2 FORMAS CARTÃO DE CRÉDITO

2 FORMAS de usar o CARTÃO de CRÉDITO

2 FORMAS de usar o CARTÃO de CRÉDITO

Hoje eu vou te mostrar as 2 formas de usar o cartão de crédito mais aconselháveis caso você não tenha ainda um relacionamento saudável com ele. Se hoje ele está sendo o vilão nas suas finanças entender como usá-lo utilizando essas 2 formas vai te ajudar a se organizar e ter um controle melhor com o seu cartão de crédito.

Eu resolvi falar hoje sobre o cartão de crédito, porque ainda é uma pedra no sapato de muitas famílias, eu lido com isso meu dia a dia, muitos dos meus clientes tem problema com cartão de crédito, as pessoas no geral têm problema com cartão de crédito. Infelizmente, isso é um reflexo da falta de educação financeira, nos deram o cartão de crédito, mas não nos ensinaram a usá-lo.

A primeira coisa que precisamos entender é que o cartão de crédito é só uma forma de pagamento, assim como é o dinheiro em espécie, pix, boleto, transferência normal, enfim. “Nossa Kelly isso parece óbvio, ele é uma forma de pagamento”. Mas aqui é que está o grande primeiro erro, vocês utilizam não como uma forma de pagamento e sim como um dinheiro a mais. “Acabou o dinheiro vou lá e passo o cartão, não tenho dinheiro esse mês vou lá e passo cartão, vou dividir aqui de 24x e o futuro a Deus pertence, parcelado vai ficar em 6 x 50,00, ah 50,00 dá para eu pagar”. Aí parcela uma outra coisa de 40,00, uma outra 100,00, vai num restaurante, e como acabou o dinheiro passa o cartão. Aí vem a fatura 3.000,00 e a sua renda é 2.000,00.

Outro dia minha irmã me mandou um meme “eu tenho um salário de 1 mil e meu limite do cartão de crédito é 3 mil, então nesse caso você tem uma renda de 4 mil, me sigam para mais conselhos financeiros”. Você já deve ter visto esse meme, que na verdade é a realidade de muitos. Eu vou dar um exemplo de um cliente que eu tive, não vou falar o nome então não estou sendo antiética, eu gosto de dar exemplos reais porque pode estar acontecendo a mesmo com você. Esse cliente tinha um salário de 3 mil e o seu cartão de crédito estava em torno de 12 mil, é o meme, mas não é de rir, é de chorar.

Como então utilizar, quais as 2 formas de usar o cartão de crédito:

1ª forma- quando você já tem o dinheiro separado, já tem essa compra planejada no seu controle financeiro, mas não que levar dinheiro em espécie. Exemplo, combustível, supermercado, farmácia. Tem outras despesas que você também paga pelo cartão de crédito, que não existe a opção de pagar em dinheiro como Netflix, recarga do celular. Ou seja, ao invés de pagar com dinheiro você paga com o cartão de crédito. Todas essas despesas já estão desenhadas, programadas no meu controle financeiro. Lá no meu controle financeiro tem a despesa do combustível 400,00 então fui lá e passei o cartão de crédito, quando chegar a fatura vai bater com o meu controle, já vai ter o dinheiro para essa despesa, assim como os outros exemplos que citei. Está vendo, ele está sendo somente uma forma de pagamento, dessa forma está cumprindo o seu papel.

2ª forma – compras com valores maiores, desde que a parcela caiba dentro da porcentagem das despesas. Suponha que precisa comprar uma geladeira, você tem que verificar as outras despesas que já tem, porque se tiver comprado uma coisa que a parcela de é 100, uma outra de 150, uma outra de 30, fora as outras despesas mensais que possui, com certeza vai ultrapassar o limite das suas despesas. Então você tem que olhar como um todo, se cabe dentro do valor total que tem para as despesas.

Agora se utiliza para situações do dia a dia, eu fiz uma enquete no meu instagram, 59% responderam que usam assim, provavelmente é isso que está fazendo desandar as suas finanças, se usa cartão de crédito no restaurante, na lanchonete, no barzinho, no passeio, na padaria, no seu zé ali da esquina, vai dar ruim.

Para esses itens de lazer usamos o dinheiro do “se pagar”, eu já falei dele aqui várias vezes, tem um post só sobre ele. E eu sempre oriento que seja em dinheiro, porque você já sabe o quanto pode gastar e separa por semana para ir controlando.

Agora se já é mais organizado, mais controlado e gosta de acumular pontos e milhas ou se é desses que “ah Kelly eu nem sei a última vez que fui no banco, eu não uso dinheiro em espécie” não tem problema desde que você tenha esse controle do “se pagar”, quando chegar a fatura vai bater com seu controle financeiro.

Agora vamos falar de umas outras situações que acontecem para gente entender.

Quando a gente vai anotar todas as despesas, a pessoa começa “água, luz, aluguel, cartão de crédito”. Cartão de crédito não é despesa, lembra? É uma forma de pagamento, então a gente coloca no controle financeiro o que está lá dentro da fatura, o que de fato você comprou com o cartão de crédito e na coluna forma de pagamento coloca “cartão de crédito”. E a pessoa ainda fala assim, “eu gasto x com cartão de crédito”, ela já tem um valor que estabeleceu para gastar. Supondo que seja 2 mil, se passou ela dá uma segurada ou então se ela gastou 1 mil ela sabe que ainda tem 1 mil gastar. Ela está fazendo certinho só que a referência dela não pode ser esse valor do cartão de crédito, tem que ser o valor das despesas como um todo, o valor total do cartão do cartão de crédito tem que caber na porcentagem das despesas. Consegue entender? Isso acontece muito e é aí que mora o perigo.

Na enquete que eu fiz perguntei se usam 1 ou mais de 1 cartão de crédito. Não importa, desde que utilize da maneira correta, eu só acho que dá mais trabalho para controlar. Agora se você não tem controle, se não utiliza dessas 2 formas que eu falei, provavelmente isso vai facilitar a bola de neve, então nesse caso cancele, fique só com 1, dependendo do caso, temporariamente eu oriento os meus clientes a ficarem sem cartão de crédito até que eles consigam se educar financeiramente e aprender a usá-lo.

Na enquete 80% disseram que não pagam anuidade, mas tinha que ser 100%, nos dias de hoje não dá mais para pagar anuidade, quando eu vejo anuidade dá uma sensação pré-história, “isso já teve um dia na humanidade”.

O que eu quero mostrar é que o cartão de crédito é para facilitar a nossa vida no sentido de “poxa eu vou sair com dinheiro para tudo é quanto é lado”. Eu particularmente adoro cartão de crédito, me sinto mais segura em caso de ser assaltada.

Se você está numa situação já de bola de neve, é difícil orientar quando eu não sei exatamente como está sua situação, mas eu já te digo, guarde o cartão, viva com a sua renda até conseguir colocar tudo dentro do seu quadrado, porque se não a chance de você continuar usando como um dinheiro a mais é enorme e cada vez mais vai cavar esse buraco.

Recapitulando, essas são as duas formas de usar o cartão de crédito, uma é quando já tem aquele valor programado no seu controle financeiro e a outra forma é quando tem uma compra com valor mais alto, desde que a parcela caiba dentro do valor que tem para as despesas como um todo. Se você entender isso, não vai ter problema com cartão de crédito.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *