Como ESCOLHER a CORRETORA para investir?
Como escolher a corretora para investir? “Corre… o que Kelly?” Corretora de valores que chama, é através de uma corretora de valores que você consegue fazer os seus investimentos. A corretora é como se fosse uma prateleira, onde tem disponíveis os investimentos para você ir lá escolher e comprar, investir. Ela funciona como uma intermediadora, é uma ponte entre você e o investimento. Vamos conhecer como funcionam as corretoras de valores para você saber como escolher a sua?
“Kelly, mas eu achava que eu fazia os investimentos pelo banco mesmo”, sim tem como fazer pelo banco, só que no banco é como se tivesse só uma prateleira, geralmente são só produtos deles, são poucos produtos, não tem uma variedade, ultimamente até que melhorou, mas ainda sim é bem restrito. Até porque essa não é a finalidade do banco, o maior portfólio de um banco é emprestar dinheiro.
Já as corretoras de valores não, a finalidade é ser uma plataforma de investimentos, essa é a principal função delas. E hoje a grande questão, a grande dúvida é através de qual corretora de valores investir meu dinheiro, as mais conhecidas são Nuinvest, Rico, XP, Clear, Órama, Modal, Toro.
Todas elas são parecidas com o banco, você vai lá abre uma conta, tudo online, digital, transfere o dinheiro para essa conta e faz o investimento. A maioria não cobra taxa para abertura de conta, acredito até que todas estejam assim, pelo menos as mais conhecidas.
Em relação as taxas para investir, taxa de corretagem, que é uma taxa cobrada na compra e na venda de um investimento. A maioria também não cobra para investir nos investimentos da renda fixa, já nos de renda variável tem que verificar.
Vamos pesquisar de algumas, é só você jogar no google “taxa de corretagem + nome da corretora de valores”.
Esse abaixo é da Nuinvest, como pode ver, não cobra taxa de corretagem para os seguintes investimentos:
Vamos agora ver da Rico:
Esse agora é da XP, você vai observar que para ações cobra taxa de corretagem:
Um ponto muito importante é você analisar as opções de investimentos, as prateleiras, se tem muitas prateleiras, muitas opções. Eu já vi corretora de valores que um tipo de investimento não tinha nenhuma opção, eu tenho uma cliente que tinha conta na Modal quando a gente foi procurar CDB lá dentro não tinha.
A corretora de valores que eu uso é a Nuinvest, antiga Easynvest que foi comprada pela Nubank. Vou mostrar as opções:
Quanto mais opções tem, mais você consegue comparar, qual está oferecendo mais rentabilidade, a qualidade dos produtos. Dá uma olhada também se o ambiente da plataforma te agrada, se não é muito poluído, confuso, muitas informações, se é fácil e prático de investir.
Uma coisa também que eu acho que poucos olham é a questão do atendimento. Verifica se tem chat humano, e-mail para resolver caso tenha algum problema, alguma dúvida. Faça testes, chama no chat, manda e-mail para ver como vão responder, tempo de resposta, se você vai ter resposta. Verifica no “Reclame aqui” como estão as notas de avaliação, as reclamações que aparecem, como eles procedem.
Uma dúvida que surge muito é “Kelly e se a corretora quebrar, falir?” O seu dinheiro não está na corretora ela foi só a ponte, o seu dinheiro foi investido, se foi título público ele foi pro governo, se foi título privado foi pros bancos, se você investiu em fundo imobiliário foi pra aquele fundo, se foi ações foi para as empresas.
Agora uma coisa muito importante, que eu já vi acontecer, da pessoa achar que só de transferir o dinheiro para o corretora já está investido, já está feito o investimento, não. E se isso acontece, você transfere o seu dinheiro pra lá e não investe, primeiro, ele fica parado lá na conta, aí sim, além de estar parado não está investido crescendo e se a corretora falir aquele dinheiro você perde, porque não está protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
No site do Tesouro direto tem o ranking que sai mensalmente das corretoras e bancos: https://www.tesourodireto.com.br/conheca/bancos-e-corretoras.htm
Dependendo da corretora de valores que achar, se não for muito conhecida dá uma pesquisada no site do banco central para saber se essa é uma instituição regularizada. https://www.bcb.gov.br/meubc/encontreinstituicao
Hoje não tem muito mais segredo para escolher uma corretora de valores, é mais no dia a dia mesmo, caso não goste e queira mudar é só solicitar a portabilidade de custódia para a corretora que deseja. Eu até então estou na mesma corretora desde quando comecei a investir em 2015, eu nunca tive nenhum problema maior que me fizesse querer trocar de corretora de valores.
Tem alguma outra dúvida relacionada a corretora de valores?
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt
Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S