Como cuidar das minhas FINANÇAS sendo JOVEM?
Você que é jovem tem um fator em sua vantagem nas finanças que é o tempo. Aliás você tem várias vantagens e se souber usá-las a seu favor conseguirá cuidar melhor das suas finanças começando jovem.
Se você é jovem provavelmente gosta de sair com os amigos, ter roupas, sapatos, acessórios de marca, da moda, gosta sempre de ter um celular de última geração. As meninas gostam de fazer procedimentos estéticos como aumentar os cílios, design de sobrancelha, unhas volumosas. Você que é menino gosta também de ter um computador top para jogar. Também tem desejos de fazer passeios, viagens. Tem aqueles que querem investir nos estudos, fazer intercâmbio e já tem sonhos de comprar carro, moto, casa, morar sozinho. E muitos querem fazer isso de uma forma que não pese o bolso, que consiga fazer sem estresse, sem se endividar e querem começar a cuidar das finanças da melhor forma.
E quando você é jovem, tem um aliado muito importante que é o tempo. O tempo no seu caso joga muito a favor, porque quanto mais tempo tem para poupar e investir seu dinheiro terá os juros compostos como fator primordial. Seu dinheiro irá crescer ao longo dos anos sem você precisar fazer nada.
Aliás você jovem tem vários aliados que podem te ajudar a cuidar melhor das suas finanças. Afinal de contas você que é jovem tem vários sonhos, tem uma carreira pela frente, e se começar com a mentalidade certa, cuidando bem do seu dinheiro conseguirá atingir a sua independência financeira mais cedo. E independência financeira não é ir morar sozinho, independência financeira é não precisar contar somente com a renda da venda da suas horas, é você não depender exclusivamente de ir lá e bater um cartão todos os dias para conseguir se manter. Tem post aqui no blog explicando sobre liberdade financeira e independência financeira.
Uma 2º vantagem, dependendo da sua situação pode ser que você não precise focar muito na sua reserva financeira pois talvez tenha o suporte dos seus pais. Ou não, “Kelly meus pais não tem condições, então eu preciso sim fazer uma reserva porque se tiver um imprevisto eu “to ferrado”. Isso também faz parte da realidade. Ou melhor você não quer deixar isso na responsabilidade deles, é aconselhável sim ter sua própria reserva financeira.
A 3º vantagem quando se é jovem, é que você não tem várias obrigações fixas com despesas de casa por exemplo que normalmente uma família tem e que acaba pesando.
A 4º vantagem é não ter muitas e grandes responsabilidades com uma outra pessoa, exemplo a pessoa que tem um filho, não só financeiramente, mas acaba prendendo um pouco, a pessoa vai buscar mais segurança, já você jovem consegue focar em ter mais liberdade.
A 5º vantagem é estar no início da carreira profissional, você acaba conseguindo mais possibilidades de fazer mais dinheiro, de construir uma carreira promissora.
Só que não vai adiantar nada você que é jovem ter todas essas vantagens e não as colocar a seu favor. E é o que a gente mais vê, um jovem começando a sua vida profissional e já entrando no ciclo da corrida dos ratos. Quer ver um exemplo, jovem que começou a trabalhar e comprou um carro financiado, foi promovido e decidiu que queria morar sozinho, com as despesas de casa precisou ser promovido novamente e agora quer casar, então precisou contratar um financiamento de casa e agora precisa ser promovido novamente… Ou seja, ele acha que está evoluindo financeiramente, mas não, ele está sempre no mesmo lugar.
Inclusive a pouco tempo atrás eu tive uma potencial cliente de 21 anos, muito legal já buscar tão nova cuidar melhor das suas finanças e ela me disse uma coisa muito interessante e que me chocou de uma certa forma. Ela me disse assim “ah Kelly eu quero que você me ajude também a financiar um carro, porque eu não sei como funciona essas coisas”. Olha só, ela vem de uma geração, onde implantaram essa crença de que só é possível adquirir algo se financiar. Isso é uma crença geral, só que as pessoas sabem que existe a possibilidade de comprar à vista, porém “é quase impossível, tendo que recorrer ao financiamento”. Só que para ela não, na cabeça dela nem existe a possibilidade de comprar à vista.
Então se você é jovem, consegue enxergar isso e quer fazer diferente, você precisa pode e deve começar a cuidar melhor das suas finanças. Como você pode fazer isso? Defina um controle financeiro de acordo com a sua realidade. O ideal é que o controle financeiro seja sempre em porcentagem porquê dessa forma fica realmente proporcional a sua renda e a sua situação.
Vamos fazer aqui alguns exemplos, vamos supor que você faça faculdade particular, nesse caso a mensalidade costuma ser mais alta, pode definir 40% para os seus objetivos e reserva financeira e os 60% restante para o se pagar, seu lazer, suas despesas mensais, para o seu dia a dia. Você pode também colocar mais separado ainda, exemplo 10% “se pagar”, 10% reserva financeira, 20% objetivos e 60% para as despesas. Agora vamos supor que faça faculdade federal e não tenha nenhuma despesa com valor muito alto, você pode inverter e deixar 40% para o “se pagar” e despesas e 60% para os seus objetivos e reserva financeira. Tá vendo, de acordo com a realidade essas porcentagens variam. Dependendo da sua renda, se for uma renda alta dá para você viver com 30% e deixar 70% para os seus objetivos e reserva financeira. Ou seja, acelerar mais ainda a sua independência financeira e os seus objetivos.
Consegue entender, esse jovem que eu dei de exemplo na corrida de ratos, se ele começa com essa mentalidade certa, ou seja, à medida que a sua renda for aumentando, de acordo com o controle financeiro ele vai poupando e investindo mais ainda para os seus objetivos, conseguindo alcançá-los e chegando na sua independência mais cedo. Sem deixar de fazer nada, sem deixar de viver o presente e fazer as coisas que ele quer. Por que não é tudo proporcional? Então o valor das despesas deles também pode ser maior e ele pode aumentar o padrão de vida dele sem problemas.
Ah e é claro, vão ter aqueles jovens que vão tentar se beneficiar mais ainda, manter o padrão de vida que já estava vivendo mesmo e aí ele acaba aumentando na porcentagem para os objetivos, aí sim, quando ele atingir a independência financeira ele vai viver a vida que ele quer.
Eu fiz uma simulação aqui, eu vou deixar o site que eu indico e você mesmo pode fazer essa simulação. Vamos supor que fazendo o cálculo da porcentagem dos objetivos dê um valor de 800,00 por mês, então todos os meses vai investir 800,00, fazendo isso a um rentabilidade de 10% ao ano, em 15 anos você consegue atingir a sua independência financeira recebendo 2.576,78. Lembrando que ao longo do tempo a sua renda vai aumentando, ou seja, esse valor mensal para investir vai aumentar fazendo chegar mais cedo ainda na sua independência financeira, ou que consiga rentabilidade melhores também. E caso queira receber x valor de renda passiva mensal, quanto precisaria investir e por quanto tempo, vai lá e faça a sua simulação.
Se você está aqui eu já estou orgulhosa porque está buscando como cuidar das finanças sendo jovem e eu tenho certeza que você não vai se arrepender de ter começado tão cedo.
Site que indico para fazer a simulação da Independência Financeira citado acima: https://clubedospoupadores.com/simulador-independencia-financeira
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv