CÉREBRO CONSCIENTE E CÉREBRO SUBCONSCIENTE

Cérebro CONSCIENTE e cérebro SUBCONSCIENTE

Cérebro CONSCIENTE e cérebro SUBCONSCIENTE

Você sabia que o nosso cérebro é dividido em cérebro consciente e cérebro subconsciente? Sabe quando diz assim “Eu não vou mais gastar com isso” e está lá você gastando? Ou então ”A partir de hoje vou guardar dinheiro” e nunca consegue? Isso acontece exatamente porque seu comportamento não é reflexo do que você fala, ou seja, do seu cérebro consciente e sim do que sempre fez, ou seja, do seu cérebro subconsciente.

Cérebro consciente e subconsciente

Não é dessa forma(foto acima), mas didaticamente para facilitar o entendimento nós dividimos o nosso cérebro em 2 partes, cérebro consciente(lado azul) e cérebro subconsciente(lado vermelho). O cérebro consciente é o responsável por tudo aquilo que a gente fala, vê, ouve. E o cérebro subconsciente é o responsável pelo que a gente entende e absorve do cérebro consciente. Ou seja, você fala uma coisa, faz algo, mas o que aquilo significou para você que vai ficar gravado no seu subconsciente.

Diante disso, você acha que o nosso comportamento hoje é reflexo do nosso cérebro consciente ou do subconsciente? Responde para mim nos comentários. Se respondeu cérebro subconsciente, é isso. Quer ver uns exemplos, já viu aquela pessoa que vira e fala assim ou até mesmo “Eu nunca mais vou fazer isso” e está lá fazendo, “Eu não vou mais gastar dinheiro com isso” e está lá gastando, “A partir de hoje eu vou juntar dinheiro” e nunca consegue.

Ou seja, o nosso comportamento não é proveniente do que queremos, do que falamos e sim do que está gravado no nosso subconsciente, da forma que sempre fizemos. Já existe um padrão de comportamento instalado. O nosso cérebro é como se fosse um computador, tudo que você faz, fala, ouve, vê, ele está gravando, só que ele grava o que aquilo significou para você. O ato de falar e querer é no consciente, só que o subconsciente que prevalece.

Se você tem crenças limitantes sobre o dinheiro terá uma vida financeira limitante. Se nunca se organizou financeiramente, não procura fazer um controle financeiro, cuidar melhor do dinheiro, o que fica gravado no seu cérebro subconsciente é que você é uma pessoa sem organização financeira então não prospera. Se sempre recorre as dívidas, divide tudo no cartão de crédito a mensagem que o seu cérebro grava é que você é escasso financeiramente, só consegue adquirir algo se for através de dívidas e parcelamentos. Se hoje ganhar na loteria vai utilizar o dinheiro do mesmo jeito que faz com 1 mil reais.

Acontece também muito de assim que uma pessoa termina uma dívida, ela acaba fazendo outra. “Como assim Kelly, eu não vou fazer outra dívida”. Vai, porque esse é um padrão já programado no seu subconsciente. Quer ver, vamos pegar de exemplo o cartão de crédito que é mais comum ainda, você vira e fala assim, “hum… a partir do mês que vem minha fatura vai começar a vir baixinha, aí sim vou começar a me organizar” e o que você faz? Novas compras fazendo com que a fatura volte a ser a mesma coisa.

O nosso cérebro subconsciente cumpre as ordens recebidas baseadas no que o cérebro consciente acredita e aceita como verdade, ele não distingue o que é certo e errado, ele só acata. Se você sempre diz e age como não tenho dinheiro, nada dá certo, nunca sobra dinheiro, compra no impulso, eu ganho pouco, o seu subconsciente só reforçará essas suas crenças materializando os seus resultados.

Você entender essa diferença do cérebro consciente e do subconsciente não é só para a vida financeira, mas para todas as áreas da sua vida. Inclusive experiências impactantes e repetidas ao longo da nossa vida. Quanto mais carga emocional tem mais o nosso cérebro subconsciente grava interferindo diretamente nas nossas atitudes, moldando como percebemos, compreendemos e enxergamos as coisas.

O nosso subconsciente também é modelado não só através desses comportamentos que repetimos, mas também de pensamentos. No livro “O poder do subconsciente” do Dr. Joseph Murphy ele faz a seguinte analogia, você é um jardineiro e planta sementes(pensamentos) em seu subconsciente o tempo inteiro. Por essa razão é essencial que você tome cuidado com todos os pensamentos, a fim de ter apenas situações ou condições desejáveis. Aquilo que semeia no seu subconsciente é que o vai colher no corpo e no ambiente externo.

Para melhorar nossa vida financeira precisamos remodelar o nosso subconsciente, precisamos atualizar essa programação no nosso computador que é o cérebro. E para fazer isso precisamos da educação financeira, quando começa a cuidar da sua vida financeira, faz um controle financeiro, começa a montar a sua reserva financeira, planeja e investe com antecedência para os seus objetivos você começa a mandar outras mensagens para o cérebro, começa a substituir o seu padrão de comportamento que vai passar a ser de organizado financeiramente, educado financeiramente.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *