Quando você se PRIVA muito e compra para COMPENSAR
Quando você se priva muito e compra para compensar acontecem os extremos dos dois lados. Você se priva gerando escassez e consequentemente pode acabar comprando uma outra coisa para compensar de forma distorcida e ainda ficar com peso na consciência e no bolso.
Eu tenho clientes que se consideram mais mãos de vaca, então eles acabam se privando muito. Eu já contei aqui o exemplo de uma cliente que foi almoçar fora com a família no domingo e como ela viu que ia ficar muito caro ela decidiu que eles não iam pedir nada para beber, um suco, um refrigerante, muito menos uma sobremesa.
Só que ao mesmo tempo que elas se privam muito dessa maneira, costuma acontecer o efeito reverso, eu chamo de síndrome do “eu mereço”. Do nada ela vê uma coisa, um óculos, um relógio e vem aquele pensamento “ah eu mereço, afinal de contas eu não compro nada, vou me dar de presente”.
A questão não é o comprar, mas é a forma como ela comprou. Ela comprou com um viés distorcido, como se priva muito acaba compensando de outra forma. Ela não comprou algo porque estava precisando, porque tinha se programado, que sabia que ia caber no orçamento, ou seja, de forma racional.
E geralmente uma compra dessas é feita também de forma escassa, dividindo de 300 mil x no cartão de crédito. O seu cérebro só recebe mensagem de escassez, as privações que faz, o que faz para compensar que é comprando uma outra coisa pontual e a forma como compra. Só mensagens de escassez, como você acha que serão os seus resultados na sua vida financeira? Cada vez mais escassos.
Eu já acompanhei vários casos de clientes, você deve conhecer alguém também que age assim, ou até mesmo você. Por exemplo, eu já vi pessoas que o ovo de páscoa durou até julho, vai comendo bem devagar, não é no sentido de que a pessoa come pouco ou não gosta muito, não, é para realmente economizar e durar muito, “porque o ovo de páscoa é caro Kelly, então tem que durar”. Come coisas vencidas, para não desperdiçar, jogar fora. Economiza nas linhas do caderno, divide uma bala ao meio, come uma parte e deixa a outra para comer mais tarde. Tem muita, muita dó de comprar no supermercado. Só que são essas mesmas pessoas que quando veem uma roupa de marca de 600,00 tem o pensamento de que já não gasta muito, não compra nada e acaba fazendo essas compras no impulso, para compensar.
De novo, não tem nada errado em comprar a roupa de marca de 600,00, se você se organiza e pode comprar está tudo certo, a questão são os extremos. É a forma como faz, se faz de forma consciente, programada, planejada a mensagem você manda para o seu cérebro é uma, agora se faz com escassez acaba modelando escassez na sua vida.
Outro dia uma cliente disse que queria comprar uma camisa do time que ela torce só que ela disse que era muito cara e estava com dó de pagar, eu fui ensinar para ela essa questão do caro e barato, se ela quer algo, ela se organiza, planeja para comprar para ficar em paz consigo mesmo e não ficar com essa sensação de que está fazendo algo errado. Porque ela poderia até comprar a camisa, mas ia ficar com peso na consciência, “nossa comprei essa camisa, muito cara”, ou seja, seria uma compra que no final das contas faria mais mal que bem.
Já tem posts aqui no blog falando sobre isso, sobre esses extremos que nunca são saudáveis, as consequências desses comportamentos são muito negativas. E muitas pessoas acabam achando que esses comportamentos são normais, elas já estão acostumadas. Por isso a importância da educação financeira, você aprender como usar o dinheiro, como se programar para usá-lo da melhor maneira, como criar novos hábitos de abundância e não de escassez.
Tem alguma situação com esses dois lados extremos de se privar muito com algumas coisas e comprar para compensar em outras que você já viu ou que aconteceu com você que queira compartilhar? Lembrando que isso não é se expor, é uma forma de alertar e ajudar as pessoas.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M