PLANOS e SEGUROS

Vale a pena contratar PLANOS, SEGUROS para nos proteger?

Vale a pena contratar PLANOS SEGUROS para nos proteger

Muitas pessoas não veem vantagem em contratar planos e seguros para se protegerem. Os pensamentos que vem são “Estou jogando dinheiro fora, usei meu plano 1x esse ano, ah compensa mais pagar quando necessário”. Vamos entender mais sobre isso.

“Ah Kelly contratar planos, seguros é um dinheiro jogado fora, não vale a pena”. A sensação que a gente fica realmente é essa, tem pessoas que vão lá e somam no ano quanto pagaram de plano e o quanto usaram e ficam revoltadas. Mas isso é explicável, a gente tem muito mais aversão a perda do que aquilo que a gente deixa de ganhar, isso é natural do nosso cérebro.

Além de fazer essa conta no ano, se tiver algum tipo de coparticipação igual tem nos planos de saúde, de carro, a revolta duplica. A pouco tempo atrás eu consegui pelo seguro trocar a lanterna do meu carro e tive que pagar uma parte. Enfim, isso ainda deixa a pessoa mais injuriada onde além de pagar por mês ainda ter um valor a mais que precisa pagar.

Outra coisa que algumas pessoas pensam, “Ah Kelly sou mais pegar esse dinheiro que pagaria por mês e investir, ter rendimentos sobre o dinheiro”, a questão é que a urgência dos imprevistos que podem acontecer não vai esperar seu dinheiro render no longo prazo para acontecerem.

O que eu quero te mostrar é o lado dos planos e seguros que fazem valer a pena a gente ter que são os casos maiores, casos mais extremos. Já pensou se você sofrer um acidente, seu carro for roubado, tiver uma doença, sofrer um acidente em uma viagem, sua casa for inundada pela água, não puder mais trabalhar, uma pessoa que trabalha na sua casa se acidentar. “Nossa Kelly, mas que tanto de coisa ruim”, sim, mas a gente precisa falar sobre isso, é muito importante nos proteger, pois são situações que não queremos, mas podem acontecer.

Falando do plano de saúde, racionalmente somamos o que pagamos por mês e multiplicamos por 12 pensando o seguinte “Eu nem usei o plano direito, não passei nem perto desse valor que paguei no ano”. A questão é que o plano de saúde não analisamos somente pelo lado das consultas, exames, porque se fosse essa parte nós nos organizaríamos e faríamos um planejamento para arcar com essas despesas, assim como fazemos com as despesas extras.

O que mais levamos em consideração para decidir contratar um plano de saúde são as cirurgias, tratamentos maiores que podemos precisar. Tem cirurgia de 5 mil como tem de 100 mil ou mais, você poderia até ter um valor poupado como esse, uma reserva financeira, só que ficaria totalmente desprovido tendo que usar todo o dinheiro. Pensa, uma vida toda juntando dinheiro para usar dessa maneira e de uma vez só.

“Ah Kelly, mas aí eu não vou pagar cirurgia, eu vou para o SUS”, e quem garante que você terá a opção do SUS, qual a garantia que tem que dependendo da situação vai conseguir esperar sair uma cirurgia pelo SUS, se for algo simples que consiga esperar ok, mas a maioria dos casos que envolve cirurgia já são casos mais urgentes.

E dessa forma pensamos também para seguro de carro, de vida, residencial, empresarial, de viagem, funeral, e outros mais. A gente vê vários exemplos, loja que pega fogo, um caminhão que perde toda a sua carga, carro que dá pt, quando não envolve um terceiro também. São esses casos que pesam na hora de decidir se vale a pena ou não contratar um plano, um seguro, são coisas de proporções maiores, não são essas menores que colocamos na balança.

Dependendo do plano, do tipo de plano, das características, idade pesa muito, fica realmente muito pesado, muito caro, está ficando cada vez mais puxado, isso é fato. Então na hora de contratar um plano, seguro tem que pesquisar, verificar as coberturas, cooperativas. De carro por exemplo se você achar que está caro pode ser que o próprio carro não caiba no seu bolso, são reflexões que a gente precisa fazer.

Verifica para pagar ao longo do ano, dividido de 12x para ser uma despesa mesmo. Nesses casos não compensa pagar de menos x, de 3x como eu já vi, a parcela vai ficar alta sobrecarregar os meses em questão. O que pode compensar talvez é se organizar e planejar para pagar à vista com desconto. Mas no geral a gente considera como uma despesa mensal, já faz parte.

Não podemos negar que são despesas a mais, dependendo do seguro, do plano, tem um valor mais alto, por isso é muito importante você buscar uma organização financeira para conseguir absorver essas despesas que são necessárias e não esperar acontecer uma emergência de proporção maior e vivenciar da pior maneira a falta de um plano, de um seguro.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *