INICIANTES

Educação financeira para INICIANTES

Educação financeira para INICIANTES

Gastar menos que ganha, economizar a todo custo, sair cortando gastos, educação financeira se resume a isso? Você ouviu falar ou viu em algum lugar sobre educação financeira e não sabe exatamente o que é, nesse post eu vou te ensinar a educação financeira para iniciantes.

Muitas pessoas acham que é educação financeira é somente gastar menos que ganha, cortar o cafezinho de todo o dia, será mesmo que uma dica pontual vai resolver sua vida? Quantas pessoas já aplicaram uma dica ou outra que viram na internet e funcionou? Você, me conta aqui nos comentários, o que você já viu na internet tentou aplicar e não deu certo.

Tem pessoas que começam anotar seus gastos, outro dia mesmo uma pessoa que procurou a minha mentoria de educação financeira falou “Kelly eu tenho tudo anotado na minha planilha, está lá tudo bonitinho eu olho para ela, mas não sei o que fazer”. Tem pessoas que passam a ganhar mais e a situação permanece a mesma se não para pior, porque começa a ter mais condições e continua só cavando, você provavelmente já teve esse pensamento “quando eu tiver ganhando mais tudo vai melhorar…”

Por que essas dicas, essas atividades sozinhas não resolvem sua vida financeira? Exatamente porque educação financeira não se resume a isso. Educação financeira é um novo aprendizado, é um universo a parte. “Educação”, o que significa essa palavra educar? É aprender, é uma habilidade para aprender a lidar com o dinheiro, educação financeira é um conjunto de aprendizados que vai desde a organização até os investimentos.

Na educação financeira você aprende como fazer um controle financeiro, ou seja, como distribuir a sua renda, quanto vai para o lazer, quanto vai ser poupado, como anotar os gastos, como analisá-los, como colocar limites nas despesas, como caracterizar cada uma, o que fazer e como fazer para elas caberem no seu orçamento. Como identificar e absorver os gastos pontuais, os aleatórios, os variáveis.

Você aprende a fazer a sua reserva financeira, qual valor ela precisa ter, como vai montá-la, como que utiliza considerando tanto para emergências, imprevistos, quanto também para oportunidades. Utilizando a reserva financeira como que repõe, qual a melhor forma. Onde deixar essa reserva financeira, em quais investimentos, isso é muito importante, afinal de contas você pode precisar dela a qualquer momento, então precisa saber exatamente onde deixa-la para não ter dor de cabeça e não perder dinheiro. Tem imprevistos e emergências menores que planejamos como absorver para não ficar usando a reserva financeira principal.

Você aprende a fazer o planejamento para quitar suas dívidas, entender que tipo de dívida tem, quais os riscos, quais as estratégias para quitar, como priorizar, como fazer o controle financeira para absorver as parcelas normais da dívidas e como fazer uma reserva de quitação para elas ou outra estratégia que seja. Como trabalhar a mentalidade para não contrair mais dívidas, para não ficar com a sensação de que você é um endividado, de que você é um problema, que não é uma péssima pessoa, que você até então fez o que achava que era melhor de acordo com o conhecimento que tinha.

Educação financeira é aprender a planejar seus sonhos transformando em objetivos, ou seja, você saber, ter definido como irá alcançar cada um deles, quais são esses sonhos, quanto custam, qual a sequência de prioridade, como irá absorver no controle financeiro para poupar para cada um deles, quando consegue alcançar de acordo com simulações e o planejamento. Você sai do campo da imaginação, do desejo e vai para ação para conseguir realizar todos os seus sonhos.

Você aprende sobre os investimentos, como investir seu dinheiro para cada tipo de objetivo que tem, qual o melhor, como investir na prática, quais as vantagens e desvantagens de cada tipo, por qual investimento começar, o que significa cada sigla, cada conceito desse mundo e o principal como funciona cada um.

Você aprende a lidar com os instintos que possui como o imediatismo, a procrastinação, o otimismo que servem para sabotar os seus resultados, fora as crenças limitantes que carrega desde a infância que te impedem de prosperar. Consegue trabalhar as compras por impulso, sem necessidade, diante desse mundo que vivemos hoje onde o status, a ostentação estão cada vez mais fortes.

Consegue ver agora que educação financeira é muito muito muito maior que somente uma dica ou outra que você já viu. E aí você pode pensar o seguinte, “nossa Kelly, mas aí é muita coisa, nem sei por onde começar”, você já começou, chegou nesse post, agora comece a maratonar todo o blog, inclusive estão todos separados em pastas, tudo organizadinho, na sequência, para aprender e aplicar a educação financeira para melhorar sua realidade. Se precisar de ajuda me chama.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *