COMPRAR PARCELADO

Que mal tem COMPRAR PARCELADO?

Que mal tem COMPRAR PARCELADO

“Que mal tem comprar parcelado? Temos essa facilidade, por que não usar?”. A questão não é comprar parcelado ou não, mas a forma como faz, a forma como compra parcelado.

Existem várias estratégias que são utilizadas para fazer você tomar uma decisão de compra num impulso, na emoção, sem pensar, sem raciocinar. Aqui no blog já tem post falando sobre isso. Nesse post aqui vou te mostrar sobre uma específica que talvez nem perceba e que caia direto nela, que envolve a estratégia do parcelamento, comprar parcelado.

Uma delas é quando colocam o preço da parcela bem grande e a quantidade de parcelas ao lado bem pequeno. Nesse momento o que acontece, o nosso cérebro grava somente aquele valor, o da parcela e não o valor total que é quando multiplicamos pelas parcelas.

Na prática funciona assim, se você vê uma blusa com parcela de 25,00 escrito maior e ao lado bem pequeno 5x, inconscientemente o seu cérebro interpreta o seguinte “ah essa blusa vale 25,00, com certeza dá para eu comprar, valor super acessível”. Agora se coloca em campo a sua consciência, e deixa ela fazer o trabalho dela, você vai lá e multiplica pelos 5, e aí o que acontece “nossa essa blusa não vale 125,00”, ou mesmo que valha, assim vai conseguir tomar a melhor decisão de forma consciente, se compra ou não. Nessa hora raciocinaria e colocaria na balança para saber se realmente vale a pena ou não aquela compra.

Parece bobo, mas o fato de ver aquele valor total, você para e pensa “nossa é muita coisa, muito caro, não dá” e acaba desistindo da tal compra que pode ser que realmente não seria um bom negócio. Ou melhor ainda, pensaria da seguinte forma, “beleza eu preciso disso, eu quero então vou me organizar e planejar para comprar”.

Outra coisa também que eu vejo acontecer muito, compras de supermercado sendo parceladas. Sabe aquela compra geralzona do mês, o caixa sempre pergunta “você vai querer dividir?” e muitas pessoas dividem de 2, 3x. Se for uma compra de 600,00, o seu cérebro já entra em ação “Se for de 2x, ah 300 dá para eu pagar, blz vou dividir”. Se vai fazer outra compra geralzona só daqui a 2 meses então pode ser que faça sentido, agora se mês que vem vai voltar e fazer outra compra geralzona, teremos 600 todos os meses, e aí pode ser que comece a virar uma bola de neve também só de supermercado. Eu tenho cliente nessa situação, são várias compras parceladas de 2, 3x e às vezes são valores pequenos, nem sempre são valores grandes. É o poder que tem essa questão do parcelamento. É uma facilidade sem fim que o nosso cérebro capta se não racionalizamos essas compras. Me conta aqui nos comentários, sinceridade hein, você costuma prestar atenção nesses detalhes na hora da decisão de uma compra?

Esse hábito de parcelar, sim, muitas pessoas fazem porque até então é a única forma que elas conhecem e conseguem fazer, mas também porque as pessoas criaram o hábito de parcelar tudo, desde as coisas com valores mais altos que faz algum sentido até coisas com valores menores. Uma cliente minha que tem uma loja, me contou que uma vez quando ela colocou tudo na loja de 10x, uma cliente foi lá e pegou uma blusa de 40,00 dividida de 10x, não era uma pessoa que necessitava que fosse dessa maneira, foi meio que no automático, a facilidade do parcelado de 10x. Outro dia foi uma cliente que disse que comprou um vestido de 80,00 parcelado de 10x, sendo que ela poderia ter pago à vista. Ela ficaria 10 meses pagando 8,00 ao invés de ficar livre daquela despesa de uma vez só, e foi o que a gente fez, ela adiantou as parcelas e terminou aquela despesa.

Tudo isso parece óbvio, mas não, no momento ali não é isso que acontece, muitas pessoas não fazem dessa maneira, deixando por conta do nosso cérebro emocional, imediatista e aí de parcela em parcela que comprometemos nosso dinheiro.

E talvez o mais importante, eu já comentei isso aqui, quando você tem o costume, hábito de sempre comprar tudo parcelado, “ah Kelly mas eu só divido de 3x”, a questão não é quantidade de x e sim parcelar sempre tudo. Dessa forma está mandando uma mensagem para seu cérebro de escassez, “eu só consigo comprar, adquiri algo se parcelar, se dividir no cartão de crédito”, então seus resultados serão cada vez mais escassos.

Agora se você se organizar financeiramente com as dicas desse blog, se programar e planejar para realizar essas compras, não é deixar de comprar, mas comprar de forma planejada vai mandar outra mensagem pro seu cérebro, que é organizado, educado financeiramente, entende a diferença?

E olha que legal, em alguns casos o parcelamento pode sim ser interessante, que é quando você tem o valor total da compra e não vai ter nenhum desconto à vista, se investir esse dinheiro ele pode te render o valor para pagar as parcelas. Está vendo, é esse nível que temos que caminhar. O que eu quero você entenda, é que não tem certo, nem errado, o que importa é a forma como a gente faz.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *