HÁBITOS FINANCEIROS

Como criar bons HÁBITOS FINANCEIROS?

Como criar bons HÁBITOS FINANCEIROS

Ao longo da vida nós criamos os hábitos financeiros e a maior parte deles hábitos ruins. Nesse post eu vou te mostrar como são criados os hábitos para você eliminar um mau hábito e como criar bons hábitos financeiros.

Nós somos seres dotados de hábitos. Hábito é tudo aquilo que fazemos de forma rotineira onde não raciocinamos, fazemos no automático. E na nossa vida financeira não é diferente, temos vários hábitos financeiros que adquirimos ao longo da vida.

Nós temos bons hábitos financeiros e hábitos financeiros ruins. Infelizmente por causa da nossa cultura, pelo fato de não termos tido educação financeira, a maior parte dos nossos hábitos financeiros são ruins. Mas a partir do momento que eu entendo como funciona os hábitos e como eu crio um novo hábito, eu consigo substituir os hábitos financeiros ruins e criar bons hábitos financeiros.

O cérebro é o órgão do corpo humano que mais gasta energia. Sabiamente ele busca utilizar esta energia da forma mais produtiva, para não desperdiçar. Assim são criados os hábitos. A partir do momento que o cérebro detecta atividades que são realizadas com repetição, sua atividade passar a ser menos requerida. Essa sua eficiência nos permite não precisar pensar em como fazer uma atividade básica como por exemplo escovar os dentes, arrumar a cama, andar, comer e dessa forma termos energia para atividades novas, difíceis que nos exigem mais. Já pensou por exemplo se para escovar os dentes tivesse que raciocinar todas as vezes, eu tenho que levantar da cama, colocar os chinelos, ir até o banheiro, pegar a escova de dentes dentro do suporte, pegar a pasta de dentes, abrir a tampa, colocar a pasta na escova…você simplesmente levanta e vai escovar os dentes, no automático. E isso é com uma atividade só, já pensou se tivéssemos que raciocinar para todas as atividades do dia, é por isso que o cérebro cria esses hábitos para facilitar o seu trabalho.

Seria perfeito se o nosso cérebro conseguisse diferenciar o que é um hábito financeiro bom e um hábito financeiro ruim, mas não, a partir do momento que ele identifica uma atividade repetitiva durante um tempo, ele instaura um hábito. Isso tudo para facilitar, onde ele trabalha menos e ele pode focar nas outras demandas, atividades que requerem um raciocínio.

Então vamos dar alguns exemplos de hábitos financeiros ruins: Não cuidar das finanças, não fazer um controle financeiro, comprar tudo parcelado e no cartão de crédito, comprar por impulso, gastar sempre igual ao que recebe, não poupar dinheiro, não se preparar financeiramente para o futur. Ou seja, sempre fizemos dessa forma a vida toda, isso está programado no nosso cérebro, isso tudo virou hábito, são os nossos hábitos financeiros ruins.

Vamos supor que você tenha o hábito financeiro ruim de não fazer um controle financeiro e quer criar o hábito financeiro bom de fazer o controle financeiro. Então tem que fazer, tem que começar, todos os meses ir fazendo, até que seu cérebro entenda “ah não, então isso que ele está fazendo, ele está repetindo toda vez, eu preciso criar esse hábito nele porque está exigindo muito de mim e eu precisar raciocinar para outras coisas”.

É por isso que sempre orientamos, faz, se comprometa a fazer por um tempo, com incômodo, com desânimo, porque sim criar hábito não é fácil, o nosso cérebro está saindo da zona de conforto dele, do seu estado natural, por isso que é tão difícil. Mas faz porque uma hora ele vai querer criar o hábito para voltar para sua a zona de conforto.

Dependendo do hábito financeiro pode ser que demore meses, até anos para conseguir instaurar esse novo hábito, mas é um processo que naturalmente vai acontecer no nosso cérebro.

Uma outra que pode nos ajudar é o seguinte, o processo da criação do hábito ocorre em 3 estágios. Primeiro é a “deixa”, como se fosse um gatilho, depois a “rotina” e por fim a “recompensa” onde o cérebro verifica se vale a pena gravar esse hábito. Como o cérebro detecta a deixa e a recompensa, é possível driblá-lo e neste caso trocar a rotina.

Vamos pegar um exemplo fora da área de finanças, mais simples para você entender, vamos supor que tenha o hábito de comer doce todos os dias depois do almoço. A deixa(gatilho) é o depois que acaba de almoçar. A rotina é o comer o doce. E a recompensa, é tirar de imediato o gosto da comida. Então como que funciona, a deixa e a recompensa serão as mesmas, trocamos a rotina, que no caso no lugar do doce será uma fruta. Ou seja, eu sempre vou comer algo depois do almoço e a recompensa vai permanecer que é tirar o gosto da comida.

Os hábitos financeiros podem ser aprendidos e desaprendidos. Só que dependendo do hábito, não é nada fácil, exige controle emocional, uma dedicação, persistência, mas é possível. Vão existir hábitos que para serem instaurados podem levar mais tempo e outros menos tempo. Só não podemos negligenciar a dificuldade, o tempo, a disposição, caso contrário, na primeira dificuldade, você vai desistir e não continuará o processo de se organizar financeiramente.

Então é isso, eu espero que agora que você entenda como os hábitos são criados pelo nosso cérebro e que consiga eliminar os hábitos financeiros ruins e criar bons hábitos financeiros.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: @kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *