“NEGOÇÃO” COM MEU DINHEIRO

Fiz um “NEGOÇÃO” com meu DINHEIRO! Será?

Fiz um “NEGOÇÃO” com meu DINHEIRO! Será

Fiz um “negoção” com meu dinheiro! Será? Existem algumas práticas que muitas pessoas fazem achando que estão fazendo um “negoção” com o dinheiro, mas que na verdade podem não ser as melhores escolhas e ainda trazer consequências significativas.

Antes de eu te mostrar quais são esses “negoções”, eu não quero que você se sinta culpado ou até mesmo se questionando “Como eu achei que isso era um “negoção”, como eu fui fazer isso”. No momento aquela era a única opção que tinham te apresentado, era a única opção que conhecia, então você fez o melhor que achava com o melhor de informação e conhecimento que tinha. Agora depois desse post, para qualquer situação, sempre fique atento e procure, pesquise, não aceite a primeira opção que te oferecerem ou que escutou até hoje que existia. Seja mais questionador, para toda situação tem no mínimo uma solução e provavelmente as melhores soluções são as que a gente desconhece, não é muito interessante para o sistema, se não eles perdem.

Essas soluções realmente se apresentam como as melhores e únicas soluções, um “negoção mesmo”. Muitas das vezes nem vem de uma instituição, de alguma empresa que te ofereceu, mas de pessoas próximas, porque também elas ouviram falar e te falam pra fazer, com a melhor das intenções porque acreditam realmente que seja algo muito bom.

O primeiro “negoção” que você pode ter feito com o seu dinheiro ou já pensou em fazer é financiar um imóvel, lote com a intenção de vendê-lo lá na frente com a possível valorização. Essa costuma vir de muito de familiares, é o famoso “Quem compra terra não erra”. A questão não está em adquirir imóveis para vender e ter a valorização ou então alugar para ter rendimentos mensais, pelo contrário, isso pode ser sim uma estratégia de investimento se diversifica bem seus investimentos, tem post aqui falando sobre isso. A questão é na forma como faz isso que é através do financiamento, onde acaba pagando por 4 lotes para ser dono no final de 1 somente.

Outro “negoção” que pode aparecer para você é pegar empréstimo para ter desconto nas mensalidades semestrais da faculdade. Isso acontece muito com as faculdades que tem um investimento mais alto como a medicina, por exemplo. O que pode acontecer é que os juros que vai pagar pelo empréstimo oferecido pela faculdade pode não compensar o desconto que terá, então tem que colocar na ponta do lápis, fazer conta mesmo para saber se compensa ou não. Se for realmente necessário, se não conseguiu se organizar financeiramente com as dicas aqui do blog, verifica empréstimos pessoais fora para ver se consegue taxa de juros menores para compensar o desconto.

Esse outro “negoção” que a gente vai falar agora é muito comum que é renegociar uma dívida onde eles diminuem o valor da parcela só que aumentam a quantidade de parcelas, ou seja, nesse caso, sua dívida vai aumentar. A renegociação neste caso só compensa se o valor da dívida total permanecer a mesma, caso contrário a bola de neve terá aumentado de tamanho.

Outros “negoções” que você deve fazer com frequência é pegar dinheiro de cheque especial e fazer pagamento do valor mínimo do cartão de credito. Na sua cabeça deve passar o seguinte “ah Kelly vai ser por poucas dias, é pouco dinheiro, não vou mexer com empréstimo”. Aí que está, eu quero que grave uma coisa, quanto mais fácil é para pegar dinheiro emprestado mais cara é essa dívida, maior é a taxa de juros. Cheque especial e cartão de crédito, exatamente por essa facilidade, são os que tem as taxas de juros mais altas.

Outro “negoção” que você faz com o dinheiro e que pode trazer consequências significativas é focar nas dívidas com taxa de juros altas e deixar de lado as dívidas que possuem bem em garantia, como casa, carro, IPTU em determinados casos. Se você atrasa as parcelas desses financiamentos pode perder esses bens. Ou essas despesas como luz, água, aluguel onde pode ficar sem esses recursos, eles possuem taxa de juros ou multas baixas, mas possuem consequências maiores.

Outro “negoção” que pode achar muito vantajoso é sair antecipando parcelas de dívidas sem uma estratégia. Você recebe uma grana extra vai lá e usa tudo para antecipar parcelas, qualquer grana extra faz isso para acabar logo aquela dívida. Eu super te entendo porque eu já passei por isso quando eu financiei um carro lá atrás e eu não via a hora de acabar aquele talão enorme de mensalidades. Aqui novamente entra a forma como faz isso, sim deve antecipar parcelas só que não deve focar todo o seu dinheiro nisso. Primeiro, se por um acaso amanhã acontecer uma emergência você vai estar sem reserva financeira, porque focou seu dinheiro todo na dívida, nesse caso vai precisar ir na praça contratar uma nova dívida. E o outro ponto é quando foca só nas dívidas seu cérebro entende que pra concentrar esforços é só se tiver dívidas, ou seja, quando acabar essa automaticamente vai arrumar outra. Então qual a melhor estratégia para quitação de dívidas, quando tiver uma grana extra, divide ela em 3, uma parte para quitação da dívida, outra para a reserva financeira e a outra para os seus objetivos. Se você quiser pode também colocar metade para dívida e a outra metade divide em 2 para a reserva financeira e para os objetivos, ou seja, desde que não seja tudo para as dívidas, para de fato conseguir começar mudar a mentalidade que é o mais importante. Até no controle financeiro mensal, se a pessoa tem dívidas eu coloco uma porcentagem para elas, outra para reserva financeira e se possível para os objetivos, dependendo da situação no mês para os objetivos talvez não dê, mas está vendo nunca tudo é só para as dívidas.

Se você já fez algum desses “negoções” me conta aqui nos comentários, não precisa ficar com vergonha, o importante agora é que conhece o outro lado e vai começar a questionar mais e buscar outras soluções. Lembra você realmente achava que era uma boa opção, afinal de contas não te mostraram outros caminhos. Com a educação financeira você consegue encontrar realmente melhores soluções para todas essas situações, até rimou, rsrs.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *