CUIDAR DO DINHEIRO

Você sabe realmente CUIDAR do DINHEIRO? | Seu PERFIL FINANCEIRO pode prejudicar sua vida financeira

Você sabe realmente CUIDAR do DINHEIRO Seu PERFIL FINANCEIRO pode prejudicar sua vida financeira

Apesar de hoje a educação financeira já estar mais presente na vida das pessoas, ainda tem muitas inconscientes em relação ao dinheiro, a suas finanças. Será que realmente você sabe cuidar do seu dinheiro? Tem pessoas que recebem o salário, pagam as contas e gasta o restante. Tem aquelas também que acham que ganham tão pouco que não tem como fazer nada mesmo. Nesse artigo também vamos falar dos perfis financeiros e o seu perfil pode prejudicar sua vida financeira e agravar o seu relacionamento com as finanças.

Durante toda nossa vida aprendemos que devemos trabalhar, pagar nossas contas e o restante gastar. Será que isso realmente é o melhor que podemos viver e merecemos? Vejo muitas pessoas totalmente inconscientes em relação ao dinheiro, que não sabem que podem e merecem mais. A verdade é que você não tem culpa de não saber, realmente a sociedade nunca quis nos ensinar sobre educação financeira porque para ela não é vantajoso, afinal de contas os bancos ganham quando você financia uma casa, as financeiras ganham quando você pega empréstimo, os políticos adoram quando você clama por auxílios, bolsas e programas. Essa cultura implantada atrapalha a sua vida para então oferecerem as “soluções” para você. Só que a partir do momento que você sabe que tem um problema é sua responsabilidade ir atrás da solução.

Níveis de consciência

Um dos fatores para cuidar do dinheiro é identificar em qual nível de consciência estamos. O primeiro deles é o inconsciente, é aquela pessoa que recebe o seu salário, paga suas contas, gasta o restante, se diverte no final de semana, viaja uma vez por ano. Seu lema é: “está tudo certo, minha vida está ótima”. O que essa pessoa não consegue enxergar é que provavelmente não terá uma aposentadoria descente lá na frente. A pirâmide da faixa etária nos mostra isso e mesmo que tenhamos uma aposentadoria, será o suficiente para bancar o nosso custo de vida, sem depender de familiares, sem precisar morar num cômodo agregado de um filho.

Outra coisa, será que essa pessoa não tem sonhos, porque muitos deles requer dinheiro para conseguir. Um outro ponto muito importante, essa pessoa realmente ama o que faz, ela ama a semana e não fica louca para chegar sexta e não dá depressão no domingo. Será que realmente quando chegar lá na frente e olhar pra trás, você vai dizer “nossa eu fiz e tive tudo o que eu merecia, valeu a pena”. São essas reflexões que essa pessoa inconsciente não tem.

O 2º nível de consciência é o conformado, é aquela pessoa que tem consciência das suas dores financeiras, mas acha que ganha pouco, que nasceu “pobre”, esse é seu destino. Seu lema é: “Não tem como fazer nada mesmo”. O nível anterior é aquela pessoa totalmente desligada, então se você plantar uma sementinha talvez ela acorde, agora esse nível conformado, é aquele mais difícil de despertar, porque ele já está calejado e existe uma crença muito forte por trás disso tudo. O que eu digo para essa pessoa é o seguinte, quando eu estou fazendo uma consultoria com uma pessoa, a maioria delas acham que ganham pouco, mas a partir do momento que organiza as finanças, tem um controle mensal, a maioria se assusta e diz, “e não é que sobra dinheiro mesmo”, “não é que eu tenho dinheiro”. Agora realmente tem os casos em que a pessoa faz milagre, nesse caso a opção é fazer entrar mais dinheiro, renda extra. O que não vale é você entregar as pontas. Será que você realmente merece tão pouco. Você se precisa se valorizar mais.

E o último e 3º nível é o Despertado: é aquela pessoa tem total consciência da sua realidade financeira, só que já virou a chave e está buscando educação financeira. Seu lema é: “Sou o comandante do barco da minha vida e mereço mais”. Porque é possível sim, outras pessoas conseguem por que eu não? Eu quero muito que você reflita e eu espero que você chegue nesse nível do despertado, para poder ficar mais tranquilo em relação as suas finanças.

Perfis Financeiros

Agora vamos falar dos 3 perfis financeiros, o seu perfil pode prejudicar sua vida financeira e agravar o seu relacionamento com as finanças, não te ajudando em nada a cuidar do dinheiro.

Gastador – As pessoas com esse perfil têm a impressão de que o dinheiro encurta a cada mês e normalmente gastam toda a renda e mais um pouco, sem se preocupar em investir ou poupar para o futuro. Não conseguem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito, utilizam todo o limite do cheque especial e ainda fazem empréstimos e financiamentos tentando equilibrar as finanças.

Despreocupado – Não são como os gastadores, mantêm a vida financeira em ordem, mas, quando sobra algum dinheiro, gastam com viagens, trocam de carro, gastam com supérfluos, sem se preocupar com a aposentadoria ou o futuro financeiro. Usam eventualmente o cheque especial e parcelam as compras no cartão de crédito.

Comprometido – Sabem da importância de poupar e ter uma reserva para o futuro. Buscam conhecimentos para a vida financeira e têm o necessário para uma vida de qualidade gastando e poupando dinheiro. Procuram sempre comprar à vista sem utilizar financiamentos. Se necessário, restringem os gastos ou buscam uma forma de aumentar a renda. Esse perfil pode ser o mais desejado por nós, mas tem como melhorar, normalmente deixam seu dinheiro na poupança ou em casa mesmo, então tem como potencializar através dos investimentos.

Os perfis gastador e despreocupado estão no nível de inconsciência ou conformado. E o perfil comprometido é do nível despertado.

Então é isso, eu espero que as pessoas cheguem no nível despertado, que elas consigam entender a importância de cuidar melhor do dinheiro. E quem já chegou nesse nível não deixa de ler os artigos do tema Organização financeira, neles eu explico passo a passo na prática como organizar sua vida financeira.

E que você consiga identificar seu PERFIL FINANCEIRO, pois ele pode prejudicar sua vida financeira e que consiga colocar tudo em prática, se tornando comprometido com sua vida financeira

👇 Me diga aqui nos comentários, em qual nível de consciência você está e qual o seu perfil financeiro atual. Depois de começar a educação financeira volta aqui e me conta para qual nível você foi e qual perfil você se tornou.

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

📚LIVROS QUE INDICO:

Pai rico Pai Pobre: https://amzn.to/3gyGTLT

Os Segredos da mente milionária: https://amzn.to/3vxlas3

Quem pensa enriquece: https://amzn.to/2TDMwzE

Quero ficar rico (Rafael Seabra): https://amzn.to/3wzfIX7

Me poupe (Nathalia Arcuri): https://amzn.to/3q7OZOL

O Poder da Ação (Paulo Vieira): https://amzn.to/2TGGL3U

Fator de enriquecimento (Paulo Vieira): https://amzn.to/3wyA2rq

Casais inteligentes enriquecem juntos: https://amzn.to/2U8qZz3

O Jeito Harvard de Ser Feliz: https://amzn.to/3gyYvY9

Mindset: https://amzn.to/3q1p8Ic

Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso: https://amzn.to/3gyJhSR

Decifre e influencie pessoas: https://amzn.to/3q5qWAg

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: @kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

Whatsapp: https://bit.ly/34Yuzze

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *