CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO
Você pode ter crenças limitantes sobre o dinheiro que estão te impedindo de melhorar sua vida financeira. Lidar com o dinheiro vai muito além de números e contas, é muito mais profundo. Vamos entender mais sobre isso e se você tem crenças limitantes sobre o dinheiro saber como ressignificá-las.
Você pode ter um bom salário, aprender através da educação financeira como cuidar do dinheiro, todos os métodos, mas se tiver crenças limitantes sobre o dinheiro sua vida financeira também vai ser limitante. Você não consegue prosperar, é como se você chegasse até um certo ponto e dali não avançasse mais. E se chegar, porque pode ser que o dinheiro nem chegue, mas chegando ele não fica muito tempo, rapidamente você volta pra onde estava.
Vou te dar alguns exemplos, quando o dinheiro passa por você e vai, quando você não consegue ter aumentos ou promoções no seu trabalho ou o seu negócio não prospera, quando você junta dinheiro e logo aparece uma emergência e você precisa usar esse dinheiro. Outro dia mesmo uma cliente disse que a primeira vez que ela conseguiu juntar dinheiro na vida, foi 800 reais, 400 era pra pagar uma dívida e os outros 400 o carro estragou e o valor da manutenção foi exatamente 400, ou seja, ela voltou de novo pra aquele padrão de não ter dinheiro guardado.
O que todas essas situações mostram, o dinheiro realmente não fica com a pessoa, pode ser que seja por falta de educação financeira, sim pode, mas tem casos que eu pego onde o cliente aplica tudo, coloca em prática tudo que eu ensino do método, e ainda sim não tem resultado e aí esbarramos nessa questão, nas crenças limitantes sobre o dinheiro.
Crenças não tem a ver com religião, pode ter vindo algo do tipo na sua cabeça, não, crenças que eu falo tem a ver com o que eu acredito, aquilo que eu considero como verdade. E as crenças podem ser do nosso consciente, eu tenho clareza delas. Só que muitas delas estão no subconsciente, lá no fundinho, eu nem faço ideia que eu tenho.
Olha só um exemplo, se eu te perguntar agora, o que você acha do dinheiro pode ser que você responda “Ah dinheiro é muito bom, eu quero ganhar mais dinheiro”. Isso está no seu consciente. Mas pode ser que no seu subconsciente o dinheiro tenha uma raiz de dor, isso vem das experiências que você já teve com o dinheiro, na sua fase adulta e principalmente na sua infância e adolescência.
Então você pode querer prosperar na sua vida financeira só que lá no fundinho você não acredita nisso, você tem crenças limitantes sobre o dinheiro. Você acha que o nosso comportamento é proveniente do consciente ou do subconsciente? Do subconsciente, 95% das nossas ações vem do subconsciente, então se no meu subconsciente eu tenho crenças limitantes sobre o dinheiro, como acha que vão ser meus resultados?
Pra te ajudar a identificar se você tem ou não crenças limitantes sobre o dinheiro, um 1º exercício que pode fazer é o seguinte, tente lembrar como era o dinheiro na sua infância e adolescência. Você precisa fazer esse exercício muito presente, como assim Kelly, você vai sentar, pegar um caderno, durante uns 30 minutos e começar a recordar, vai anotando. Quais são as lembranças relacionada ao dinheiro na sua infância e adolescência. Como era o dinheiro, escasso, mediano ou abundante, como seu pai e sua mãe lidavam com o dinheiro, tinham brigas discussões sobre ele, os dois trabalhavam ou só um deles, um era mais gastador e o outro mais controlado, eles contraiam muitas dívidas. Teve alguma situação pontual marcante por exemplo, o pai perdeu o emprego ou o negócio faliu e passaram por momentos de dificuldade em determinada fase.
É importante que você identifique essas situações para tomar uma consciência e a partir disso remodelar. Depois de anotar todas essas lembranças anota o seguinte: “Eu não tenho culpa de toda experiência que tive com dinheiro, meus pais também não. E tudo que passamos hoje para mim eu tomo como um lugar de força. Deixo que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Crenças limitantes estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.” Releia essa frase diariamente durante 30 dias. E sempre que surgir alguma memória ruim do dinheiro, repita o exercício.
Um outro exercício é identificar o quanto você acredita em algumas frases/conceitos que ouvimos a vida inteira e ressignificar. Vou te dar exemplos:
Dinheiro não cresce em árvore. Dinheiro é a raiz dos males. Para que juntar dinheiro se não vamos levar nada quando morrer? Para que pensar no amanhã, vamos aproveitar o hoje. Se eu parcelar de 10x não vou nem sentir. Dinheiro é para gastar mesmo. Se não for financiado não tem como comprar. Eu ganho pouco, não dá para economizar. Está na promoção, então vou levar. O futuro a Deus pertence. Só se vive uma vez. Caixão não tem gaveta. Nasci pobre, vou morrer pobre.
Primeiro você vai identificar quais dessas crenças você acredita, anota no caderno, depois você vai questionar cada uma delas, isso é verdade mesmo, de onde eu tirei isso, onde está escrito isso. E depois você vai substituir por uma crença de abundância, reescreva na frente uma crença de abundância que você vai trocar essa limitante.
Um exemplo, essa do “Dinheiro é a raiz dos males”. Pronto, supondo que essa seja uma crença que você acredita, anotou? Agora você vai questionar, isso é uma verdade, onde está escrito isso? Na Bíblia, mas lá está escrito o seguinte “o amor ao dinheiro é a raiz dos males”. O dinheiro como fim, dinheiro pelo dinheiro, ganância, então não é que se você tiver dinheiro ele vai te trazer algo ruim, é a forma como você usa. Agora você substitui por uma crença de abundância, anota na frente dinheiro pra mim significa ter paz, segurança, tranquilidade, qualidade de vida… Faz isso com todas as crenças limitantes que tiver e também releia diariamente durante 30 dias. E sempre que surgir alguma outra crença limitante nova faz o mesmo exercício.
Tem post aqui no blog te ajudando a ressignificar cada uma dessas crenças, depois leia.
Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/3XC5bdD
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S