Como cuidar do salário GANHANDO POUCO?
“Eu ganho pouco, como cuidar do salário ganhando pouco? Não tem como fazer nada, não sobra, está tudo caro”. Sim, essa é uma realidade e realmente não é fácil, mas tem como cuidar do salário mesmo ganhando pouco e eu vou te ajudar.
Pra não ter dúvida, pra gente falar a mesma língua quando eu falo ganhar pouco seria um salário mínimo ou próximo dele. No momento que eu faço esse conteúdo o salário mínimo está 1.518,00 então vamos considerar ganhar pouco o salário mínimo até 2 mil, acima disso já consideramos mediano pra alto. Eu já escutei de pessoa que tem salário 10 mil falando que ganha pouco e está vendo como que a falta de educação financeira faz uma baita diferença, mesmo tendo um ótimo salário a pessoa não tem essa dimensão.
Outra coisa, aqui vamos considerar como ganhar pouco a renda total aí na sua casa. Se você mora sozinho é só o seu salário, mas se você já tem uma família aí seria o salário dos dois homem e mulher, se os dois trabalham, e se o total ficar dentro dessa faixa entre o salário mínimo e 2 mil seria ganhar pouco.
Eu escuto muito isso, não tem como fazer nada, eu ganho muito pouco. Todos sem exceção até os que ganham bem precisam aprender a cuidar melhor do dinheiro. Eu acabei te dar o exemplo de uma pessoa que ganha 10 mil e não está sendo suficiente, pensa. Então todos sim precisam aprender a cuidar melhor do salário, se nós tivéssemos tido educação financeira desde cedo, aprendido a cuidar do salário desde o nosso primeiro salário não passaríamos por tanto aperto financeiro como passamos hoje.
Na forma tradicional você aprendeu que o seu salário é só para as despesas. Agora você vai aprender como que faz realmente um controle financeiro. A maior parte do nosso salário vai ser mesmo para as despesas, essas normais que temos no mês, moradia, alimentação. Mas uma pequena parte a gente separa para fazer uma reserva financeira porque podemos ter imprevistos, emergências e também para alguma oportunidade que possa surgir. E uma outra pequena parte será para os nossos objetivos, para coisas que queremos realizar.
Você vai ver, por mais que essas partes sejam pequenas, é isso que vai ser o diferencial, aqui a gente começa a mudar os nossos hábitos financeiros, toda essa programação de uma vida toda só de pagar boletos. E como é tudo em % será proporcional ao seu salário e a sua situação.
Vou considerar como exemplo de ganhar pouco o salário de 2 mil, como será o seu controle financeiro, 5% desse valor será para a sua reserva financeira, ou seja 100,00, mais 5% será para os seus objetivos, 100,00 também no caso, e os outros 90% será para as despesas 1.800. Essas separações você vai fazer no dia que recebe o salário, nessas sequências, de preferência já deixa automático, os 5% da reserva financeira e dos objetivos manda para uma conta poupança que seja, depois você vai aprender como investir melhor esse dinheiro, tem uma pasta aqui só sobre isso. E os 90% das despesas é o que vai ficar na conta onde recebe para pagar as despesas normais.
Um 2º passo que precisa fazer é de tempos em tempos analisar as despesas, verificar quais ajustes podem ser feitos. Primeiro identifica as despesas que são essenciais, ou seja, aquelas que não tem como ficar sem. Quais são as necessárias, não são essenciais, mas são necessárias e as que são desejos, são vontades que temos, ou seja, não são nem essenciais, nem necessárias. Feito isso, você vai aplicar a minha técnica dos 3R’s das finanças para verificar o que dá para reduzir, readequar ou retirar/cancelar. Para as despesas que não tem boleto você vai definir boletos para elas, limites, teto de gastos, alguns exemplos dessas despesas são supermercado, combustível, transporte.
Um 3º passo que se faz necessário é tentar complementar o salário com alguma renda extra. Aqui na internet também tem várias ideias, só cuidado para não cair em golpes, pesquisa bem antes de fazer. E o ideal é que seja uma renda extra que não precise de muito investimento inicial e que seja recorrente. Por exemplo eu já tive cliente que queria fazer como renda extra ser manicure, só que ela ia precisar de um investimento inicial, comprar os materiais, tudo mais, então a princípio ela decidiu começar trabalhando final de semana de garçonete, aí à medida que ela foi se organizando mais depois ela conseguiu focar mais nesse de manicure.
Agora uma coisa muito importante da renda extra, ela é para complementar o seu mês e não para se juntar ao salário, como assim Kelly? Isso é importantíssimo, se não não vai adiantar nada, você vai se lascar de trabalhar e não vai fazer efeito nenhum. O que fizer de renda extra precisa estar fora do seu salário, lembra que a gente separa o salário em partes certo, as % que acabei de te ensinar, a renda extra que fizer você não vai juntar com o salário porque se não as % vão redistribuir, o legal é até deixar numa conta separada. A renda extra vai ser pra complementar o que tiver faltando pra fechar o mês ou pra ser um a mais mesmo e aí no caso você pode dividir pra 3 coisas, supondo que fez 600,00 de renda extra, você pode fazer assim, 200 pra reserva financeira, 200 pros objetivos e 200 para um lazer diferente.
Consegui te ajudar? Agora você sabe como cuidar do salário mesmo ganhando pouco. Vai agora, coloca em prática e se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários! 👇
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/3XC5bdD
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S