O que faço para ter RENDA EXTRA?
O que faço para ter renda extra? Se você já fez o dever de casa, já aprendeu e colocou em prática o controle financeiro, todas as estratégias para poupar dinheiro, para encontrar oportunidades de economia nas despesas e ainda sim está ficando no negativo, seu controle financeiro sempre fica no vermelho, você precisará adotar uma outra estratégia para resolver essa situação, que é fazer renda extra. Vem que eu vou te ensinar 3 tipos de renda extra e exemplos de cada uma delas.
Infelizmente ou felizmente muitas pessoas já estão aderindo essa estratégia de fazer renda extra porque nos dias de hoje está realmente muito difícil. Dos últimos 4 anos pra cá, desde a pandemia a inflação se intensificou bastante e o nosso salário, a nossa renda não cresceram na mesma proporção. Então pode ser que mesmo você já tendo a sua vida financeira bem organizada, tendo colocado tudo em prática o que já aprendeu aqui comigo, ainda sim não esteja tudo redondo.
“Mas Kelly eu não faço ideia de qual renda extra fazer”. Primeira coisa é analisar, como está hoje a sua vida financeira, seria uma renda extra recorrente para complementar seu mês. Ou a situação está bem feia e você precisaria de algo muito pontual, rápido, com investimento inicial baixíssimo e assim depois você seguir com algo recorrente. Feito isso, agora eu vou te ensinar 3 tipos, 3 modalidades de renda extra e exemplos de cada uma delas para te ajudar a escolher.
O 1º tipo de renda extra é vender coisas que não usa mais. “Ah Kelly aqui não tem nada para vender”, tem, eu tenho certeza que tem, eu que sou minimalista sempre encontro algo. Para fazer essa renda extra você vai separar um dia na sua rotina, 1 horinha, e você vai passar em cada um dos cômodos da sua casa, abrir cada móvel, caixa, é sair procurando com olhos de querer ver, de querer encontrar e vai encontrar.
Roupas, sapatos, acessórios, eletrônicos, móveis, utensílios, objetos de decoração. Você vai tirar fotos, não precisa ser foto profissional, mas uma foto bacana. E aí você vai postar em todos os lugares, nos grupos da família, amigos, no Marketplace e/ou Classificados Facebook, tem os sites OLX, Enjoei, Mercado livre, Shopee. Em relação a esses sites tenha muito cuidado porque tem muitos golpes sendo aplicado nessas plataformas. Ao escolher uma delas, pesquise antes no próprio site, no Google, no Youtube quais tipos de golpes estão sendo aplicados para se proteger.
O 2º tipo de renda extra é em relação a suas habilidades. Dos objetos igual eu falei as pessoas sempre respondem “Ah eu não tenho nada para vender”, das habilidades respondem o seguinte “Eu não tenho nenhuma habilidade”, tem criatura claro que tem, às vezes você ainda não sabe qual, mas tem, eu vou te dar exemplos e se não for nenhum deles vai te ajudar a pensar e descobrir.
Tradução de textos, Tirar foto, Style moda, Fazer artes, Fazer declaração de imposto de renda, Design, Manutenção de computador, Manutenção de celular, Pintura, Dar aulas particulares, Artesanato, Costura, Maquiagem, unhas, sobrancelha, Ensinar algo.
E o bom dessa renda extra, é que como é uma habilidade, fica mais leve fazer, porque é algo que você tem familiaridade e gosta, então para encaixar na sua rotina é mais fácil e mesmo sendo uma renda extra pode ser até prazeroso.
O 3º tipo de renda extra são os serviços. São coisas que qualquer um pode fazer: Passear/cuidar de cachorro; Cuidar de crianças, idoso; Ajudar pessoas a fazer mudança; Alugar seu carro e outros objetos; Transporte de pessoas (uber, mototáxi); Revender produtos (cosméticos, acessórios…); Dar carona dividindo o combustível; Vender algum tipo de alimento (bolo no pote, salgadinhos, docinhos, marmitas, entre outros); Trabalhar em eventos; Ser afiliado digital-venda de produtos digitais (Hotmart, Monetizze, eduzz, Amazon, udemy, awin, Ton); Ser afiliado de produtos físicos (Magalu, Amazon, lomadee, mercado livre, quatro estações); Fazer tarefas: Responder pesquisas (marketagent,palpito, greenpanthera,lifepoints, toluna, painelbap, opinion bureau,pinion, Streetbees), Debater sobre assuntos, opiniões(MeSeems), assistir anúncio, jogos e realizar microtarefas (Neobux, Cashing, Zareklamy,OneForma), escutar música (current), UBX (narrar livros); Pesquisar outras formas de gerar dinheiro com trabalhos digitais (Kawai, tiktokdark, aplicativo Ganhar no insta,noon)
Em relação a esses últimos, muito cuidado, antes de fazer qualquer um, pesquise no Google, no Youtube, tem uns canais específicos de renda extra muito bons que é o Mães em Home Office, Fran Lima, Fature Com Naldo e Bruna Andriotto.
Cuidado com as promessas muito rápido e fácil de mais, pesquisa muito, porque se não o tiro pode sair pela culatra e ao invés de ser uma renda extra acabar te trazendo mais problemas que tudo. Um exemplo é o caso dos jogos, que está uma febre, depois leia esse conteúdo que eu falo sobre isso.
Lembra que eu te falei lá no início que a primeira coisa é analisar, como está hoje a sua vida financeira, seria uma renda extra recorrente para complementar seu mês, então aqui vai escolher qualquer uma dessas das habilidades ou serviços. Agora se o negócio está feio por aí, você precisa de um dinheiro bem pontual e rápido, tem essas opções como trabalhar em eventos fds, restaurantes, bufês, segurança, treine a sua cabeça para pensar nesse tipo de renda extra. E assim depois de passado o sufoco você pode seguir com uma renda extra mais recorrente.
O que pode acontecer é que fazer renda extra pode ser um empecilho, ao invés de ser a solução. Você ter que sair da sua zona de conforto e ter um segundo trabalho além do principal, fora se tem uma família, filhos, saúde, casa para cuidar, acaba não sendo nada fácil. A questão é sempre pensar que isso é temporário e quais serão os benefícios desse seu esforço. Nem todos os dias estaremos motivados, para esses dias os únicos remédios que sobram é a disciplina, persistência e sempre lembrar do porque está fazendo aquilo. Não é questão de se castigar, mas é algo que precisa ser feito se realmente você quer mudar e melhorar sua vida financeira.
E hoje muitas pessoas já adquiriram isso como hábito, de realmente ter outras fontes de renda e não contar somente com a do trabalho principal, tem pessoas que se descobrem fazendo uma renda extra e acaba virando seu trabalho principal. Às vezes a pessoa nem precisaria fazer renda extra, a conta está fechando, mas ela quer um a mais, ela tem objetivos e ela quer juntar mais dinheiro para aquele objetivo, então não é só para pessoas que realmente estejam precisando.
Agora reforçando um ponto muito importante que eu te falei lá no início, você precisa se organizar primeiro, não é do nada falar “Ah o que eu ganho não é suficiente”, você vai se matar de fazer renda extra e a conta vai continuar não fechando.
Se você não fez o dever de casa, faz primeiro, se organize financeiramente, aqui no blog tem uma pasta só com organização financeira e tem uma com dicas, aí sim vá para a renda extra. Depois volta aqui e me conta qual renda extra começou a fazer, se te ajudou para complementar sua renda e a conta enfim passou a fechar.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S