PLANEJAMENTO OBJETIVOS 2023
Se eu te disser “Vamos fazer o planejamento dos objetivos 2023?” Como você se sente? Você tem o hábito de planejar os seus objetivos, sejam eles os de curto, médio e longo prazo? Isso é amigável para você? Para a maioria não, muitos não tem esse costume e adiam o quanto podem fazer o planejamento dos objetivos.
Você ter ranço da palavra planejamento é super normal, isso acontece com todo mundo. Instintivamente trouxemos isso lá dos nossos primórdios, temos aversão a planejamento, vamos sempre preferir o hoje. O amanhã depois a gente vê. Nós somos formados em imediatismo, pós doutorados em procrastinação e mestrados em otimismo. Outro dia uma cliente me disse que dava ânsia de vômito ao falar em planejamento, pode ser muito pesado mesmo para algumas pessoas. Já tem post aqui no blog falando sobre isso.
Para lidarmos com esse viés comportamental e conseguir planejar nossos objetivos, precisamos começar a usar estratégias para driblar a gente mesmo. Se deixarmos por conta do nosso instinto, do nosso cérebro ficamos no mesmo lugar para sempre.
Para começar a criar esse hábito de fazer planejamento dos objetivos, vamos começar agora em 2023. Eu quero que escolha 1 objetivo, somente 1, aquele que quer muito, que vem adiando já um tempo, que tenha um valor, um custo que vai conseguir pagar, que esteja dentro da sua alçada. Não adianta começar colocando “ah eu quero viajar dando uma volta ao mundo”. Vamos colocar “eu quero fazer uma viagem para o nordeste”, ou “quero fazer uma viagem pro litoral do RJ, litoral de SP, litoral do ES”, é assim que a gente começa.
Primeira coisa, defina os detalhes da viagem, para qual lugar exatamente. Suponha que seja nordeste, a sua ideia é ficar quantos dias, quando irá, vai ser no mês das suas férias, todos os detalhes possíveis.
Depois faça um orçamento com uma estimativa de qual será o valor total da viagem, considerando hotel, vôo, quanto vai gastar por dia, quais passeios quer fazer, vai com agência ou sozinho para poder olhar valor de carro para alugar, pedágios, vai precisar de uber, ônibus em algum momento. Vai trazer lembrancinhas, quantas e de quais valores.
Agora defina de acordo com o seu controle financeiro quanto será destinado mensalmente para essa objetivo que é a viagem. Supondo que vai ficar tudo em 2 mil reais, então mensalmente você vai poupar 167 reais.
E por fim vai imprimir uma foto com uma praia do local, coloca junto essas informações com todos os detalhes também. Coloca essa foto num quadro, espelho, guarda-roupa, num local que esteja sempre na sua vista e diariamente durante 2 min vai realizar a técnica de visualização, aquela que você começa a imaginar realizando aquele objetivo, quanto mais emoção tiver, mais o cérebro internaliza.
Pronto está feito o planejamento do seu objetivo 2023. Agora é seguir esse planejamento. Você fazendo dessa maneira, começando com 1 objetivo, mensurável, começa a criar o hábito para fazer o planejamento dos próximos objetivos.
Ah e é claro, não negligencie a dificuldade, pode aparecer algum percalço, isso é normal, o que mais importa é como vai agir diante dessas dificuldades. Desistir não é uma opção, lembra disso sempre.
O que acontece muito também para as pessoas terem essas crenças relacionadas ao planejamento é porque pensam que não vão conseguir, e se não conseguir vão ficar frustrados “vou colocar lá uma data, aí eu não consigo…” A verdade é que sair perfeito, igualzinho ao planejamento é raro de acontecer, os percalços são quase uma regra. O importante é você continuar seguindo, tropeçou levanta e vai de novo. Eu lembro de um objetivo que eu programei para acontecer em 2018 e eu só fui realizar em 2020. Morri por causa disso não, eu verificava o que não estava saindo conforme o planejado e ia me adequando. E está tudo bem, queria que fosse em 2018 queria, mas percalços aconteceram, ajeitei e só consegui em 2020. Planejamento não significa que vai sair tudo conforme o planejado, significa que vai saber o que fazer, como vai fazer e se por um acaso acontecer algo como eu posso fazer.
Outra coisa interessante, “Kelly e se eu mudar de objetivo?”, não tem problema nenhum, o financeiro estava fazendo, já estava guardando dinheiro, você só vai destinar agora para outra coisa, pronto. Pode ser que esse outro objetivo precise de um pouco mais de dinheiro, então vai ter que estender um pouco mais o prazo para continuar juntando, é isso.
Quando tiver no caminho desse objetivos e dos outros que você vai passar a fazer podem aparecer algumas crenças como “amanhã pode nem chegar, vamos viver o hoje, para que guardar dinheiro, amanhã posso nem estar vivo…” Nessa hora lembra que o seu presente é dono da maior parte da sua renda, 70%, 80%, até 90% dependendo do que ganha vai pro seu presente, pro seu hoje. O seu futuro, os seus objetivos estão pedindo somente 30%, 20% ou até mesmo 10% da sua renda, ou seja, essas crenças não colam para quem realmente quer realizar sonhos.
Agora mão na massa, defina então qual será esse objetivo que quer realizar em 2023, faça o planejamento, depois volta aqui e me conta.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv