MITOS SOBRE DINHEIRO

5 MITOS sobre o DINHEIRO

5 MITOS SOBRE O DINHEIRO

Existem 5 mitos sobre o dinheiro, sobre a organização financeira que eu quero de uma vez por todas desmitificar para você. Essas objeções estão te impedindo de ter um relacionamento saudável com as suas finanças.

Vamos já direto para essas objeções e mitos sobre o dinheiro.

1º mito: “Deixar de viver o presente”

O primeiro mito sobre o dinheiro é “Deixar de viver o presente”. Organização financeira é diferente de mesquinharia, de avareza. Pessoas mesquinhas e avarentas são aquelas que vivem somente para guardar dinheiro para o futuro porque afirmam que vão passar necessidades. O fato delas não viverem o presente faz com que elas se tornem muita das vezes pessoas tristes, amarguradas, com muito medo de perder o dinheiro “tão suado”.

E isso é totalmente diferente da pessoa que é organizada financeiramente. Essa pessoa sim guarda uma parte para o futuro, mas não porque comprovadamente ela vai passar necessidades. É ao contrário, é porque ela quer viver uma vida plena, de abundância. A outra parte é para ela viver o presente, porque precisamos disso, é da nossa natureza. O ser humano precisa dos prazeres imediatos e eles serão nossos motivadores para seguir a jornada dos nossos sonhos, onde muitas das estão longe de realizar e nós podemos acabar desanimando e desistindo deles.

Em tudo na vida, o equilíbrio sempre será a melhor opção. Não é somente guardar tudo para o futuro e nem gastar tudo no presente como se não houvesse o amanhã.

2º mito: “Ganho pouco não tem como fazer nada”

O segundo mito sobre o dinheiro é “Ganho pouco não tem como fazer nada”. Essa é uma das objeções que mais escuto, mas quando fazemos o processo 90% descobre que não é esse “o problema”. O que acontece é que muitas das vezes não conhecemos as nossas finanças, não sabemos o que podemos ou não fazer(comprar). Quando você não tem essa visão, o dinheiro passa por você e vai, afinal de contas se ele não tem um destino, qualquer um serve.

Vou dar o meu exemplo. Gosto de viajar 1x ao ano, todo sábado à noite vou a uma lanchonete ou restaurante (nessa pandemia estou pedindo em casa), gosto de comprar roupa e sapato, sou vaidosa então arrumo unha, depilação, sobrancelha, faço progressiva, paguei minha faculdade, divido as despesas de casa com o marido, tenho minha reserva e tenho um bom valor investido. Quanto você acha que foi meu último salário como CLT, trabalhando numa empresa? Dá pausa na leitura, vai lá nos comentários e coloca.

O meu último salário foi de 2.400,00. E desde quando eu ganhava um salário mínimo eu já fazia dessa forma. A forma com que você cuida um salário mínimo hoje será a mesma quando tiver cuidando de 100 mil, então antes você precisa aprender a cuidar do que você tem.

Por que você acha que a maioria das pessoas que ganharam na loteria voltaram à estaca zero? Porque a mentalidade é a mesma. A escassez continua enraizada, continua fazendo parte do seu subconsciente. Então mais cedo ou mais tarde ela volta a ser o que era e ter o que tinha antes.

3º mito: “Mexer com finanças é muito difícil”

O terceiro mito sobre o dinheiro é “Mexer com finanças é muito difícil”. Já de cara eu te falo o seguinte, essa parte metodológica eu considero sendo os 30% do processo, os outros 70% é o seu comportamento. Então não é isso que vai te impedir de organizar suas finanças. As planilhas que eu uso, o planejamento (essa palavra assusta né) são bem tranquilas.

O que vai exigir mais de você é a parte dos investimentos, que na verdade é a parte final do processo e o nosso foco é na parte toda que antecede que é a organização em si. Mas é claro os investimentos são muito importantes, dá para aprender e não é bicho de sete cabeças. Aqui no blog tem uma pasta somente sobre investimentos.

4º mito: “Ter que ficar anotando tudo”

O quarto mito sobre o dinheiro é “Ter que ficar anotando tudo”. Tem metodologias que defendem isso, anotar todos os gastos diariamente, inclusive tem vários aplicativos para “facilitar”, mas a verdade é que não facilita, ninguém tem tempo e nem cabeça para toda hora que comprar uma bala parar para anotar.

O que eu defendo em relação a isso é que nós precisamos trabalhar com o modelo de controle financeiro mensal, onde você separa um valor para cada item. Então por exemplo, 10% da minha renda vai para o ”se pagar”, vamos supor que seja 200,00. Eu pego esses 200 e divido por 4 semanas, então eu tenho 50,00 por semana. Esse valor é o que tenho para passar o mês.

Você recebe a sua renda no início do mês, separa o dinheiro do “se pagar”, na sequencia o da reserva financeira (coloca ela nas aplicações ideais), depois dos objetivos (transfere para corretora para investir) e por último as despesas que você vai pagar e pronto. Isso tudo nos primeiros dias do mês e depois acabou. Não tem que ficar olhando controle o tempo todo. Você faz uma vez ao mês em no máximo 30 min.

5º mito: “Sou gastador”

O quinto mito sobre o dinheiro é “Sou gastador”. Quando você se organiza financeiramente continua comprando as coisas que gosta, mas com equilíbrio, com inteligência. Vamos combinar, não é saudável você gastar todo seu dinheiro a torto e a direita sem necessidade. Por trás de todo exagero existe uma falta, tem uma explicação por trás disso e muitas das vezes é emocional, psicológico. Tem uma pasta sobre finanças comportamentais, caso essa objeção seja muito forte, te aconselho a maratoná-la.

Então é isso, eu espero ter eliminado esses 5 mitos sobre o dinheiro para que você consiga ter um relacionamento saudável com o dinheiro e comece a organizar sua vida financeira.

👇Se você ainda tem alguma outra objeção, deixa aqui nos comentários.

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

📚LIVROS QUE INDICO:

Pai rico Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki): https://amzn.to/3gyGTLT

Os Segredos da mente milionária (T. Harv Eker): https://amzn.to/3vxlas3

Quem pensa enriquece (Napoleon Hill): https://amzn.to/2TDMwzE

Quero ficar rico (Rafael Seabra): https://amzn.to/3wzfIX7

Me poupe (Nathalia Arcuri): https://amzn.to/3q7OZOL

Do Mil ao Milhão (Thiago Nigro): https://amzn.to/2Zoy8ht

O Poder da Ação (Paulo Vieira): https://amzn.to/2TGGL3U

Fator de enriquecimento (Paulo Vieira): https://amzn.to/3wyA2rq

Casais inteligentes enriquecem juntos (Gustavo Cerbasi): https://amzn.to/2U8qZz3

O Jeito Harvard de Ser Feliz (Shawn Achor): https://amzn.to/3gyYvY9

Mindset (Carol S. Dweck): https://amzn.to/3q1p8Ic

Liderança (Daniel Goleman): https://amzn.to/3gyJhSR

Decifre e influencie pessoas (Paulo Vieira e Deibson Silva): https://amzn.to/3q5qWAg

A psicologia financeira (Morgan Housel): https://amzn.to/3hXrkO2

Sonho grande (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira): https://amzn.to/3CBXnv8

O poder do subconsciente (Joseph Murphy): https://amzn.to/3nUzjPW

Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie): https://amzn.to/3octain

Rápido e devagar (Daniel Kahneman): https://amzn.to/3hSUeiz

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: @kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *