Qual a IMPORTÂNCIA de DOAR uma parte do que recebo?
Uma parte importante na organização financeira é doar uma parte do que recebo. “Mas Kelly eu não tenho nem para mim, quanto mais doar para alguém”. Se você tem essa crença, nesse artigo eu vou te mostrar a importância de doar, e não é só para quem recebe, mas para nós também que doamos, você vai entender.
Na nossa organização financeira, através do controle financeiro mensal separamos um dinheiro para o “se pagar”, para a reserva financeira, para as dívidas, para os objetivos e separamos também um valor para doar. Então uma parte do que recebo destino para doações. Pode ser ajudar uma instituição carente, uma família que esteja precisando, para a igreja, para uma ONG.
Todos esses itens que compõe o no nosso controle financeiro são em porcentagem, ou seja, dessa forma fica proporcional ao que recebe. A nossa meta é doar 10% do que recebo. Mas se você tiver na fase sufoco que é quando tem dívidas e recebe um salário mínimo, nesse caso pode doar 1% que seja, ou doar um valor simbólico, 5, 10,00. Nesse caso o que mais vai importar não é o valor em si e sim o ato de doar. Você vai fazer a sua parte com o outro, como cidadão. Se de tudo a princípio não conseguir doar dinheiro, pode doar tempo, carinho, ideias. Lembrando que o ideal é doar de todas essas formas, não só em dinheiro.
À medida que sua situação for melhorando vai aumentando até chegar nos 10%. Inclusive eu te aconselho a cada mês ir aumentando, você vai começar com 1%, 2%, 3%…até chegar nos 10%. Porque aqui também entra uma outra questão, o fato de não doar, pode ser um costume, um hábito. Então para criar um hábito, começamos assim, aos poucos, de forma mais leve. Se começar de forma muito drástica, pode começar a falhar, não conseguir fazer e desistir, parar no meio do caminho. Assim como em qualquer outro hábito, começamos assim, introduzindo o novo hábito aos poucos.
Falando de hábitos, uma outra questão que entra aqui é o seguinte, muitas pessoas dizem assim “Eu vou começar a doar quando começar a receber um salário de x reais”. Conscientemente falando é o que acha que vai acontecer, mas nessa hora quem prevalece é o seu subconsciente. Você já tem um padrão mental, então se não doa ganhando um salário mínimo, com 100 mil também não vai conseguir doar, porque a forma como cuida de um salário mínimo é mesma que cuidará de 100 mil. Quer ver um exemplo, já viu aquela pessoa que diz “eu não vou fazer mais isso” e ela se vê fazendo. É o mesmo raciocínio.
E qual a grande importância de doar uma parte do que recebo? É claro que o principal é poder ajudar o outro. Mas a grande questão aqui é que você também se ajuda. “Como assim Kelly?”. Quando doa você manda uma mensagem para o seu cérebro de que é abundante, que transborda, que tem para você e para o outro, nem que seja um valor simbólico. A sensação que tem é muito boa de poder ajudar alguém, a verdade é que costuma ser melhor para quem doa do que para quem recebe, e dessa forma os seus resultados também serão cada vez mais abundantes, mais prósperos.
Agora se não doa e ainda diz, pensa e tem a seguinte crença “eu não tenho nem para mim, quanto mais doar para alguém”. Nesse caso, você manda a mensagem para o cérebro de que é escasso, de que é limitante. Então os seus resultados também serão limitantes, também serão escassos.
Tanto é, que o pesquisador e professor Adam Grant denominou uma pirâmide de sucesso, onde no topo da pirâmide estão as pessoas que doam. Quanto mais você doa, mais você recebe.
Eu espero que você tenha entendido a importância de doar uma parte do que recebo, o quanto isso impacta a vida de alguém e como esse ato age na sua vida também tornando-a mais próspera.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas
Tiktok: @kellyribeiro_financas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv