Qual é o seu PERFIL FINANCEIRO?
No seu processo de organização financeira é muito importante saber qual é o seu perfil financeiro. Isso pode te ajudar a identificar comportamentos que precisa melhorar, os pontos fracos e os que precisa manter, os pontos fortes.
Basicamente existem 5 tipos de perfis financeiros, de acordo com as características você vai descobrir com qual perfil financeiro se parece mais, você pode ter mais de um, ter um pouco de cada. O importante é entender que mesmo que a princípio o seu perfil financeiro não seja muito bom, não significa que será assim para sempre, pelo contrário, é por isso que está aqui, buscando aprender a educação financeira, exatamente para melhorar.
Descobrir seu perfil financeiro é só mais uma ferramenta, uma forma de autoconhecimento para entender nossos comportamentos, nossos hábitos e como eles influenciam na nossa vida financeira. Para cada perfil financeiro você vai colocar uma nota de 0 a 10, quanto mais próximo do 10 mais se identifica e quanto mais próximo do 0 menos se identifica.
O 1º perfil financeiro são os Poupadores- os poupadores sabem da importância de guardar dinheiro, restringem os gastos e poupam o máximo possível. Nem sempre são compreendidos pelas pessoas próximas, recebem os títulos de “mão de vaca”, “pão duro”, “tio patinhas”, eles têm o valor de segurança muito alto. Seus pontos fortes: Disciplinado, facilidade de economizar, muita resistência ao consumo, são firmes em suas decisões. E os Pontos fracos: Pode se tornar mesquinho, avarento, conformismo com padrão de vida simples, pouca disponibilidade para viver novas experiências e dificuldade em arriscar para ter retorno maior.
O 2º perfil financeiro são os Gastadores– como o próprio nome já diz, eles gastam toda sua renda e até a mais. Frase lema: “É melhor viver bem hoje, porque o amanhã pode nem chegar!”. São admirados pelos amigos e gostam de status, roupas de marca e produtos que aparentam sucesso, compram por impulso, no momento. Guardam dinheiro apenas para a próxima viagem. Pontos fortes: Disposto a experimentar coisas novas, possuem muitos hobbies, interessantes para conversar, sempre ligados em novas tendências. E como pontos fracos: Dependência extrema a estabilidade do emprego ou do negócio, insegurança em relação ao futuro, não gostam de controles, planejamentos.
O 3º perfil financeiro são os Descontrolados– esses não sabem quanto ganham e nem quanto gastam. O dinheiro “some” todos os meses. Está sempre cortando gastos, mas nunca é o suficiente. Usa com frequência o cheque especial e o limite do cartão de crédito e nunca tem tempo para fazer a organização financeira pessoal e familiar. Pontos fortes: Geralmente cede para evitar ter que pensar a respeito do dinheiro e gosta de agradar outras pessoas. Pontos fracos: Desorientação, “nunca tem tempo”, dificuldade de fazer e seguir um plano financeiro.
O 4º perfil financeiro são os Desligados– esses gastam menos do que ganha, mas não sabem quanto, poupa o que sobra quando sobra, não sabe quanto será a fatura do cartão de crédito do próximo mês. Esse daqui quando eu pergunto, “Ah legal sobrou dinheiro, e o que você fez para sobrar?”, ele responde “não sei”, é o famoso sortudo. Viaja ou troca de carro quando recebe uma bonificação no trabalho ou fecha um negócio maior. Frase lema: “O futuro a Deus pertence”. Pontos fortes: Tem folgas financeiras eventualmente e pode reduzir gastos, se quiser. Pontos fracos: Pagamento excessivo de juros e multas, não quer dar satisfação dos gastos para ninguém, dificuldade de planejar e estipular objetivos.
E o 5 º perfil financeiro são os Financistas– os financistas são disciplinados e rigorosos com o controle de gastos. Nem sempre o objetivo é poupar, muitas vezes é fazer a melhor compra. Usa planilha, faz lista de compras e tem planejamento para comprar em determinados momentos com condições melhores. Estuda e procura investir melhor seu dinheiro (livros, cursos). Pontos fortes: Facilidade de desenvolver planos e colocá-los em prática, faz escolhas inteligentes na hora da compra, gosta de estudar e aprender. Pontos fracos: Dificuldade em manter todos da família comprometidos com os planos, é chamado de “chato” por se apegar em tantos detalhes e pode se tornar intransigente se não aceita ceder em alguns momentos especiais.
Uma grande diferença entre o poupador e financista é que o poupador vai pegar o mais barato, já o financista vai pegar o “bbb”, bom, bonito e barato. Porque às vezes você pegar o mais barato pode não ser o melhor negócio, pode sair mais caro, é o barato que sai caro, então o financista analisa se realmente tem o custo benefício.
Conhecer qual o seu perfil financeiro é importante até para o seu relacionamento, pensa um poupador com um gastador, um financista com um desligado? Vocês se conhecendo conseguem ir chegando num meio termo e aprendem a lidar melhor com as finanças.
E aí com qual perfil financeiro você mais se identificou, com qual menos, quais pontos fracos descobriu que precisa melhorar e quais pontos fortes precisa reforçar? Me conta nos comentários.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M