Estratégia de SE COMPROMETER por 6 MESES para melhorar sua vida financeira
Uma estratégia para melhorar sua vida financeira é se comprometer por 6 meses a fazer o que precisa ser feito, exatamente porque quando criamos a consciência de que precisamos e queremos melhorar nossa vida financeira e começamos a colocar a prática podemos encontrar algumas dificuldades no caminho. Esse tempo de se comprometer por 6 meses é um tempo que depois de vivenciar com meus clientes eu considero bem interessante para conseguir ter resultados na nossa vida financeira.
Pensa comigo, você sempre fez de um jeito e agora precisa fazer de outro, mudar o jeito de fazer, lá no seu trabalho uma atividade que sempre fez de uma maneira aí chega seu chefe dizendo que agora terá que ser de outra maneira, vai ser um incômodo não vai? Se for algo na sua vida pessoal como por exemplo fazer atividade física, você vai dar uma empurrada com a barriga, “amanhã eu começo”, “ah tá frio”, “ah tá chovendo”, “ah tá quente”, “mês que vem eu começo”. Isso não acontece só com você, isso acontece comigo, com todo mundo.
Instintivamente o nosso cérebro rejeita qualquer coisa nova, mesmo sendo algo bom, pode reparar, dá um friozinho na barriga, você começa a se fazer umas perguntas. Agora se for algo novo que até então não nos agrada nem um pouco, aí nem se fala, naturalmente vamos procrastinar. Isso acontece exatamente porque nosso cérebro busca economizar energia para uma situação pontual que possa acontecer e você precisar dele, o restante ele quer deixar do automático, onde não gasta energia. Qualquer coisa de novo que apareça para fazer, que foge do automático, pode saber você vai querer dar uma procrastinada.
É por isso que quando começamos a nos organizar financeiramente pode não ser tão simples e fácil, exatamente porque precisamos começar a fazer várias coisas novas. Até nosso cérebro entender que aquilo que estamos fazendo é algo que vai fazer parte da nossa vida dali pra frente, pode demorar. Você já ouviu falar, tem a teoria de que um hábito se constrói em 21 dias, 66 dias, 254 dias. Eu acredito por mim mesmo e acompanhando meus clientes que é complicado definir um tempo certo, padrão para todo mundo, por que? Cada pessoa é de um jeito, cada novo hábito tem a sua complexidade, tem uns que são mais simples para implantar outros são mais difíceis. Depende muito da motivação, o que te faz realmente querer criar aquele hábito, enfim não é tão simples assim.
Só que diante dessas vivências com meus clientes eu cheguei num tempo médio que é possível criarmos um hábito. Tem pessoas que conseguem antes e tem pessoas que demoram mais, igual eu falei, mas esse tempo eu considero bem interessante que são 6 meses. Você pegar e fazer algo durante 6 meses, tem grandes chances de criar um novo hábito.
“Então beleza Kelly, eu vou começar a me organizar financeiramente e eu vou me comprometer por 6 meses”. O 1º ponto é esse, você acabou de dizer, você vai se comprometer, assumir um compromisso consigo mesmo, escreve num papel, um termo de compromisso “eu fulano de tal, me comprometo a buscar a educação financeira e colocar em prática durante 6 meses para melhorar minha vida financeira”. De forma consistente, faça chuva, faça sol, gostando ou não gostando, achando difícil, incomodado, desanimado, sem vontade, com preguiça, cansado, mas fazendo assim mesmo.
2º escreve o porquê, os motivos de você querer criar esse novo hábito, “eu vou fazer isso porque quero voltar a dormir tranquilo, quero ter mais segurança para mim e para minha família, quero voltar a ter um relacionamento saudável com meu marido ou esposa, quero alcançar meus sonhos x, y e z”. Só um detalhe aqui muito importante, coloca o que quer, não o que não quer, por exemplo, você não vai colocar “para não brigar mais com meu marido”. Já tem post aqui falando sobre essas afirmações na negativo, parece bobo, mas é muito importante.
3º escolha alguém da sua confiança, aquela pessoa que pode contar com ela, que acrescenta na sua vida e de preferência mais perto de você. Você vai contar para essa pessoa dessa sua nova decisão, desse novo hábito. Essa pessoa nos seus momentos de fraqueza vai te ajudar a lembrar dos motivos pelo qual está fazendo isso. E outra coisa também muito importante, nós mesmos não conseguimos identificar a nossa evolução, os nossos pequenos passos, exatamente porque no início eles costumam realmente ser pequenos, ainda mais que somos nós que estamos imersos naquilo, tomando pancada para fazer. O que acontece é que a gente só vê coisas ruins, ter essa pessoa junto com você para te ajudar a identificar a sua evolução é muito importante.
Por isso tem que saber muito bem qual será essa pessoa, porque se não pode atrapalhar sua caminhada. E infelizmente acontece muito, as pessoas me procuram muito porque às vezes estão sozinhas, as pessoas próximas não estão nada alinhadas com esse propósito quanto mais ajudar quem decide dar esse passo, então ter um mentor é essencial para ser essa pessoa.
Ah e é claro, essa estratégia de se comprometer por 6 meses você pode utilizar para qualquer hábito que queira criar, não só para sua vida financeira. Assim que começar me manda aqui nos comentários, no meio do percurso se quiser me mandar uma mensagem vou estar do seu lado.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M