Mesmo me organizando a CONTA NÃO FECHA!
Mesmo me organizando a conta não fecha! Quando eu faço a mentoria de Educação financeira com meus clientes podemos chegar nesse diagnóstico, mesmo se organizando financeiramente, fazendo controle financeiro, economizando, a conta não fecha, não sobra dinheiro e muitas das vezes também acaba até passando porque as despesas estão maiores que a renda. Nesse caso precisamos adotar mais uma estratégia que é fazer mais dinheiro e uma das formas é a renda extra.
Quando começamos a nos organizar financeiramente e fazemos o controle financeiro, definimos como será distribuído o nosso dinheiro entre o “se pagar”, reserva financeira, objetivos e despesas. Quem tem dívidas também tem uma parte que vai para adiantá-las. Esses são os principais itens que contemplam o nosso controle financeiro.
Só que a forma que aprendemos e sempre tivemos como hábito foi somente ter um item desses que são as despesas. Hoje você recebe a sua renda e fica praticamente tudo para despesas. Então quando vamos nos organizar e distribuir entre esses outros itens que falei, a maioria das vezes sempre fica faltando dinheiro, ficamos no negativo.
O 1º caminho que temos é verificar despesa a despesa, o que é possível readequar, reduzir, retirar, que são os 3R’s das finanças. Definimos limites para as despesas variáveis como supermercado, combustível. Deixamos os dinheiros separados de cada item para não ficar tudo num lugar só, numa conta só e você perder o controle, enfim tem várias estratégias para organização financeira aqui.
Só que mesmo fazendo tudo isso, pode ser que a conta não fecha. A pessoa consegue reduzir e economizar, só que muitas das vezes não é suficiente. Essas pessoas podem ter uma dívida que compromete 30% ou até mais da renda. Eu tenho cliente que as dívidas comprometem 65% da renda. Eu tenho cliente que mora sozinha que a renda para alguém que mora sozinha não dá para bancar, não é suficiente. Eu tenho cliente que foi morar numa cidade de custo de vida mais alto e a renda também não é compatível com o custo de vida. Tenho cliente que tem empregada doméstica, personal trainer e a renda também não é suficiente para esse padrão vida. Tem cliente que tinha uma renda mais alta, foi mandado embora e agora tem um salário mínimo, então acaba pesando. Pode acontecer de esbarrarmos nessa questão, de mesmo se organizando a conta não fechar.
Nesse caso precisamos ir para o 2º caminho que é fazer mais dinheiro, não tem como a conta fechar, é preciso ter uma renda extra para complementar no mês. Tem também e é importante você focar em receber uma promoção, em crescer no seu local de trabalho ou até mesmo buscar outras oportunidades, mas pode ser que essa forma demore um pouco mais, de imediato a renda extra pode ser a saída.
Agora uma dica importante, o valor de renda extra que tiver não junta a princípio com a sua renda normal do mês, porque como a gente distribui o nosso em dinheiro em porcentagens, a renda extra vai acabar diluindo e não vai fazer nem cosquinha. Por exemplo, lá no seu controle financeiro está faltando 1.000 reais, então se fez renda extra de 1.000 reais você vai pegar para complementar, não junta com a renda principal porque se não vai redistribuir e vai continuar faltando.
O que pode acontecer é que fazer renda extra pode ser um empecilho, ao invés de ser a solução. A pessoa não sabe por onde começar, ter que sair da sua zona de conforto e ter um segundo trabalho além do principal, fora se tem uma família, filhos, saúde, casa para cuidar, acaba não sendo nada fácil. A questão é sempre pensar que isso é temporário e quais serão os benefícios desse seu esforço. Nem todos os dias estaremos motivados, para esses dias os únicos remédios que sobram é a disciplina, persistência e você sempre lembrar do porquê está fazendo aquilo. Não é questão de se castigar, mas é algo que precisa ser feito se realmente quer mudar e melhorar sua vida financeira.
Uma dica interessante é começar por uma renda extra com algo que goste, que leva jeito, para não ser tão pesado nesse início. Na internet vários exemplo, e tem opções de renda extra tanto físicas quanto digitais. Agora, toma cuidado, para não cair em golpes de dinheiro rápido e fácil, e uma solução virar pesadelo.
Hoje muitas pessoas já adquiriram isso como hábito, de realmente ter essa 2º fonte de renda e não contar somente com a do trabalho principal, tem pessoas que se descobrem fazendo uma renda extra e acaba virando seu trabalho principal. Às vezes a pessoa nem precisaria fazer renda extra, a conta está fechando, mas ela quer um a mais, tem objetivos e quer juntar mais dinheiro, então não é só para pessoas que realmente precisam.
Agora, um ponto muito importante, você precisa se organizar primeiro, fazer essa primeira estratégia. Não é do nada falar “ah o que eu ganho não é suficiente”, você vai se matar de fazer renda extra e a conta vai continuar não fechando.
Faça o dever de casa primeiro, se organize financeiramente, aqui no blog tem uma pasta só com organização financeira e tem uma com dicas. Se de tudo for necessário fazer a renda extra, volta aqui e me conta o que você começou a fazer, se te ajudou a complementar sua renda e a conta enfim passou a fechar.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv
Link permanente
Link permanente