Como saber ESCOLHER INVESTIMENTO?
Como saber escolher investimento? Como não tem um melhor investimento, se fosse assim seria ótimo, todo mundo só investiria nele e estava tudo certo…só que não tem, eu já até falei sobre isso num outro post, existe um investimento para cada situação, para cada objetivo. Então aqui eu vou te mostrar qual a estratégia que eu uso e que ensino também para os meus clientes, com qual tipo de objetivo cada investimento combina, para você saber escolher um investimento.
Lembrando que aqui eu vou considerar que você já estuda sobre investimentos, que entende sobre a renda fixa, sobre a renda variável, quais as vantagens e desvantagens…sim, todos os investimentos tem suas vantagens e desvantagens, lembra? Não tem melhor investimento. Agora, se está começando a ouvir a falar sobre investimentos nesse post, eu te aconselho muito a ler a pasta de investimentos aqui do blog para você ter a base e começar a estudar.
Para saber escolher um investimento, você já tem um objetivo para esse dinheiro certo? Ele tem que ter um dono, depois disso você deve separar esses objetivos pelos prazos. Bom os objetivos de curto prazo são os de até 1 ano, os de médio prazo são aqueles a partir de 1 até 5 anos e os de longo prazo acima de 5 anos. E normalmente essa questão dos prazos associamos muito ao preço do objetivo, o quanto de fato vai pagar por ele. Por isso que aqueles objetivos com preços menores costumam ser os de curto prazo e sucessivamente os que custam mais acabam sendo os de longo prazo. Nesse post aqui eu mostro passo a passo como planejar os seus objetivos.
Os objetivos de curto de prazo que são esses de até 1 ano, como por exemplo, a viagem de férias, trocar o celular, tirar carteira de motorista, trocar algum móvel da casa, fazer um curso, esses você pode escolher o investimento Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA, LC pós fixado a taxa Selic, que são com liquidez imediata. Só estuda bem o banco que vai comprar esse tipo de renda fixa privada que é o CDB, LCI, LCA, LC para não ter dor de cabeça num espaço tão curto de tempo.
Os objetivos de médio prazo que são esses a partir de 1 ano até 5 anos, como por exemplo, trocar/comprar um carro, reformar a casa, fazer um intercâmbio, fazer uma cirurgia, procedimento estético, expandir o seu negócio, esses você pode escolher o investimento Tesouro prefixado, CDB, LCI, LCA, LC só que pré-fixado.
Os objetivos de longo prazo, que são acima de 5 anos como por exemplo, comprar uma casa, bancar estudo dos filhos, alcançar a independência financeira, esses você pode escolher o tesouro IPCA, os Fundos Imobiliários, as Ações e investimento também no exterior.
Os fundos imobiliários, as ações e investimento no exterior você também pode considerar para médio prazo, porém precisa ter isso em mente, na renda variável quanto mais tempo temos conseguimos diluir o risco e buscar maior valorização.
Na minha carteira de investimento (estou dando uma opinião muito minha) os fundos imobiliários e ações eu nem considero para esses objetivos concretos, com data para acontecer, eu considero mesmo para a independência financeira pensando na renda passiva e na valorização das empresas ao longo do tempo.
Bom até aqui aprendemos como saber escolher um investimento para cada tipo de objetivo. O outro muito importante é saber escolher dentre todos os que estão lá na corretora qual investir.
Falando dos títulos públicos esses são os mais tranquilos porque cada tipo é bem específico para cada tipo de objetivo e cada um tem em torno de 2 opções. Você escolhe o com vencimento mais coerente com o prazo do seu objetivo. Por exemplo, vai casar em 2027 então pode escolher o tesouro prefixado 2027.
Os CDB, LCI, LCA e LC, os fundos imobiliários e as ações tem várias opções e aí como saber escolher o investimento? Quem acha que é só escolher o de maior rentabilidade e boa pode tomar alguns sustos, tem investimentos que com altas rentabilidades significa algo bem ruim.
Falando do CDB, LCI, LCA e LC, você vai pesquisar as melhores rentabilidades, mas não só isso, o mais importante é saber da reputação do banco, se ele está na lista do FGC, se tem alguma notícia, algum escândalo relacionado a esse banco e a sua saúde financeira.
Nos fundos imobiliários e nas ações a mesma coisa. Nos fundos imobiliários verificar a reputação e a qualidade da gestora, crescimento do patrimônio líquido, a taxa de ADM. Nas ações, verificar a qualidade da empresa, consistência nos lucros, endividamento sob controle, sem rolos evidentes.
Olha, do jeito que estou falando aqui parece que é simples vai lá, compra e boa, novamente aqui eu estou considerando que você já estuda e já tem uma base. Nesse post aqui eu quis mais é dar uma clareada, porque às vezes nesse início com tanta informação dá uma embaralhada e você não consegue encaixar uma coisa na outra.
Agora você sabe como escolher um investimento de acordo com cada objetivo e como estudar para escolher dentre as opções que tem de cada um deles.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente