3 R’s das FINANÇAS | Readequar, Reduzir e Retirar
Quando temos um controle financeiro, periodicamente precisamos realizar os 3 R’s das finanças. “Kelly os 3 R’s que eu conheço são da sustentabilidade”. Sim é importante realizar esses 3 R’s da sustentabilidade, mas aqui eu estou falando dos 3 R’s das finanças rsrs, readequar, reduzir e retirar. Bora colocar em prática os 3 R’s das finanças no seu controle financeiro.
De tempos em tempos você precisa analisar seu controle financeiro e praticar os 3R’s das finanças. Dessa forma consegue encontrar oportunidades de economia ao readequar, reduzir e retirar despesas. E não só questão de economia, mas também de coisas que realmente fazem sentido, tem despesas que você paga no automático, já está acostumado e nem percebe. Tem despesas que eram importantes e agora não são mais. Nessas oportunidades pode até conseguir incluir alguma despesa que sempre quis só que até então seu controle financeiro não permitia. Uma cliente minha disse que queria fazer aula de pintura, depois que aplicamos o 3R’s das finanças no controle financeiro dela ela conseguiu encontrar oportunidades para incluir a aula de pintura.
Você pode aplicar os 3R’s a cada 3 meses, 6 meses, até mesmo 1 vez ao ano. Não precisa ser todos os meses, mas é importante que faça, até porque a gente vai mudando, nossa situação, nossa renda, nossas prioridades, então o nosso controle financeiro também vai acompanhando.
O primeiro R dos 3 R’s das finanças é o readequar. Você vai verificar quais despesas consegue manter com os mesmos serviços, produtos só que readequando os valores. Exemplo é o plano de celular, eu já falei aqui uma outra vez, existem os planos pré-pagos que tem a mesma quantidade de gigas e até a mais pegando bem menos, só que as operadoras não vão te falar isso porque elas querem te manter no plano controle para de ano em ano aumentar o valor. Se paga 60 ou 70 reais de plano controle, no pré-pago vai pagar 30 reais. Da última vez que eu olhei em todas operadoras estavam nesse valor. Você vai fazer isso com as outras despesas também, como internet por exemplo, se ligar e dar uma chorada consegue um desconto, verifica nas concorrentes para ver se consegue que cubram o preço. No readequar consegue readequar despesas para pagar com preço justo, descontos, renegociações mantendo os mesmos serviços e produtos.
O segundo R dos 3 R’s das finanças é o reduzir. É você verificar quais despesas pode reduzir, que pode economizar, que não utiliza totalmente. Vamos aos exemplos, padaria, se gasta 200 reais com padaria todos os meses, que tal abaixar o limite para 150 ou 100 reais. Você pode fazer isso com supermercado, combustível. Lazer por exemplo, ao invés de ir 4 x por mês no restaurante, pode passar para 2x. Com esses planos de TV, às vezes está pagando um plano maior e como não utiliza todos os serviços pode reduzir nessa despesa. Se tem empregada doméstica ao invés dela ir a cada quinzena, passar a ir mensalmente.
E o terceiro R dos 3 R’s das finanças é retirar, é realmente cancelar aquilo que você não usa mais, que não faz mais sentido como por exemplo tarifas bancárias, anuidade de cartão, aplicativos, assinaturas e plataformas que não utiliza. Isso acontece muito, do nada, o cliente fala assim, “nossa nem sei porque assinei isso, onde eu estava com a cabeça quando assinei isso”. Cuidado também para não sair cancelando despesas que não são essenciais, mas que são necessárias. Como por exemplo Netflix, tem pessoas que não assistem TV aberta e só tem Netflix então não faz sentido cortar. Agora tem aquelas pessoas que pagam por pagar, que nem assistem, nesse caso, pode retirar tranquilamente.
Dependendo da situação, aplicar esses 3 R’s das finanças pode ser uma necessidade, às vezes vai precisar retirar uma despesa, mas de formar temporária até se organizar melhor e depois vai voltar com ela.
Nas despesas que for reduzir tente também não reduzir muito drasticamente de uma vez, vá reduzindo aos poucos para não ficar tão pesado. Você pode ficar frustrado e acabar desistindo. Se tem uma família o ideal é aplicar os 3 R’s das finanças junto com eles, verifiquem o que é prioridade identificando o que pode ser readequado, reduzido ou retirado.
É muito importante que ao realizar os 3 R’s das finanças no controle financeiro você faça uma comparação de um mês para o outro, o quanto de fato conseguiu economizar, o que fará com essa economia, e faça a conta também considerando no ano também. Porque no mês pode não dar tanta diferença, mas no ano…pensa se você economizar 100 reais no mês com a prática dos 3 R’s em um ano serão 1.200 reais de economia. Faça também pequenas comemorações quando realizar essas reduções de custo, é uma forma de se manter motivado.
Está vendo, como são despesas que estamos acostumados a pagar, no automático, a gente não percebe, por isso precisamos aplicar periodicamente os 3 R’s das finanças para conseguir não só economizar, mas pagar as despesas de forma justa. Se comprometa esse mês aplicar os 3 R’s das finanças no seu controle financeiro, verifica mesmo uma a uma das suas despesas, com olhos de querer ver e vai se perguntando, essa despesa dá para readequar, reduzir ou retirar, combinado? Depois volta aqui e me conta.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv
Link permanente
Link permanente