ENDIVIDADO

Como não ser mais ENDIVIDADO?

Como não ser mais ENDIVIDADO

Como não ser mais endividado? Comece mudando essa palavra “ser” por “estar” endividado. “Como assim Kelly?” Uma situação é sempre mais possível de mudar do que uma realidade. Nesse post você vai entender como essa mudança de pensamento pode melhorar seus resultados na sua vida financeira.

Quando uma pessoa está em meio a dívidas, nome negativado, cobranças para todos os lados é muito frequente que ela se sinta a pior pessoa do mundo, um pai e uma mãe péssimos, uma pessoa ruim, uma pessoa desonesta, se sente envergonhada perante a família, amigos, às vezes o marido, a esposa nem sabe dessas dívidas de tanta vergonha. Isso acaba afetando os relacionamentos em casa, com os filhos, no trabalho, sua vida como um todo, gerando estresse, ansiedade, depressão e até coisas piores.

Se você está se sentindo assim, nesse momento precisa trocar esses pensamentos de “eu sou endividado” por “eu estou endividado”, “eu sou desorganizado” por “eu estou desorganizado”, “eu sou o problema” por “eu estou com um problema”. “Kelly e o que isso muda de fato?” Parece bobo né, mas isso é muito importante. Se você me acompanha aqui já a mais tempo, já me viu falando de que um pensamento gera um sentimento, um sentimento gera uma crença e a crença gera o resultado.

Quando define um estado, ou seja, você é algo, você é endividado, você é o problema, o seu cérebro entende como algo permanente, se é algo permanente, é algo mais difícil de mudar, melhorar, até mesmo impossível. É essa mensagem que está mandando para o seu cérebro, que está afirmando, reforçando. Quando eu tenho esse pensamento, eu me fecho naquilo, nesse momento eu não tenho saída, essa é a minha realidade e não tem nada que eu faça que vá mudar.

Agora se troca esse pensamento por “eu estou endividado, eu estou com problema”, você está definindo uma situação, uma condição, então se é uma situação eu consigo mudar, eu consigo melhorar, a mensagem que o nosso cérebro recebe aqui é totalmente diferente. Como eu estou vivendo uma situação, estou com dívidas eu tenho a oportunidade de ir buscar soluções para aquilo, porque todo problema tem uma ou mais de uma solução. Você passa a olhar para a solução, criando oportunidades ao invés de ficar focado no problema que são as dívidas. Consegue entender a diferença?

E uma outra coisa que eu quero que entenda, se hoje você está endividado, o que fez você ter chegado aí, pode ter sido desencadeado de uma situação pontual, estava tentando resolver um outro problema ou de algo que foi perdendo controle e isso tudo aconteceu porque não teve educação financeira. Você não sabia que tinha outras opções, outros caminhos, você tentou fazer algo que achou que era melhor com a informação que tinha naquele momento. É por isso que ficar se sentindo culpado também não vai resolver essa sua condição atual.

Agora para você que tem dívidas e esteja conseguindo pagar, isso não está comprometendo seu mês, você é tranquilo em relação a isso. Tem pessoas até que nem consideram como uma dívida, é como se fosse uma despesa mesmo. Às vezes eu estou atendendo, no momento do controle financeiro a pessoa vira e fala a parcela da dívida como algo que faz parte da rotina, tranquilo. Só um ponto de atenção nesse caso, se você ainda não tem, é muito importante a sua reserva financeira, porque hoje as dívidas estão sob controle, mas se amanhã acontecer algo, uma emergência, um imprevisto e der uma desestruturada e passar a complicar a sua vida financeira, pode ser que essas dívidas passem a pesar e você acabe entrando nesse grupo de pessoas que falamos.

Depois de fazer essa mudança de pensamento de “eu sou endividado” por “eu estou endividado” comece a ler os posts que estão na pasta organização financeira para você ir para a prática e passar de estar endividado, para organizado e investidor. Esses dois sim devem ser uma realidade, não somente uma situação. E se for o caso, não fique com esse problema sozinho, procure ajuda. Se não fizer isso, como estará sua vida financeira daqui a 5 anos? Não espere virar uma bola de neve ou ela aumentar de tamanho.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *