Tudo sobre os investimentos da RENDA FIXA
Hoje nós vamos aprender tudo sobre os investimentos da renda fixa, esses são os investimentos considerados mais seguros, com baixo risco. Aqui você muda o jogo, você sai do lado de só pegar dinheiro emprestado e pagar juros e passa a emprestar dinheiro para receber juros. Vem comigo para aprender!
No último post da pasta de investimentos aqui do blog eu te ensinei sobre conceitos importantes dos investimentos e eu terminei falando que nós dividimos os investimentos em dois grupos, os investimentos da renda fixa e os investimentos da renda variável. Hoje nós vamos falar sobre os investimentos da renda fixa.
Aliás se não viu os posts anteriores, te aconselho porque estão numa sequência, dessa forma vai fazendo sentido, o conhecimento vai encaixando na sua cabeça. Se você pega muito aleatório pode ser que tenha dificuldade, uma palavra que eu falar aqui dentro de um contexto você pode não entender porque ela já foi ensinada anteriormente.
Nos investimentos da renda fixa tem algumas siglas, alguns conceitos que a todo momento você vai ouvir falar e se não entender o que significam vão te paralisar e você não vai conseguir investir.
A primeira sigla/conceito dos investimentos da renda fixa delas é a Taxa Selic, essa é a taxa básica de juros do país. Todos os produtos financeiros (empréstimos, financiamentos, investimentos) e o mercado se baseiam nela. Quando ela está alta é bom para os investidores porque emprestam dinheiro, ruim para os devedores pois pegam dinheiro emprestado e vice-versa. Ela funciona como um balizador da economia, quando é preciso uma aquecida no mercado, a taxa tende a cair para os consumidores e empresas consumirem. Agora, quando temos um alto índice de consumo e inadimplência, a ideia é aumentar essa taxa para que as pessoas, empresas fiquem com receio e diminua o consumo.
A próxima sigla/conceito dos investimentos da renda fixa é a Taxa CDI, essa taxa é praticamente uma irmã gêmea da taxa Selic. No momento que faço esse conteúdo a taxa Selic está 13,25% ao ano e a taxa CDI está 13,15% ao ano, é sempre 1 décimo de diferença. A taxa CDI é uma taxa utilizada entre os bancos, por isso que você vê em alguns investimentos dos bancos 100% do CDI, 120% do CDI. Então se ver um investimento rendendo 100% do CDI significa que ele vai render quanto? Hoje no caso seria 13,15. E se for 120% do CDI, você faz 120% de 13,15, que seria 15,78%. Mas para não ser mais uma taxa para ficar gravando, quando ouvir taxa cdi você pode considerar como sendo a taxa Selic mesmo.
Uma outra sigla/conceito dos investimentos da renda fixa é o IPCA– esse é o índice que mede a inflação, é o nosso poder de compra. Se você usar 100,00 no supermercado comparado a 100,00 do mês passado, ano passado, a 10 anos atrás, a gente não compra mais as mesmas coisas com esse mesmo valor, isso é o que a inflação faz com o nosso dinheiro. “Ta Kelly, mas e o que isso tem a ver com os investimentos?” Tudo. Precisamos investir nosso dinheiro para ganhar da inflação, a inflação diminui nosso dinheiro, o investimento aumenta.
Na sequência temos outra sigla/conceito dos investimentos da renda fixa é o FGC, Fundo garantidor de crédito, ele funciona como um seguro. Se investirmos nosso dinheiro em uma instituição e ela vir a falir nós recebemos nosso dinheiro de volta. É possível recuperar até 250 mil por CPF e por instituição financeira, com limite de 1 milhão. Exemplo, se você tiver 250 mil no banco A,B,C, D e E e todos falirem, você só não receberia do banco E, porque ultrapassaria o limite de 1 milhão.
Por que o FGC é tão importante? Quando vamos investir vamos dar preferência para os bancos menores, menos conhecidos, por que? Porque eles oferecem rentabilidades melhores, um banco famoso grandão pra que ele vai te oferecer algo melhor se você já está lá? Só que em contrapartida por serem bancos menores há chances dele falir, por isso temos o FGC, conseguiu entender? Isso é para te dar uma segurança e fazer investimentos melhores.
E por último, uma sigla/conceito dos investimentos da renda fixa é a liquidez. Liquidez é a forma como o investimento retorna para você em dinheiro. Um exemplo, se considerar como reserva financeira um imóvel que tem, se amanhã tiver uma emergência e precisar vender o imóvel, você consegue vender rápido, o dinheiro cai na sua conta rápido? Não, então investimento em imóvel tem liquidez baixa. Esses investimentos com liquidez diária, ou seja, quando clica e o dinheiro cai na hora são considerados de liquidez alta. Por isso a importância de saber para qual o objetivo é para escolher investimentos com liquidez adequada.
As principais características dos investimentos da renda fixa são, a primeira delas é quando eu coloco meu dinheiro num investimento de renda fixa significa que eu estou emprestando meu dinheiro para uma instituição e ela vai me devolver corrigido por uma rentabilidade em um prazo estabelecido. Exemplo, você é um banco e eu vou te emprestar meu dinheiro, você vai falar assim pra mim, “Blz, eu vou te devolver daqui a 2 anos com rentabilidade de 10% ao ano”.
Aqui tem uma outra característica importante da renda fixa, nesses investimentos você “conhece” a rentabilidade através de uma taxa já definida no momento da compra, você tem mais previsibilidade sabe quanto o seu dinheiro vai render. Essas rentabilidades podem ser pós-fixada, prefixada ou híbrida. As pós-fixadas são essas ligadas a taxa Selic, taxa CDI, IPCA porque essas taxas vão mudando ao longo do tempo. As prefixadas já vêm exatamente o valor ex. 10% ao ano. E as híbridas é uma mistura da pré com a pós, exemplo, IPCA +5% a.a, ou seja, tem o IPCA que o pós fixada que vai mudando e essa parte que é pré que são os 5%.
A maioria dos investimentos da renda fixa tem cobrança de imposto de renda e tem a proteção do FGC, eu vou te mostrar quais não tem. Mas já de antemão, “Ah Kelly a poupança não tem cobrança de imposto de renda”, eu vou te mostrar uma simulação pra te provar que mesmo não tendo imposto de renda ela perde para todos os investimentos.
Só para você entender como funciona essa cobrança do imposto de renda, se você retirar seu investimento em até 180 dias (6 meses), vai ser cobrado 22,5% em cima do rendimento, ok? Não é do valor total. Se for entre 181 a 360 dias (entre 6 meses a 1 ano) vai ser cobrado 20%, entre 361 a 720 (entre 1 a 2 anos) 17,5% e acima de 720 dias (2 anos) 15%.
Aqui está o exemplo de um investimento feito na poupança e outro no tesouro Selic que também é um investimento da renda fixa:
Mesmo com desconto do imposto de renda e a taxa da B3, esses outros investimentos ganham da poupança.
Por todas essas características que os investimentos da renda fixa são considerados os investimentos com alta segurança, baixo risco. No próximo post dessa série de conteúdos de investimentos para iniciantes eu vou te mostrar quais são os investimentos da renda fixa, os títulos públicos (tesouros) e os títulos privados (CDB, LC, LCI, LCA e outros).
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/3XC5bdD
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S