CRENÇAS LIMITANTES

10 CONCEITOS e CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO

10 CONCEITOS e CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO

Está mais que provado que os nossos pensamentos geram sentimento que geram o comportamento e consequentemente vão gerar nossos resultados. Por isso precisamos estar atentos aos conceitos e crenças limitantes que acreditamos sobre o dinheiro, pois eles influenciam diretamente os resultados que temos hoje na nossa vida financeira. Nesse artigo eu vou te contar os 10 CONCEITOS e CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO para você abolir de vez da sua vida.

Tem um experimento que é o seguinte, uma pessoa ela pode estar bem, feliz, tudo certo na sua vida, mas se ela deitar na sua cama com as luzes apagadas, numa posição fetal e ficar ali por algumas horas ela começa a ficar triste, depois de alguns dias entra em depressão. Mas isso é possível? Sim, porque a mensagem que ela está mandando para o cérebro é de que ela está mal, as suas expressões, seus gestos, o seu corpo dizem isso. Um outro exemplo ao contrário é a posição da mulher maravilha, tem empresários que antes de uma reunião de fechamento de um grande negócio vão para o banheiro e ficam nessa posição durante 2 min, onde eles começam a produzir o hormônio dopamina, que gera sensação de ação, energia, motivação.

Nós transmitimos tudo que pensamos e sentimos. Tudo que acreditamos se materializa na nossa vida. Nesse artigo aqui nós falamos sobre as crenças limitantes enraizadas que modelam os nossos resultados. Só para relembrar, crenças são tudo aquilo que acreditamos como sendo o certo, que aprendemos desde a infância com nossos pais, escolas e com a sociedade até hoje de forma repetitiva ou de forma traumática.

Vou te contar agora sobre os 10 conceitos, frases e crenças limitantes enraizadas sobre o dinheiro e eu quero que a partir de hoje você comece a reprogramar e como fazemos isso? Primeiro questiona, esse conceito faz sentido? E na sequência substitui a crença limitante por uma de abundância.

 1º – Dinheiro não cresce em árvore – Essa daqui é batata, quando você escuta o que te vem a memória?  Nossos pais rsrs! Na infância, quando chegávamos para eles e dizia “pai, mãe compra isso? “eu quero isso” e o que eles prontamente respondiam: está achando que dinheiro cresce, dá em árvore, menina? A reflexão que precisamos fazer é a seguinte, na época dos nossos pais, avós, os tempos eram bem mais difíceis, muitos moravam nas roças, aquele trabalho muito braçal, então o dinheiro era muito suado e as condições não eram as melhores. Devido até mesmo ao fator histórico, nessa fase a preocupação máxima era comer. Quando olhamos para os tempos de hoje, ainda sim existe muito trabalho suado, mas hoje com o acesso que temos e mais oportunidade, a ideia é trabalhar mais com a cabeça e colocar o dinheiro para trabalhar para nós.

2º – Dinheiro é a raiz dos males – na bíblia diz que é “o amor ao dinheiro”, o dinheiro como fim e não somente como um meio. Se você utilizar ele para fins ruins é claro que vai colher coisas ruins. As pessoas que acreditam fielmente nisso, inconscientemente afastam o dinheiro delas, pois acha que se tiver dinheiro isso vai trazer coisas ruins para ela, que o dinheiro é sujo, de pessoas gananciosas. E como que a gente faz para substituir essa crença? Associando o dinheiro como um meio mesmo, o que ele pode te proporcionar, como qualidade de vida, experiências, mais tempo com a família.

3º – Para que juntar dinheiro se não vamos levar nada quando morrer? – O que eu mais penso quando eu escuto essa frase, não é nem no “pós-morte”, no que será feito com o dinheiro que ficar, mas é a falta dele ou a forma como utilizamos entre o período que estamos hoje até o acontecimento de fato. Como vou viver, em qual situação vou estar? Dependendo de ajuda de familiares, de parentes? Se você tem essa crença muito forte, você pode reprogramá-la associando ao que o dinheiro vai fazer por você enquanto estiver vivo e o que ele pode fazer pelas pessoas que vão me suceder. E aqui está um ponto muito importante, precisamos ensinar nossos filhos para que eles saibam cuidar. Agora se você não quiser deixar para os filhos (acontece muito), doa para caridade. De qualquer forma as probabilidades são melhores quando você cuida melhor do dinheiro.

4º – Para que pensar no amanhã, vamos aproveitar o hoje – Acontece que o amanhã está aí. Nós achamos que está tudo muito longe, mas não, o tempo está voando. A ideia é o seguinte, quando a gente se educa financeiramente não significa que você vai deixar de fazer o que você gosta para viver pensando no futuro, pelo contrário, nós precisamos alimentar o nosso “eu ancestral”. Tudo é equilíbrio, você pensar no futuro vivendo o presente. Só não dá p viver como se não houvesse o amanhã.

5º – Eu trabalhei para isso, mereço gastar – Essa crença é muito usada para justificar muitas das vezes compras por impulso, desnecessárias, com exagero e sem ou com fundamento distorcido. Nós trabalhamos para poder e devemos aproveitar a vida hoje. Mas, como será o seu amanhã se isso for uma máxima? Nesse mundo do imediatismo como anda sua consciência? Será que vamos ter que pagar para ver para entender que precisamos cuidar melhor do nosso futuro? Olhe ao seu redor, como os seus parentes aposentados vivem hoje? É uma vida digna merecida de tanto trabalho durante a vida toda? Você trabalha para merecer uma vida melhor hoje e sempre!

6º – Eu ganho pouco, não dá para economizar – Essa é uma das crenças que mais escuto, mas quando fazemos o processo 90% descobre que não é esse “o problema”. O que acontece é que muitas das vezes não conhecemos as nossas finanças, não sabemos o que podemos ou não fazer(comprar). Quando você não tem essa visão, o dinheiro passa por você e vai, afinal de contas se ele não tem um destino, qualquer um serve. Agora se você realmente faz milagre com o que ganha, não tem outra forma, precisamos fazer mais dinheiro como por exemplo com a renda extra ou agregar valor para receber uma promoção.

7º – Está na promoção, então vou levar – Quem tem essa crença, eu quero que comece a pensar o seguinte: “se não tivesse na promoção eu levaria?”, “eu estou levando por vontade ou por necessidade?”, “isso estava programado?”. Se sim ótimo, nesse caso uma promoção é muito bem-vinda. Agora se você respondeu “não” para todas essas perguntas, quero que reflita também o seguinte, a mídia, as redes sociais, as empresas elas trabalham com esses gatilhos da promoção porque eles acionam uma parte do nosso cérebro onde fazemos sem pensar, sem raciocinar, sem analisar, caímos no piloto automático. Afinal de contas promoção remete a comprar algo “mais barato”, uma certa com vantagem. Então nesse caso, para mudar esse hábito, diante de uma promoção precisamos parar e analisar. Nós somos seres pensantes, não podemos nos deixar virar bonecos manipulados pelo sistema. Você precisa assumir esse comando no controle e não ser controlado. Diante disso me responda, você é controlado pelo sistema ou você é quem manda na parada?

8º – Nasci pobre, vou morrer pobre – Essa crença é muito forte e uma das mais delicadas. A reflexão que eu quero trazer aqui é a seguinte, existe uma pesquisa que diz que 80% dos ricos são de primeira geração, ou seja, a cada 100 milionários, apenas 20 são oriundos de famílias ricas, os outros 80 fizeram sua fortuna do nada. A verdade é que existem realidades e realidades, mas se você está insatisfeito com sua condição, reflita sobre esse ponto.

9º – Se não for financiado não tem como comprar – A sociedade ensinou isso porque para ela é mais vantajoso, onde ganha 3, 4 x mais com isso. Por exemplo, se você financiar uma casa vai ter daqui a 30 anos, agora se ela te ensinasse desde cedo a poupar e investir, começaria aos 18 anos no início da sua vida profissional e aos 30 anos você teria sua casa.

10º – Se eu parcelar de 10x não vou nem sentir – Vamos supor que você tenha comprado um produto dividido de 10x que cabe dentro da parte de despesas do seu orçamento. Do ponto de vista metodológico está correto. Só que eu quero que você lembre sempre da questão comportamental. Quando temos o costume de comprar tudo parcelado, estamos mandando uma mensagem para nosso cérebro de que somos escassos, “eu só consigo comprar algo se parcelar”. Agora se você planejar, poupar todos os meses, comprar à vista e ainda ganhar um desconto, você manda outra mensagem que é “eu sou abundante”, entende a diferença?

A partir de agora, todas as vezes que escutar uma dessas frases ou você mesmo pensar, lembra que são crenças limitantes e substitua imediatamente por uma crença de abundância. Ou se você escutar qualquer outra que não seja essas, faça a mesma coisa, questione e vá atrás do verdadeiro sentido.

👇Me conta aqui nos comentários, qual desses 10 conceitos e crenças limitantes sobre o dinheiro você acreditava? Porque a partir de hoje você vai abolir da sua vida.

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

📚LIVROS QUE INDICO:

Pai rico Pai Pobre: https://amzn.to/3gyGTLT

Os Segredos da mente milionária: https://amzn.to/3vxlas3

Quem pensa enriquece: https://amzn.to/2TDMwzE

Quero ficar rico (Rafael Seabra): https://amzn.to/3wzfIX7

Me poupe (Nathalia Arcuri): https://amzn.to/3q7OZOL

O Poder da Ação (Paulo Vieira): https://amzn.to/2TGGL3U

Fator de enriquecimento (Paulo Vieira): https://amzn.to/3wyA2rq

Casais inteligentes enriquecem juntos: https://amzn.to/2U8qZz3

O Jeito Harvard de Ser Feliz: https://amzn.to/3gyYvY9

Mindset: https://amzn.to/3q1p8Ic

Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso: https://amzn.to/3gyJhSR

Decifre e influencie pessoas: https://amzn.to/3q5qWAg

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: @kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *