Já pensou como será daqui a 5 anos GANHANDO A MESMA COISA?
Hoje a sua renda já não dá, já pensou como será daqui a 5 anos ganhando a mesma coisa? Infelizmente a nossa renda, o nosso salário não cresce na proporção da inflação. Hoje você tem uma renda de 3 mil reais e acha que é suficiente, daqui a 5 anos trabalhando no mesmo lugar com essa renda sendo aumentada todos os anos abaixo da inflação que é o que acontece, você acha que vai conseguir fazer as mesmas coisas com esse dinheiro, ganhando a mesma coisa?
Já pensou como será daqui a 5 anos ganhando a mesma coisa? “Ah Kelly não faço a mínima a ideia”, pra te ajudar vamos fazer ao contrário, como foi nos últimos 5 anos? O que nós tivemos nos últimos 5 anos aqui no país, no mundo? Pandemia, guerras, você conseguiu passar a tudo isso ileso, sua vida continuou na mesma durante todo esse tempo?
Infelizmente nesse período nós tivemos muitas pessoas perdendo seus empregos, negócios, empresas falindo, famílias que perderam pra covid as pessoas principais pela renda da casa tendo que começarem a se virar, doenças aparecendo. Eu estava com uma cliente esses dias e ela disse que a vó dela começou a ter problemas de saúde, eles precisaram usar todo o dinheiro que ela tinha guardado de uma vida toda e já estavam tendo que recorrer para as dívidas e também não dando conta.
Fora as consequências desses externos, o que mais aconteceu na sua vida nesses últimos 5 anos, na sua cidade, alguma catástrofe, enchente, na sua família, divórcio. Eu tenho um cliente que se divorciou e a vida dele virou de cabeça para baixo em todos os sentidos. Tive um outro que ele e a esposa foram fazer tratamento para engravidar, mais de 300 mil em dívidas. Ou algum outro problema que aconteceu com você e que trouxe consequências não só emocionais, mas financeiras também.
Se graças a Deus não aconteceu nada de proporção maior igual esses exemplos que eu dei, eu quero que pense no seu dia a dia, no seu mês, foi tudo normal nesses últimos 5 anos, você não sentiu os preços de tudo aumentando, duplicando de preço ou mais? Se o seu salário, a sua renda continua o mesmo ou mais ou menos igual nesses últimos 5 anos, você provavelmente não faz mais tudo que fazia antes, ou se continua fazendo significa que está sempre apertado, recorrendo sempre ao cartão de crédito, cheque especial.
E agora, aquela pergunta que fiz lá no início “Já pensou como será daqui a 5 anos ganhando a mesma coisa,” você consegue responder? Com essa reflexão que te ajudei a fazer, você consegue imaginar como será nos próximos 5, 10 anos com a sua vida financeira da maneira que está hoje, sem uma reserva financeira, sempre com a corda no pescoço.
Infelizmente a nossa renda, o nosso salário não cresce na proporção da inflação. As crises, as guerras infelizmente vão continuar acontecendo, a 5 anos atrás você estava com um salário de 3 mil reais, nesse período ele só foi sendo corrigido pelos ajustes que a empresa fez, como estão esses 3 mil hoje, e daqui a 5 anos?
Se continuar no mesmo trabalho, com o seu salário sendo aumentado abaixo da inflação você acha que vai conseguir fazer as mesmas coisas com esse dinheiro? E se aparecer um imprevisto, ou uma reviravolta maior na sua vida, alguma outra coisa no país, no mundo, como vai conseguir absorver.
“Ah Kelly, mas eu não quero ficar pensando coisa ruim”, eu também não, a gente realmente não pode ser pessimista, a gente precisa ser realista, a gente não sabe o dia de amanhã, você acha melhor começar a cuidar melhor do seu dinheiro e sentir mais segurança, tranquilidade diante da vida ou deixar como está esperando a onda vir e bater.
E quando eu falo de cuidar melhor do dinheiro, aprender educação financeira não é só para se sentir mais tranquilo e seguro é também para realizar mais, alcançar mais sonhos. Nesses últimos 5 anos você realizou todos os seus sonhos, se sim provavelmente deve ter se endividado para isso, essa é a forma mais justa com você? E como será daqui a 5 anos ganhando a mesma coisa?
Mesmo que seu salário tenha aumentado nesse tempo, resolveu sua vida financeira? Provavelmente não, sabe por que? Porque a forma de lidar continua a mesma, e se bobear piorou porque seu braço aumentou, suas possibilidades também e sem educação financeira você acaba se embananando mais e em proporções maiores.
Hoje você tem um padrão de vida de acordo com o salário, abaixar o padrão de vida é mais difícil, mas é um dos caminhos dependendo, só que é claro, tem outros caminhos que é aprender a cuidar melhor desse salário, como eu me adequo para passar por esses momentos de crise, fazer uma reserva financeira pois um imprevisto ou emergência podem acontecer, não adianta você querer tapar os olhos. E aprender a potencializar o seu dinheiro poupado através dos investimentos para tentar vencer essa inflação que vai corroendo o nosso dinheiro ao longo do tempo.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S