Como PARAR de COMPRAR o que não preciso?
“Como parar de comprar o que não preciso? Quando eu vi já comprei”. O fato de você comprar o que não precisa pode acontecer por vários motivos, mas tem 2 deles que eu considero muito fortes e a gente vai falar sobre isso nesse post.
Eu me deparo com muitas pessoas que dizem que compram e depois não sabem porque compraram, quando viram já compraram. Eu pergunto se ela lembra se teve algum sentimento, algum gatilho que antecedeu essa compra, enfim, e muitas não sabem identificar. A verdade é que esse comportamento de comprar o que não precisa, sem pensar, acontece muito e pode ter algumas causas, só que tem 2 delas que eu vejo acontecer muito, que eu lido diariamente com meus clientes.
O primeiro motivo pelo qual você compra o que não precisa é por viver no fluxo. A gente vive no fluxo de receber a nossa renda e começar a pagar as despesas. No meio desse pagar as despesas, pode ser que as tenha com vencimentos distribuídos ao longo do mês, vai pagando uma despesa e comprando, vai intermediando, enquanto tiver dinheiro na conta vai fazendo isso. Você ver algo já pensa “ah eu preciso daquilo, ah eu mereço, ah isso é tão baratinho”. Vai a rua e vê uma coisinha “ah estou precisando disso”, ou então na internet nesses sites shopee, mercado livre, shein, hoje tem tantos, “nossa isso compensa, olha o preço”. Você viveu o fluxo, recebeu sua renda, pagou as contas e comprou.
Nós fomos acostumados a viver nesse fluxo, esse foi o único fluxo que aprendemos na vida. A gente viu os nossos pais fazendo, depois de adulto vemos nossos amigos fazendo e a gente repete o mesmo fluxo. O que acontece é que tem as pessoas que percebem isso, depois de comprar elas ficam com essa sensação de “como parar de comprar o que não preciso, eu não precisava daquilo, não entendi porque eu comprei, onde eu estava com a cabeça”. Só que tem as pessoas que nem se dão conta disso, elas realmente estão no fluxo, imersas nesse ciclo.
O que potencializa isso é a facilidade do crédito, acabou dinheiro a gente passa o cartão de crédito e mês que vem dá um jeito e a variedade de acesso que temos. Você está ali numa rede social “Fulano está usando isso, fulano está fazendo isso” e aqui eu estou falando de tudo, de roupa, sapato, maquiagem, procedimentos estéticos, cosméticos, jogos, equipamentos diferentes que faz isso, faz aquilo. Outro dia estava atendendo uma cliente e ela me disse assim “Kelly eu gosto de comprar sabe essas coisinhas diferentes” esses que aparecem pra você nas redes sociais. E não está errado comprar nada disso, a questão é quando compra no fluxo, paga as despesas e vai comprando sem precisar, quando compra sem ter planejado.
Aqui eu estou falando de coisas mais tranquilas, “ah eu ainda tenho dinheiro então eu vou lá e compro”, agora tem um outro viés que é quando você compra ou faz coisas que até comprometem e muito a sua renda para ter e parecer algo perante as outras pessoas. É aquele sentimento de status, de ostentação. A pessoa vive no fluxo para pagar as despesas e bancar uma vida um pouco ou bastante distorcida da realidade dela.
Viver nesse fluxo acaba te sabotando, você não tem clareza para onde está indo o seu dinheiro e acaba achando sempre que o dinheiro nunca dá, que ganha pouco, que nunca é o suficiente. Para sair do fluxo e parar de comprar o que não precisa você precisa se organizar financeiramente, precisa fazer um controle financeiro para destinar melhor seu dinheiro. O quanto está indo para despesas, definir limites, o quanto precisa ser para o lazer e o quanto precisa poupar para a reserva financeira e para os objetivos.
E o segundo motivo que eu considero mais forte pelo qual você compra o que não precisa é não ter um objetivo maior. Quando não tem um objetivo maior tudo que aparece é grande. Agora se tem um objetivo maior todo o restante fica pequenininho. O que é essa bolsa perto do meu objetivo maior, consegue entender? Todo o meu esforço, do meu trabalho, a renda que eu tenho é sim para as despesas, para o meu conforto, lazer só que uma parte é para esse objetivo maior, ou objetivos, você pode ter mais de um. E quando eu falo objetivo é objetivo mesmo, não é sonho, lembra tem uma grande diferença entre sonho e objetivo. Sonho é coisa de criança, adulto preciso ter objetivo.
Então para parar de comprar o que não precisa você precisa definir objetivos maiores, precisa planejar seus sonhos transformando em objetivos, definir um plano, dessa forma toda vez que aparecer algo para comprar vai ter algo para comparar e essa compra vai passar a ser pequena diante do seus objetivos. Você vai começar a se questionar, se comprar aquilo faz sentido, se comprando vai ficar mais longe ou mais perto do objetivo.
Agora que você entendeu os principais motivos de comprar o que não precisa, comece a se organizar financeiramente e faça o planejamento dos objetivos para conseguir destinar melhor seu dinheiro e fazer valer de verdade todo o seu esforço.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv