selic são muito próximos, a diferença é de 0,1 (um décimo). Na data que eu escrevo esse post a Taxa Selic está em 13,75% e a taxa CDI 13,65% ao ano. Para pesquisar é só colocar no google “Taxa Selic hoje” e “Taxa CDI hoje”. Para facilitar ainda mais nós que somos investidores pequenos e costumamos decorar mais rápido a taxa Selic porque é a que mais se fala, podemos considerar que o CDI e Selic tem o mesmo valor.
Quando ver um investimento que está rendendo 100% do CDI, considerando dessa forma como sendo a mesma rentabilidade da taxa Selic, significa que hoje ele está rendendo 13,75% ou seja o valor cheio, 100%. Se quiser fazer certinho será 13,65%, que é valor certo do CDI hoje. Se for 120% do CDI, nesse caso faz 120% de 13,75 ou de 13,65. Se for de 13,75% significa que terá uma rentabilidade de 16,5%, se for de 13,65% significa que terá uma rentabilidade de 16,38% ao ano.
Como são números, porcentagens, se você ficar só ouvindo confunde, igual aquele meme da Dilma 30% de 25%…então anota no seu caderno, faz esse exercício, para fixar. Eu sei, porque quando faço com meus clientes só de ouvir acabam tendo dificuldade para entender, quando fazem junto comigo conseguem fixar melhor.
E a 3º sigla é o IPCA, pode ser que você não conheça essa sigla, mas o conceito sim, e ultimamente deve estar xingando à beça essa sigla. IPCA é a inflação, é o índice que mede a inflação, a sigla significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
Diante disso acho que você nem precisa de muitas explicações, a inflação nos mostra nosso poder de compra, que está cada mais diminuindo, inclusive tem um post recente aqui sobre ela. Nesse não vou nem prolongar muito, eu só queria mesmo falar da sigla, para você linkar uma coisa na outra.
A inflação não nos impacta somente como consumidor, mas também como investidor. Basicamente para todo investimento que for fazer você precisa levar em consideração a inflação. Ela precisa estar menor que a taxa Selic, que a taxa CDI para termos rentabilidade real, para de fato nosso dinheiro crescer. Se a taxa Selic estiver em 10% ao ano, mas a inflação em 11%, significa que o nosso dinheiro diminuiu 1%.
Conseguiu entender o que são essas siglas SELIC, CDI, IPCA? E o mais importante como elas funcionam, como interferem nos nossos investimentos, no nosso dia a dia?
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M
Link permanente