CASOS REAIS de Organização Financeira
Hoje eu resolvi trazer casos reais de Organização Financeira para te inspirar, para você conseguir ver que é possível. Não precisamos chegar no fundo do poço para buscar a organização financeira, ela está presente no nosso o dia a dia, faz parte da nossa vida e afeta todas as áreas da nossa vida.
Vou te mostrar a realidade de quem conseguiu se organizar financeiramente, são casos reais de como a educação e organização financeira transformaram a vida dessas pessoas. E a ideia é realmente te inspirar, para se caso você ainda tem dúvidas se deve ou não buscar a organização financeira.
Eu resolvi trazer esses casos reais, primeiro porque muitas pessoas não entendem na prática o que é a organização financeira, pelo nome já falam “ah eu não sou organizado, então não tem nem como fazer isso”. E o outro ponto é que a pessoa acha que precisa buscar a organização financeira só quando tem um problema grande, uma dívida, uma bola de neve de dívidas, aí sim elas vão buscar ajuda. Quando na verdade a organização financeira faz parte da nossa vida, do dia a dia, de como você lida com o dinheiro.
Eu vou te mostrar como era a vida dessa pessoa e como ficou depois do processo de organização financeira. E eu vou mostrar com os dados, números, só o nome que eu não vou mostrar, para não ser antiético. Lá no meu instagram, no meu linkedin eu já publiquei esses casos reais e eles foram autorizados pelos donos das histórias, que são meus clientes.
Eu vou trazer aqui 3 casos reais, o 3º e último caso é o que mais se aproxima da realidade da maioria das pessoas e tem muita emoção envolvida nele, que é quando você percebe que não é sobre número, sobre dinheiro em si, mas como isso tudo impacta em todas as áreas da nossa vida.
1º caso real de Organização Financeira
Nesse caso real podemos observar que mesmo com dívidas conseguimos mantê-las sob controle e adiantá-las, terminar antes do prazo, tirar um peso das costas. E conseguimos planejar o que fazer com as rendas extras que recebemos ao longo do ano como por exemplo 13º, participações de lucros de empresas, bonificações, onde muitas das vezes soma um valor bem alto e não sabemos como e onde foi parar.
Como era: Renda mensal: 2.300,00; Sem controle mensal (1.924,65 com despesas extras parceladas); Sem reserva financeira; Uma dívida com término em jun/26; 11 sonhos sem estarem transformados em objetivos.
O que foi feito: Implementamos o modelo de controle financeiro “Sufoco”: 10% se pagar, 10% reserva, 20% dívidas e 60% despesas; Fizemos o planejamento para quitar as dívidas com prazo de jun/26 para fev/23 para na 2º etapa fazermos o planejamento de todos os seus sonhos. Fizemos o planejamento de rendas extras que recebia ao longo do ano e” não sabia para onde ia”. Um valor total em torno de 15.000. Fizemos o planejamento para atingir o valor total da sua reserva financeira em 2025 considerando os aportes extras anuais que sobra após o planejamento, em torno de 5.000.
Como ficou: Iniciamos o processo com 791,94 negativo. No primeiro mês já fizemos ajustes, planejamos adiantar as despesas parceladas ficando com o controle mensal positivo; A dívida com prazo de término para daqui a 5 anos, em menos de 2 anos vamos conseguir quitá-la; Durante o processo conseguiu perceber que algumas despesas não faziam parte da sua realidade e realizou o cancelamento.
Situação adversa: Durante o processo foi preciso fazer a simulação do seu controle financeiro mensal caso sua renda viesse a diminuir devido a mudança de horários do seu trabalho. E com o planejamento concluímos que conseguiria se readequar com o novo salário.
Depoimento Cliente: “Ter total controle de suas finanças, visão, saber onde aplicar, reservas, independência financeira, inteligência para administrar minhas finanças, tudo isso a Kelly me ajudou assimilar e aplicar no meu dia a dia de forma simples e objetiva”.
Conclusão: Como não tivemos educação financeira consequentemente contraímos dívidas como financiamentos e empréstimos. Contudo, quando realizamos a organização financeira conseguimos adequar nossa realidade e amenizar o peso da dívida ao adiantar sua quitação.
2º caso real de Organização Financeira
Nesse caso real conseguimos potencializar os resultados na vida financeira, realizando a organização, priorizando um dos objetivos que tinha uma real necessidade de ocorrer em curto prazo, planejando completar a reserva financeira e potencializamos o dinheiro poupado com opções melhores de investimentos.
Como era: Renda mensal: 3.640,00; Sem controle financeiro mensal; 39% da reserva financeira feita; Sonhos sem estarem transformados em objetivos, um deles de curto prazo (1 ano).
O que foi feito: Implementamos o modelo de controle financeiro “Organização”: 10% se pagar, 10% reserva, 20% objetivos e 60% despesas; Fizemos o planejamento de rendas extras que recebia ao longo do ano e ” não sabia para onde ia”. Um valor total em torno de 15.000,00. Fizemos o planejamento para atingir o valor total da sua reserva financeira em 2025, podendo atingir antes considerando os aportes extras anuais que sobra após o planejamento, em torno de 9.000,00; Fizemos a simulação do seu controle financeiro caso sua renda venha a alterar devido a mudança de escala de trabalho.
Como ficou: Iniciamos o processo com 192,20 negativos. No primeiro mês com os ajustes, ficamos com o controle mensal positivo; Um dos objetivos que era médio prazo, devido a sua necessidade conseguimos priorizar colocando como curto prazo; Adquirido conhecimento de opções de aplicações mais rentáveis para investir seu dinheiro poupado para os objetivos.
Depoimento Cliente: “Quero agradecer pelos ensinamentos, profissionalismo e pontualidade! Desde o início você passou muita confiança e mostrou domínio total do tema abordado, isso facilitou e clareou muito a minha mente, fez com que eu tomasse decisões mais coerentes e assim seguir o plano com facilidade! Obrigado por tudo pois você é muito competente e dedicada!!! Você tá começando a mudar um país…”
Conclusão: Mesmo não tendo dívidas e com uma considerável parte já feita da reserva financeira conseguimos encontrar melhorias e potencializar seu dinheiro poupado através de opções de investimentos melhores. Um dos sonhos que tinha um peso emocional grande conseguimos realizar o planejamento transformando em objetivo de curto prazo.
3º caso real de Organização Financeira
Apesar da designação de salário baixo, conseguimos lidar melhor com o nosso bolso quando fazemos uma organização financeira. Nesse caso real aplicamos o controle financeiro e planejamento para alcançar sua reserva financeira e seus sonhos.
Como era: Renda mensal: 1.100,00; Sem controle financeiro mensal, sua renda estava comprometida em 39% com despesas não essenciais; Não tinha reserva financeira (Estava pagando conserto de moto com a renda do mês); Não tinha seus sonhos transformados em objetivos (Tinha o sonho de ter uma outra moto, mas não sabia como alcançar).
O que foi feito: Implementamos o modelo de controle financeiro “Respirando”: 10% se pagar, 20% reserva, 10% objetivos e 60% despesas. Fizemos o planejamento do que fazer com o PIS, 13º. Fizemos o planejamento para atingir o valor total da sua reserva financeira – valor mensal, onde aplicar e prazo para alcance em 2 anos. Fizemos o planejamento para alcançar seus objetivos- valor mensal, onde aplicar e prazo para alcance (curto prazo em 1 ano e o de longo prazo em 6 anos).
Como ficou: 1º mês de processo: 300,00 negativo; 2º mês de processo: 130,00 negativo; 3º mês de processo: 3,00 positivo; 4º mês de processo: 248,00 positivo; 5º mês de processo: 272,00 positivo. Ou seja, além do valor da reserva e dos objetivos já separados, fechamos com esses valores acima positivos a mais. No final desses 5 meses, já tínhamos o valor de 1.430,00 de reserva (20% da reserva montada) e 715,00 dos objetivos. Durante o processo, o cliente recebeu uma promoção e seu salário aumentou em 400,00, fruto da sua entrega e sem dúvidas uma consequência da reprogramação de crenças em relação ao dinheiro.
Situação adversa: No decorrer do processo surgiu uma cirurgia para fazer e uma das suas grandes preocupações era não ter dinheiro para arcar com os procedimentos inerentes a cirurgia. Revemos o planejamento e colocamos a cirurgia como prioridade, ou seja, objetivo de curto prazo. Veja o próprio depoimento do cliente em relação a isso.
Depoimento Cliente: “Eu não consegui mais falar. Desculpa. É porque estou muito feliz mesmo por tudo, eu jamais imaginei que fosse chegar a esse ponto de estar tranquila financeiramente pra concluir meu objetivo. Eu quase cheguei a desistir dele muitas vezes por pensar que não teria dinheiro. Muito obrigada mesmo de coração. Você não tem noção do quanto está me ajudando.”
Minhas palavras: É indescritível a sensação em ver um cliente feliz com o resultado que está colhendo. Ainda mais quando fica surpreso “Achei que fosse demorar tanto tempo para aparecer os resultados”. A emoção estampada nas palavras é a melhor retribuição que existe!
Conclusão: O baixo salário é uma realidade muito presente na vida dos brasileiros, portanto é considerável que façamos milagre com o que ganhamos. Mas o que podemos perceber é que existe sim oportunidades. O fato é que muitas das vezes não conhecemos nossas finanças, não sabemos o que podemos e o que não podemos, não estipulamos limites para nossas despesas, não colocamos metas para realizar nossos sonhos. Dessa forma, sem um destino certo, qualquer destino serve.
Bom então é isso, eu espero que esses casos de reais de Organização financeira tenham te inspirado, que agora consiga entender que é possível e que você não espere acontecer algo mais grave para começar a sua organização financeira.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas
Tiktok: @kellyribeiro_financas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv