Como definir um SALÁRIO para você que é EMPREENDEDOR?
Como definir um salário para você que é empreendedor? Se você é CLT, tem cargo público ou outra forma de trabalho que tenha um salário fixo é mais fácil para fazer um controle financeiro, afinal de contas, você sabe quanto terá de dinheiro no mês. Agora se é autônomo, empreendedor não tem nada isso. Hoje eu vou te ensinar uma técnica que eu faço como empreendedora e ensino para os meus clientes que também empreendem para minimizar essas variações de renda que naturalmente acontecem.
Quem é CLT tem clareza do quanto recebe de salário, vem definido no holerite/contracheque e olha que tem pessoas que não sabem dizer o quanto ganham e tem pessoas que consideram como renda o salário bruto. Mas a minha conversa hoje é com os que não tem salário, que não tem definido certinho o quanto tem de renda, que são os autônomos, empreendedores. Eu já fui CLT e hoje autônoma vejo muitas pessoas que não tem controle algum do dinheiro que fazem.
O considerado coração de todo negócio é o financeiro. Você precisa ter um controle, saber quanto faturou, quais foram os seus custos, suas despesas, quanto destinará para uma reserva do negócio, quanto será reinvestido e qual será a sua renda, o seu pró-labore, o seu salário.
Já vi autônomos que como não tinham esse controle perdiam muito dinheiro, pois as pessoas deixavam de pagar, não sabiam quem tinha pagado ou não. Vejo pessoas com a sensação de que trabalham muito e não veem a cor do dinheiro e pessoas que acham que ganham pouco, sendo que na verdade é muito ao contrário, entra muito dinheiro, mas como não tem controle, também sai muito.
Quando você não dá essa atenção para o seu negócio é como se tivesse mandando a mensagem para o seu cérebro de que não se valoriza, não valoriza as suas horas despendidas do trabalho. Os seus resultados acabam sendo proporcionais.
E a justificativa que eu mais ouço de autônomos e empreendedores que não fazem controle financeiro é porque não tem um valor certo de renda, que varia muito. Aí é que está, por esse motivo mesmo que não temos opção, temos que ter controle financeiro.
Eu vou te dar uma dica, eu vou te ensinar como você pode fazer para deixar essa renda, o seu salário de autônomo o menos variável possível, é uma forma de lidar com essas oscilações sem impactar tanto. E essa estratégia eu apliquei pra mim, eu já comentei aqui algumas vezes, eu a vida toda fui CLT, eu comecei a empreender tem pouco tempo, 3 anos, eu sempre fui acostumada com um salário, regular, igualzinho praticamente todos os meses. Então eu pensei numa forma de tentar manter assim, o menos variável possível.
Como que provavelmente você faz hoje, o faturamento vai entrando aí você vai pagando o que tem de pagar, as contas, custos e despesas da empresa, as suas contas pessoais, vai usando aquele dinheiro. Até para poupar dinheiro para seus sonhos é quase impossível, porque você vai deixar para fazer isso só no final do mês, só se sobrar e dessa forma não sobra, sobra? Não.
O que eu fiz e vou te aconselhar a fazer e que eu faço com meus clientes também que são autônomos, empreendedores, é o seguinte, o ideal é fazer dessa forma assim que for começar a empreender, igual no meu caso, eu já tinha construído uma reserva financeira específica para fazer essa transição de carreira de CLT para empreendedora. Aliás esse é um dos pilares principais para começar a empreender.
Então no 1º mês empreendendo eu peguei o meu “salário” lá na minha reserva financeira. E aí o que foi entrando no mês desse meu novo trabalho como educadora financeira eu fui guardando, pra que? Para esse ser meu salário do próximo mês. Lá no dia 01 eu tinha o valor do meu faturamento, desse jeito eu já tenho definido o que era do negócio e o que era o meu salário, minha renda, meu prolabore, ou seja, como eu ia separar aquele dinheiro, a porcentagem para o meu se pagar, para os meus objetivos e para as minhas despesas pessoais.
Se o faturamento for maior eu sei como eu vou usar esse dinheiro, mas também se for menor, se nem o mínimo eu atingi eu sei que eu vou ter que fazer adequações no meu mês, tanto na empresa, quanto no meu pessoal. O meu se pagar terá que ser menor, o valor para os meus objetivos também, e o que eu consigo fazer para economizar nas despesas. Consegue perceber que dessa forma fica mais sob controle, eu não estou no escuro, à mercê totalmente de uma renda que pode ou não entrar no mês, que varia.
“Kelly e eu que não tenho uma reserva e já estou empreendendo”, no seu caso, que é a maioria mesmo vai dar realmente um pouco mais de trabalho porque você vai precisar fazer essa reserva financeira primeiro para ser o ponto inicial, o seu primeiro salário, e aí depois seguir os meses dessa forma que te ensinei.
Uma dica que pode fazer é, eu não sei qual é a sua realidade, mas provavelmente devido alguma sazonalidade, ao tipo de área que empreende, deve ter algum mês que o seu faturamento é maior, ou o próximo mês que faturar mais, separa esse valor do seu pró-labore, pronto, você já vai ter o seu salário para nos próximos meses isso ficar mais regular.
Ou então, qual é o seu pró-labore, vamos supor 3 mil, pega essa valor e divide por 12, aí todo mês você tira esse valor para poupar, ou seja, daqui a 1 ano você começa, vai demorar um pouco, mas aí vai resolver essa questão.
Tem pessoas que consideram como renda a média dos últimos 3 meses, só que aí vai que no próximo mês nem a média tenha atingido. Essa técnica que te ensinei é bem conservadora, é bem paz no coração. Se empreendeu a vida toda, com certeza, você já está mais acostumado com essas oscilações, já se adequou a esse formato. Agora se você é como eu, muito pé no chão, segura, trabalhou como CLT a vida inteira ou num cargo público que tinha um salário certo, começar a empreender e não ter mais essa base de um salário, de uma renda pesa muito.
Hoje por exemplo aí, você deve estar assim, “Nossa tem que chegar cliente, tenho que vender produto para pagar uma conta amanhã, cartão de crédito que vai vencer”, você fica o tempo todo preocupado. É claro que empreender já vai ser normal essa preocupação, a gente tem que fazer para entrar dinheiro, mas com essa técnica já minimiza um pouco, dá um pouco mais de paz para nós reles empreendedores.
Conseguiu entender essa técnica? faz, depois volta e que me conta se trouxe paz no coração assim como trouxe para mim.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S