COMPRA POR IMPULSO

O que é COMPRA por IMPULSO, o que leva, quais impactos e como evitar

O que é, o que leva, quais impactos e como evitar a COMPRA por IMPULSO

O que é uma compra por impulso, o que leva uma pessoa a fazer uma compra desse tipo, quais os impactos isso pode trazer para sua vida financeira e como evitá-la. Nesse artigo vou te contar tudo sobre isso!

O que é uma compra por impulso?

É quando você compra algo que não estava planejado, desnecessário, com exagero, sem consciência e com fundamento distorcido. Vou te dar alguns exemplos, você vai à rua pagar uma conta, passa em frente a uma loja, vê uma blusinha e o que? Compra. Neste caso, foi uma compra por impulso porque não estava planejado, você não saiu com a intenção de comprar aquela blusa.

Agora um exemplo de compra por impulso por exagero, você vê uma promoção top e leva 10 unidades, com certeza não precisa daquilo tudo. Você acha que está levando vantagem, que está economizando. Muitas das vezes são produtos que podem vencer e você acaba sobrecarregando o orçamento somente com um item.

Vou dar o exemplo do que aconteceu comigo outro dia. Estava no supermercado e vi uma promoção de vasilhas bem interessante. No mesmo instante comecei a pensar “não vai caber no meu armário, já tenho a quantidade certa, vai começar amontoar”. Aqui também entra a compra por impulso sem necessidade.

E agora um exemplo de uma compra por impulso com fundamento distorcido, você brigou com seu marido, se chateou e aí o que você faz?  Vai as compras para se sentir bem.

Consumo x Consumismo

Um ponto muito importante que precisamos ressaltar, é a questão do conceito consumo x consumismo, são coisas bem diferentes. O consumo ele é real, nós precisamos consumir. Se olharmos para o cenário da pandemia, várias empresas fecharam, porque as pessoas diminuíram ou deixaram de consumir, então ele é necessário. Agora o consumismo é você consumir algo desnecessário, com exagero, sem consciência, com fundamento distorcido, conforme citado acima.

O que leva uma pessoa a fazer esse tipo de compra?

Podem ter várias respostas para essa pergunta. Quando a pessoa não tem um controle financeiro mensal ela não sabe o quanto ela pode gastar para cada item. Então ela paga as contas e o restante ela gasta de forma aleatória, num final de semana, indo passear na rua, vendo vitrines, vendo grupos de lojas no whatsapp, participando de lives de lojas.

Quando a pessoa não tem objetivos estabelecidos, ou seja, quando não se tem um destino para aquele dinheiro, qualquer destino serve.

Quando a pessoa acha que vai ter uma aposentadoria, e já vimos qual será a nossa realidade quem depender somente da aposentadoria do sistema.

Tem também a questão das crenças, onde dependendo da situação a pessoa não teve aquilo na infância e quando chega na fase adulta e ela tem condições acaba comprando algo de forma exagerada para compensar. E tem aquelas crenças também “eu trabalho é para gastar”, “é para meu filho então vale a pena” e outras mais que vimos nesses artigos aqui.

Um outro ponto que leva a uma compra por impulso é a questão emocional. Vamos supor que você tenha baixa autoestima, tem pessoas que descontam na comida, tem pessoas que descontam nas compras.

Tem a questão do status, “ah está na moda”, “ah nas redes sociais as minhas influencers usam e indicam”. E até mesmo questões internas como ser aceito em um grupo, parecer ser e ter algo perante a sociedade.

A facilidade do crédito afeta diretamente também a compra por impulso, principalmente através do cartão de credito. Precisamos melhorar o conceito dele, sendo somente uma forma pagamento, assim como o dinheiro em espécie, boleto, pix e não utilizar ele como se fosse um dinheiro a mais que você tem, “ah dinheiro acabou, vou passar o cartão”.

Qual impacto das compra por impulso na vida financeira de uma pessoa?

O primeiro impacto direto é o endividamento, descontrole. No último relatório da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o endividamento hoje no Brasil nas famílias é de 71,4%.

Mas para mim, o maior impacto disso tudo é o emocional, onde pode causar estresse, ansiedade, arrependimento. Pode afetar as outras áreas da vida da pessoa como no relacionamento, no trabalho. Temos também os casos mais extremos que são depressão e suicídios. Segundo a OMS em 2019 a cada 40 segundos uma pessoa morre de suicídio no mundo e umas das contribuições são as crises econômicas, instabilidade financeira.

Esse comportamento pode gerar também um transtorno, considerado uma doença que é a oneomania. Parecida, por exemplo, com a bulimia que é quando a pessoa come muito, se arrepende, sente culpa. Na oneomania a pessoa compra por impulso, nos primeiros segundos ela sente aquele alivio, mas logo depois vem o arrependimento, o remorso.

Como resistir à tentação de comprar?

Você deve usar o gatilho de lembrar que nesse momento é o seu “eu ancestral” que está querendo te sabotar e aí você aciona o seu “eu organizado/planejado” para assumir o comando, se eu quero algo, vou planejar, poupar e comprar. Você pode e deve fazer reflexões como: Realmente preciso disso? Ou estou comprando só porque estou chateada? Esse item está planejado e cabe dentro dos meus 60% das despesas? Comprando isso, ficarei, mais perto ou mais longe dos meus objetivos? Posso pagar isso agora? Questionar se o que está querendo comprar é uma vontade ou necessidade? Não comprar em promoção se não compraria a preço normal. Pensar cada compra como horas de trabalho. Esperar alguns dias para comprar. Comprar no dinheiro que vai doer mais, não usar o cartão.

Um ponto muito importante dessa questão comportamental é nós como profissionais e você como familiar e amigo de alguém que esteja precisando desse tipo de ajuda estar atentos. A compra por impulso é um sintoma, precisamos tentar identificar qual ou quais são as verdadeiras causas para conseguir ajudar o quanto antes.

Eu espero que você tenha entendido o que é uma compra por impulso, o que leva uma pessoa a fazer uma compra desse tipo, quais os impactos isso pode trazer pra sua vida financeira e como evitar esse tipo de compra.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

📚LIVROS QUE INDICO:

Pai rico Pai Pobre: https://amzn.to/3gyGTLT

Os Segredos da mente milionária: https://amzn.to/3vxlas3

Quem pensa enriquece: https://amzn.to/2TDMwzE

Quero ficar rico (Rafael Seabra): https://amzn.to/3wzfIX7

Me poupe (Nathalia Arcuri): https://amzn.to/3q7OZOL

O Poder da Ação (Paulo Vieira): https://amzn.to/2TGGL3U

Fator de enriquecimento (Paulo Vieira): https://amzn.to/3wyA2rq

Casais inteligentes enriquecem juntos: https://amzn.to/2U8qZz3

O Jeito Harvard de Ser Feliz: https://amzn.to/3gyYvY9

Mindset: https://amzn.to/3q1p8Ic

Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso: https://amzn.to/3gyJhSR

Decifre e influencie pessoas: https://amzn.to/3q5qWAg

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: @kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

Whatsapp: https://bit.ly/34Yuzze

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *