CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO | Parte 2
Se você tem alguma ou até mesmo todas essas crenças limitantes sobre o dinheiro, a sua vida financeira é um reflexo delas, ou seja, se são crenças limitantes, seus resultados também são limitantes. Nesse post nós vamos falar sobre 5 crenças limitantes sobre o dinheiro para você identificar, questionar e substituir.
O tema finanças comportamentais para mim é o mais importante, precisamos primeiro entender essa parte para ter um relacionamento melhor com o dinheiro, para aprender de fato a ter uma vida financeira mais tranquila. Aqui no blog tem uma pasta somente com esse tema e lá tem 1 post onde eu falo sobre 10 crenças limitantes sobre o dinheiro. Esse de hoje vai ser uma continuação, será a parte 2, como se fosse uma série mesmo, nesse post vamos falar sobre mais 5 crenças limitantes sobre o dinheiro.
Falar dessas crenças limitantes sobre o dinheiro é muito importante porque são pensamentos, são verdades que aprendemos desde sempre, e que achamos que é o certo, que é a única verdade que existe. São pensamentos manada e se essas crenças forem limitantes você terá resultados cada vez mais limitantes.
O que eu ensino para os meus clientes é que primeiro precisamos identificar a crença, então se aquele pensamento, aquela verdade de alguma forma te limita, te impede de ter algo a mais é crença limitante. O segundo passo é questionar, de onde vem esse pensamento, quem falou que isso é uma verdade, será que é isso mesmo, é entender o porquê daquela crença, se ela realmente faz sentido. E o terceiro passo é substituir por uma crença de abundância, então por exemplo se eu tenho a crença de que o dinheiro é a raiz dos males eu vou substituir pela crença de que o dinheiro pode me trazer tranquilidade, paz, segurança e liberdade.
Se você acredita em alguma ou até mesmo todas essas 5 novas crenças limitantes que vamos falar hoje, faça esse exercício, esses 3 passos de identificar, questionar e substituir para aos poucos ir reprogramando essas crenças. Pode parecer que não, mas esse tipo de crença, de pensamento dita os resultados que você tem hoje, dita como hoje é a sua vida financeira, se tiver um espelho da sua vida financeira é isso que vai refletir.
A 1º crença limitante é “O futuro à Deus pertence”. Vai dizer que você nunca disse ou pensou isso? Nós como bons seres humanos que somos temos a predisposição de deixar nossa vida financeira à mercê da maré. Isso acontece porque nosso cérebro prefere o conforto, a estabilidade, onde não precisamos gastar muito a sua energia. Fomos habituados a não ter controle financeiro, não planejar nossos sonhos com antecedência e não nos preparar para o futuro. Simplesmente vamos vivendo no fluxo, deixando a vida nos levar e o futuro à Deus pertence. O futuro pode parecer muito longe, temos dificuldade de enxergar lá na frente, isso é do ser humano, só que ele está aí, batendo na porta. Hoje você é adolescente 17 anos, mas ontem estava com 12 anos, hoje se está com 25 anos, ontem estava com 18 anos, se hoje está com 35 anos ontem estava com 30 anos. O que eu quero dizer é que o futuro está logo ali, não deixa para se dar conta disso e tentar reverter as coisas quando ele chegar de fato. Essa decisão de assumir o leme do barco da sua vida financeira só depende de você, de virar e falar “eu preciso buscar melhorar minha vida financeira” ou não precisa? Está tudo certo por aí, você já é independente financeiramente?
A 2º crença limitante é “Caixão não tem gaveta”. Olha essa você já conhecia? Essa é mais nova para mim, tem pouco tempo que conheci, que ouvi essa. Se você está preocupado com o dinheiro que vai ficar, troque essa preocupação pelo dinheiro que pode fazer falta durante a sua vida, principalmente se já tiver bem vivido. Como estará sua situação? Vivendo com saúde, disposição e financeiramente bem? Aproveitando a vida? Ou dependendo de ajuda de familiares, de parentes? Se não consegue imaginar, só olhar para o lado, aposto que tem um aposentado perto de você, como é a situação dele, vale realmente a pena chegar lá na frente sem ter cuidado da minha vida financeira?
A 3º crença limitante é “Dinheiro é para gastar mesmo”. – Essa crença é muito engraçada, eu escuto muito, ainda mais dessas pessoas tem um pré conceito, elas acham que educação financeira é viver para guardar dinheiro então viram e falam com a boca toda cheia “dinheiro é para gastar mesmo”. E quem falou que não é? Rsrs. A única serventia do dinheiro é no seu uso. Dinheiro é para qualidade de vida, conforto, segurança, liberdade, tranquilidade, é para aquilo que acha que é importante para você. A questão está em como acontece esse uso. Quando utilizamos todo nosso dinheiro de forma indiscriminada e imediata, sem consciência, nos tornamos reféns dele. Ele dita nossa vida. Se amanhã por um acaso eu ficar sem ele isso vai ditar meu humor, meu sono, meu estômago, minha cabeça, meus relacionamentos. Agora se eu o utilizo na quantidade e no tempo certo, sou eu quem está no comando das rédeas. Eu quem dito o meu dinheiro e não ao contrário.
A 4º crença limitante é “Vou dar tudo aquilo que não tive para meu filho” – Essa crença com certeza, se não aconteceu com você, já ouviu alguém falando e fazendo. Já viu aquela pessoa que diz ou pensa assim “Tudo aquilo que não tive vou dar para meu filho”. Essa pessoa que viveu alguma privação na infância, alguma coisa que ela queria, mas os pais não tinham condições, quando chega na fase adulta e tem uma condição melhor, tem um trabalho, ela conscientemente ou inconscientemente declara que não passará pelas mesmas privações e dará tudo o que eu filho pedir. E não há mal nenhum nisso, a questão é como isso acontece na prática. Se ela simplesmente dá tudo e na hora que o filho a pede estará moldando uma pessoa que vai achar que tudo é muito fácil na vida e provavelmente enfrentará dificuldades na fase adulta. Agora se ela trabalha a educação financeira, mostrando como conseguirá dar aquilo que ele quer, através de um planejamento, mostrando a importância de poupar e cuidar melhor do dinheiro com certeza moldará um adulto mais consciente em relação a suas finanças.
A 5º e última crença limitante é “Só se vive uma vez”. É o que eu sempre falo, não é 100% hoje e 0% amanhã, mas também não é 100% amanhã e 0% hoje. Tem que ter o equilíbrio, precisa ser 50% hoje e 50% amanhã. Você precisa se preparar para o amanhã, poupar e investir para uma reserva financeira, para os seus objetivos e precisa também viver o hoje, se divertir sim. É por isso que tem o “se pagar”, que eu gosto tanto, que eu ensino pros meus clientes, aqui também, é para ter aquele dinheiro para fazer o quiser, para o seu lazer. Com o controle financeiro você consegue manter suas necessidades básicas e de conforto no presente. Quando a pessoa tem essa atitude de só se vive uma vez pode ser que ela esteja querendo tampar o sol com a peneira, é uma forma de se blindar, ela sabe que a vida financeira dela não está lá aquelas coisas e acaba se comportando assim para dar uma desviada. Quando se organiza, dessa forma vivendo o presente e preparando o futuro “só se vive uma vez” fica mais valorizado e poderá dizer sem peso na consciência.
Qual ou quais dessas 5 crenças limitantes sobre o dinheiro você já falou, pensou e acreditava? Porque a partir desse momento você conseguiu identificar, vai se questionar dessa forma que eu te mostrei e vai conseguir substituir por uma crença de abundância, coloca aqui para mim nos comentários, sinceridade hein!
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv