RENTABILIDADES

O que são rentabilidades PREFIXADAS, PÓS-FIXADAS e HÍBRIDAS?

O que são rentabilidades PREFIXADAS PÓS-FIXADAS e HÍBRIDAS

O que são rentabilidades prefixadas, pós-fixadas e híbridas? “Kelly, quando eu vou investir já não vem falando quanto eu vou ter de rentabilidade?” Sim vem, todos investimentos da renda fixa você sabe qual será a rentabilidade, mas tem alguns que você não consegue saber exatamente qual será o valor, vem comigo para entender isso.

Quando eu vou investir e está lá que vai render “tantos % ao ano”, blz a gente sabe que vai render isso, mas quando está 120% do CDI ou IPCA + 5%, como saber qual é a rentabilidade de fato?

Os investimentos de renda fixa que são os títulos públicos (Tesouro Selic, tesouro prefixado, tesouro IPCA esses são os principais, tem outros também, tem título que saiu do forno agora em 2023, como o tesouro renda+, educa+). Enfim, todos os títulos públicos e os títulos privados CDB, LC, LCI, LCA eles tem alguns tipos diferentes de rentabilidades, no final das contas, você vai saber qual é o rendimento, mas quando vai comprar, investir não vem explícito o valor.

Lembrando que se você tiver chegando nesse blog através desse post, te aconselho a ler os outros posts da pasta de investimentos para entender todas essa palavrinhas, siglas, conceitos que vamos falar.

Os tipos de rentabilidades são as rentabilidades prefixadas, pós-fixadas e híbridas, ou seja, uma mistura de pré e pós.

Rentabilidade prefixada

Os investimentos que tem rentabilidade prefixada como o próprio sugere, já é predefinido, a rentabilidade já é fixada no momento da compra, você sabe exatamente quanto vai render. Exemplo: Tesouro prefixado 11,46% ao ano e CDB 13,50% ao ano. Você sabe exatamente quanto vai receber no vencimento do investimento, que serão essas rentabilidades todos os anos.

Os investimentos com rentabilidade prefixada são interessantes quando acreditamos que a taxa Selic e inflação permanecerão baixas. Vamos supor que nesse exemplo que eu dei, a inflação esteja 5% ao ano e a taxa Selic 8% ao ano, você vai fixar 11,46%, ou seja, você vai ganhar tanto da inflação quanto da taxa Selic.

Rentabilidade pós-fixada

O segundo tipo de rentabilidade dos investimentos de renda fixa é a rentabilidade pós-fixada, também como o próprio nome sugere, como é pós, você não tem o valor certo, porque muda, não é um valor fixo. Muda porque acompanha um índice de referência, esse índice de referência ao longo do tempo vai sofrendo alterações.

Como exemplo, nós temos o tesouro Selic e o CDB 140% do CDI. O tesouro Selic tem a rentabilidade da taxa Selic, a taxa Selic muda ao longo do tempo. Ou seja, você sabe que vai render a taxa Selic, você sabe quanto vai render agora, mas não sabe quanto estará daqui a 3 meses, 1 ano, por isso é uma rentabilidade pós-fixada.

E o CDB ou qualquer outro tipo de título privado que tem o CDI como referência, também da mesma forma, a taxa CDI muda assim como a taxa Selic, inclusive a gente considera essas duas como sendo irmãs gêmeas. Agora essa questão de 120% do CDI, 140% do CDI, pra fazer esse cálculo tem um post aqui no blog já explicando, é esse aqui.

Os investimentos com rentabilidade pós-fixadas são interessantes quando acreditamos que a taxa Selic e taxa CDI ficarão altas, ou irão subir. Um exemplo é quando a taxa Selic está 2% ao ano e o mercado está com expectativa de que vai começar a subir e chegar aos 13% ao ano, como aconteceu entre 2021 a 2023.

Rentabilidade híbrida

E o terceiro tipo de rentabilidade dos investimentos de renda fixa é a rentabilidade híbrida, é uma mistura da rentabilidade prefixada com pós-fixada. Ou seja, tem uma parte que é fixa e uma outra que acompanha algum índice de referência, é pré e pós ao mesmo tempo.

Como exemplo nós temos o Tesouro IPCA + 5,98 % e CDB IPCA + 6,00%, a parte prefixada são essas 5,98 e 6 e a parte pós fixada é o índice, no caso o IPCA, que varia ao longo do tempo. Ao longo desse tempo você só tem a certeza do que vai render pela parte prefixada, já da parte pós-fixada não, ela vai sofrendo alterações.

Os investimentos com rentabilidade híbridas são interessantes nesse caso porque oferecem rentabilidade real acima da inflação. Na prática a inflação diminui o nosso dinheiro, mas com a parte prefixada significa que o nosso dinheiro irá crescer de qualquer forma.

Agora um ponto importante, para escolher os investimentos eu ensino que o ideal é você seguir pelo tipo de objetivo que tem, para cada tipo de objetivo de curto, médio e longo prazo você naturalmente vai ter todos os esses tipos de rentabilidade. Esse negócio de ficar por conta do mercado, o que é melhor no momento, qual investimento é o melhor agora, esquece, é muito difícil, a gente não tem bola de cristal, não dá para adivinhar, por isso esse método que utilizo com os meus clientes é mais saudável. Tem post aqui no blog ensinando.

Conseguiu entender o que são essas rentabilidades prefixadas, pós-fixadas e híbridas?

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *