INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA é possível?

INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA é possível

Muitas pessoas, meus próprios clientes questionam se é possível alcançar a independência financeira. A maioria pensa que precisa ser milionário para ser independente financeiramente, acham que é muito difícil de acontecer, quase até impossível, que demora, muitos confundem e até mesmo não sabem o que é a independência financeira.

Você já ouviu falar em independência financeira? Se já me acompanha sim, se está chegando agora me conta aqui nos comentários, já tinha ouvido falar, o que é a independência financeira? O que é ser independente financeiramente para você?

Pode ser que você tenha respondido que é sair da casa dos pais e ter sua própria casa, conseguir pagar seus boletos sem preocupação, é não faltar dinheiro no mês…acertei? Depois eu vou lá ver nos comentários o que respondeu. Bom esses conceitos que pode ter respondido são tipos de liberdade financeira, ainda não é a independência financeira, que seria último degrau de liberdade financeira. Nesse post aqui eu explico a diferença entre organização financeira, liberdade financeira e independência financeira, depois vai lá dá uma lida.

Antes de eu te explicar o que é a independência financeira e se é possível alcançá-la, vou te fazer umas perguntas. Você já pensou em trabalhar no que gosta, por quanto tempo quiser, da forma que quiser? Já pensou em contratar pessoas para os afazeres da casa para ter mais tempo com seus filhos, companheiro(a), hobbies? Já pensou em viajar assim que te der na telha? Já pensou em ajudar pessoas que estão necessitadas, passando fome, frio? Já pensou em ter mais tempo em todos os sentidos (único elemento escasso)?

Não sei se você concorda, mas eu considero que o único elemento escasso que temos é o tempo. Eu costumo brincar com meus clientes “eu estou precisando de umas horas a mais no meu dia, você tem sobrando para me vender?” Não! Não tem como vender o tempo, não tem como estocar, não tem como comprar a mais. Todos nós temos as mesmas 24h todos os dias e passado àquela hora acabou, não tem como voltar atrás.

Você já tinha pensado nessas possibilidades? Pois é quando eu faço essas perguntas aos meus clientes muitos estranham e falam “nossa Kelly, mas isso é possível, tem como?” E aí eu respondo sim, tem como, as pessoas independentes financeiramente conseguem fazer dessa maneira.

Então vamos entender o que é uma pessoa independente financeiramente, o que é a independência financeira? É quando você tem um valor investido que te gera mensalmente uma renda passiva como juros e rendimentos que cobrem seu custo de vida. Vamos fazer um exemplo, supondo que você precise de 6 mil todos os meses, então teria um valor investido que te gerasse essa renda passiva todos os meses. Ou seja, consegue manter seu custo de vida somente com a renda passiva, sem precisar contar com a sua força de trabalho como sendo a sua principal e única fonte de renda.

Não é deixar de trabalhar, muita gente fala assim, principalmente os jovens, que estão começando uma carreira, estão bem empolgados “Kelly eu não quero parar de trabalhar.” E realmente não é parar de trabalhar, não é essa a ideia, só que aquilo não será decisivo, você não vai depender só dessa renda do trabalho para se manter. Os que já estão na estrada a mais tempo, já fala que quer parar de trabalhar, mas será que quer mesmo, eu acho que o trabalho é essencial, a gente precisa se sentir ativo, contribuindo de alguma forma. O que faz você ter esse sentimento, essa vontade, “ah não vejo a hora de parar de trabalhar” é provavelmente porque está num trabalho que não gosta e de uma certa forma é obrigado porque precisa pagar as contas.

Agora você se tornando independente financeiramente, a renda passiva dos seus investimentos será o teu salário, ou seja, não vai depender só do seu trabalho, é você não precisar, é trabalhar porque gosta, e não por uma obrigação, com aquele peso de ter que pagar boleto.

E o mais importante da independência financeira que eu considero, é você ter mais tempo. Ainda mais nos dias de hoje, com o tempo passando realmente mais rápido e com tanta distração, você geralmente para e reflete se tudo está como deveria estar, será que é assim mesmo que devo viver, será que não posso mais, será que estou tendo tempo para o que realmente importa, família, filhos, saúde, mente. Será que lá na frente quando olhar para trás tudo terá feito sentido?

Eu conheço uma pessoa que era servidor público tinha uma renda de 11 mil, ele vivia com 3 mil e os 8 mil restantes ele investia, em 7 anos se tornou independente financeiramente, aos 30 anos de idade. Aí você já vai falar “Mas Kelly eu não recebo 11 mil de salário”, nesse caso a independência financeira vai demorar um pouco mais para chegar, ao invés de 7 anos como dessa pessoa, pode ser que demore 15, 20 anos. O que eu quero te mostrar é que é possível sim, só vai depender da forma como usa o seu dinheiro. Se aumenta sua renda e não aumenta seus aportes para investir, ao contrário, você passa só a gastar mais, com certeza aí sim vai ficando cada vez mais longe de alcançar, até mesmo impossível alcançar a independência financeira.

Você ainda pode pensar assim, “ah ta, mas quanto tempo ele conseguiu se manter independente financeiramente?” Hoje ele está com 36 anos e ainda permanece independente financeiramente, por que? Porque ele vive dos rendimentos, ele não mexe no bruto, porque se isso acontecer vai sim acabar o dinheiro.

Tem um site que eu sempre indico, vou deixá-lo na descrição você mesmo pode ir lá e fazer simulações. Vamos fazer umas aqui. Para essas simulações coloquei uma rentabilidade de 10% a.a.

  • Ter em torno de um salário mínimo de renda passiva:

Simulação 1

Neste caso seria necessário investir mensalmente 220 reais durante 20 anos.

 

  • Ter uma renda passiva mensal de 5 mil reais:

Simulação 2

Neste caso seria necessário investir mensalmente 1.000 reais durante 20 anos.

 

  • Ter uma renda passiva mensal de com 5 mil reais só que em menos tempo, 10 anos:

Simulação 3

Neste caso seria necessário investir mensalmente 3.000 reais para chegar em 10 anos no valor desejado de renda passiva.

E para quem achava que era preciso ser milionário para ser independente financeiramente, dá uma olhada na 1º simulação, o valor acumulado que gera renda passiva em torno de um salário mínimo foi de R$ 159.497,08.

Para a independência financeira ser possível será preciso você se organizar financeiramente, fazer um controle financeiro, definir uma porcentagem para esse objetivo como por exemplo 30% da sua renda. Você precisa transformar esse sonho em objetivo, ele é como qualquer outro sonho, e se não transformar em objetivo ficará só na ilusão, realmente ficará impossível de alcançar.

Conseguiu perceber que a independência financeira é possível? Assiste a playlist de organização financeira, defina como objetivo a sua independência financeira, depois volta aqui e me conta.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

Site indicado para simulação da independência financeira: https://clubedospoupadores.com/simulador-independencia-financeira

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *