O que causa a FALTA de EDUCAÇÃO FINANCEIRA?
Esses dias eu estava refletindo sobre o que causa a falta de educação financeira. Hoje conseguimos sair do sufoco passando o cartão de crédito, conseguimos realizar os nossos sonhos fazendo empréstimos e financiamentos, será mesmo que precisamos de educação financeira?
Ao analisar as pessoas ao meu redor, até mesmo os casos dos meus clientes eu comecei a me perguntar, hoje as pessoas conseguem viver bem o dia a dia na medida do possível, conseguem aproveitar o final de semana, conseguem viajar uma vez por ano, quando as coisas apertam elas passam o cartão de crédito, conseguem comprar um iphone com parcela de 300 reais, quando precisam realizar um sonho de ter a casa própria ou ter um carro, vão lá e fazem empréstimos, financiamentos pagando uma parcela de 500, 700 reais… e eu fiquei me perguntando para que então educação financeira, será que precisamos mesmo de educação financeira?
Essas pessoas não conseguem enxergar a educação financeira como algo necessário, elas só passam a enxergar quando alguma coisa sai do controle, quando não estão conseguindo pagar uma dívida, quando precisam refinanciar a fatura do cartão de crédito, quando precisam contratar mais empréstimos para tentar respirar, ou seja, quando já estão num buraco. E todas essas consequências afetam o emocional, essas pessoas tem ansiedade, tem insônia dificuldade para dormir, estresse dentro de casa com a família, estresse no trabalho. Nessa hora conseguimos identificar na marra o que causa a falta de educação financeira.
Mas também tem as pessoas que estão nessa situação e está tudo bem, vão vivendo normalmente, então para que educação financeira, o que causa a falta de educação financeira, será que precisamos mesmo de educação financeira? É aí onde eu quero chegar, essas pessoas vivem bem, mas poderiam estar melhor, “mas Kelly eu me contento com a minha vida”. Será mesmo? Ou é só falta de perspectiva, falta de saber que existe e tem como ficar melhor, que tem um mundo fora desse que vivemos a vida toda.
Essas mesmas pessoas quando vamos ver, são pessoas que não gostam do trabalho onde estão, vivem a espera do final de semana para serem felizes, quando chega no domingo bate aquela depressão. Ou então são pessoas que gostam do trabalho, mas não tem tempo para família, não conseguem acompanhar o crescimento dos filhos, quando chegam em casa não conseguem dar atenção porque estão cansados ou porque tem algum afazer. São pessoas que ficam à espera das férias para serem felizes, são pessoas que ficam à espera da aposentadoria pra aproveitar a vida, será que você vai mesmo se aposentar e será que vai ter a mesma disposição para aproveitar, para fazer o que sempre quis? E será que esse amanhã vai chegar, a vida é um sopro, será que não podemos viver o melhor hoje? O que garante que eu vou estar aqui no próximo final de semana, nas próximas férias, na próxima viagem, na aposentadoria, o que garante…
E onde entra a educação financeira nisso? Em tudo, ela é a base para você conseguir viver essa vida, pra viver o melhor hoje. Para estar em paz de verdade com as suas finanças e não essa aparente paz nas finanças de ir empurrando com a barriga, para conseguir sair desse ciclo que é a famosa corrida dos ratos. Você sabe o que é a corrida dos ratos?
Pensa comigo, o jovem mora com seus pais, estudou e começa a trabalhar, aí ele vai e financia um carro, compra roupas, parcela o celular de última geração, aí quer ser promovido porque o salário não está dando. Quando é promovido decide morar fora, sair da casa dos pais para ter liberdade, o salário já não dá mais porque agora tem as despesas de casa. Precisa novamente ser promovido, então faz financiamento de uma casa porque agora vai casar… e assim por diante, quanto mais ele aumenta sua renda mais aumenta o seu padrão de vida, e vai vivendo esse ciclo, prisioneiro desse sistema, correndo atrás do dinheiro. Por isso que tem essa analogia da corrida dos ratos, eles estão dentro da gaiolinha correndo só que estão no mesmo lugar. Muitos acham que estão na evolução financeira, mas estão na corrida dos ratos.
Se for para viver um ciclo, que seja o ciclo da educação financeira, que é se organizar, poupar, gerar mais dinheiro, investir e repetir esse processo até alcançar o mais alto nível de liberdade financeira que é a independência financeira e você parar de vender o seu tempo, que é o seu bem mais escasso, que não tem como recuperar para conseguir viver o melhor hoje.
Então é isso, eu espero que agora você não tenha dúvida do que causa a falta de educação financeira e que precisamos sim dela para viver o melhor.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas
Tiktok: @kellyribeiro_financas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv