INVESTIMENTOS

O que são INVESTIMENTOS? | Passos para como começar a investir

0 que são INVESTIMENTOS? | Passos para como começar a investir

Quando organizamos a casa, podemos recorrer a um aliado fortíssimo que vai nos ajudar muito nessa caminhada, que são os investimentos. Ou seja, quando já temos um controle financeiro mensal, já construímos uma boa parte da nossa reserva financeira ou por completo, estamos com as nossas dívidas quitadas e temos o planejamento para os nossos sonhos, podemos ir para o próximo passo que é potencializar nosso dinheiro poupado para os objetivos.

Se você está chegando agora eu te aconselho a ler os posts anteriores do tema Organização Financeira, neles eu mostro passo a passo na prática mesmo como organizar a casa, para então começar no mundo dos investimentos.

ACÚMULO DE RIQUEZA

Quando falamos em acúmulo de riqueza, construção de patrimônio, precisamos levar em consideração 3 variáveis que são: aporte (valor que você tem para aplicar), tempo (por quanto tempo vai aplicar) e os investimentos (em qual tipo aplicação).

Vamos a esse exemplo abaixo:

Suponha que você queira acumular 200 mil reais. Se você tiver 100,00 para aportar todos os meses, a uma rentabilidade de 10% ao ano, precisará de 30 anos para atingir esse patrimônio.

Agora se você tiver 500,00 para aportar todos os meses, com essa mesma rentabilidade, em 15 anos conseguirá atingir esse patrimônio.

Nesse outro exemplo, vamos supor que você tenha somente 100,00 para aportar todos os meses, só que a uma rentabilidade 5% ao ano, com isso precisará de 45 anos para atingir esse patrimônio.

Agora se tiver 1.000 para aportar todos os meses, com essa mesma rentabilidade de 5% ao ano, precisará de somente 12 anos para alcançar esse patrimônio.

Essa figura abaixo ilustra esses exemplos:

Acúmulo de riqueza

Resumindo, o que eu quero que você entenda, tem muitas pessoas que acham que se começar a investir vão ficar ricas, aliás hoje estamos vendo muitas promessas de ganhar dinheiro fácil e rápido com trades, cuidado com essas promessas milagrosas. Ou então tem pessoas que acham que precisam engolir todos os livros sobre investimentos e na verdade o que esses exemplos nos mostram: a variável que mais importa é o aporte, quanto maior for o valor que aporta mensalmente de forma disciplinada em menos tempo você vai precisar investir sem depender da maior rentabilidade.

E tem uma outra lógica por trás disso que é o seguinte, dessas 3 variáveis a única que depende somente de você é o aporte, pois o tempo você não consegue mudar e o rendimento das aplicações também não.

Site das simulações: https://clubedospoupadores.com/simulador-de-juros-compostos

PREMISSAS PARA COMEÇAR A INVESTIR

Bom, agora que você entendeu que quem vai fazer o milagre não são os investimentos, eles são somente uma das variáveis do processo, vamos especificar melhor quais são as premissas para começar a investir, ou seja, por que eu digo que precisamos estar com a casa arrumada primeiro:

Ter reserva financeira (mínimo 6 meses) – porque caso você perca seu trabalho, seja demitido, não precisar tirar o dinheiro dos investimentos correndo risco de perder dinheiro ou até mesmo, se der alguma coisa errada com os investimentos, temos a reserva.

Ter orçamento mensal organizado – para mensalmente ter um dinheiro para poupar e investir. Conforme vimos nos exemplos, isso é fundamental, aportar disciplinadamente todos os meses.

Caso tenha alguma dívida (será preciso analisar) – pois pode ser que os juros da sua dívida sejam maiores que os juros do investimento, ou seja, estará elas por elas. Então é foco é eliminar as dívidas primeiro.

Definir o perfil de investidor – para saber o quanto você está disposto a correr riscos.

Escolher a aplicação que melhor se adapta ao seu objetivo(prazo) – vamos supor que você tenha um objetivo de médio prazo e aplique em um investimento de longo prazo, ou seja, você irá resgatar antes do tempo, correndo muito risco de perder dinheiro.

Diversificar – sempre! Para minimizar os riscos e uma possível compensação de aumento e perda dos ativos.

Estudar – qualquer aplicação, seja ela a mais simples, estude, verifique o que está fazendo, para não ter sustos, igual por exemplo quando o tesouro Selic fica negativo devido a taxa estar tão baixa.

O QUE SÃO INVESTIMENTOS?

É quando você faz uma aplicação com o objetivo de obter um rendimento no resgate.

Vamos a um exemplo, se você aportar 100,00 por mês a uma taxa de juros de 10% ao ano, em 12 meses esse valor se tornará 110,00. No final de 2 anos serão 121,00. Ou seja, temos a nosso favor os famosos juros compostos. Do seu esforço foram 100,00, mas de juros, o dinheiro trabalhando para você, foram 21,00.

Você pode estar se perguntando “Nossa Kelly, mas 21,00 é tão pouco”. Vou te mostrar um outro exemplo para você tirar suas próprias conclusões:

Exemplo 1

Neste exemplo em torno de 12 mil foram do seu esforço e em torno de 4 mil foram de juros.

Exemplo 2

E aqui em torno de 36 mil foram do seu esforço, mas em torno de 64 mil foram de juros.

Ou seja, a longo prazo e com disciplina, os juros são os nossos super aliados.

FORMAS DE INVESTIMENTO QUE EXITEM

A seguir algumas formas de investimento que existem:

Emprestar dinheiro para o governo, para os bancos, para as empresas onde eles te devolverão esse dinheiro corrigido por uma taxa em um prazo estabelecido;

Se tornar cotista de um fundo para receber “aluguéis” mensalmente e quando resgatar receber a valorização;

Se tornar sócio de uma empresa e receber regularmente os proventos (distribuição do lucro) e quando resgatar receber a valorização.

COMO INVESTIR?

Para investir, você precisará de uma corretora de valores, que é uma intermediadora. Visite o site e o homebrocker (plataforma da bolsa de valores) e veja se o ambiente te agrada, avalie as taxas de serviço, faça um teste mandando alguma pergunta para verificar o tempo de resposta do atendimento.

TIPOS DE INVESTIMENTOS

Basicamente existem dois tipos de investimentos: Renda fixa (você “conhece” a rentabilidade através de uma taxa fixa/definida, aplicações de baixo risco) e Renda Variável (você não “conhece” a rentabilidade, aplicações de alto risco).

Em um outro artigo falaremos mais sobre cada um deles.

Então é isso, eu espero que você tenha conseguido entender o que são investimentos, os passos para começar a investir, quais as variáveis para o acúmulo de riqueza e qual variável realmente é a mais importante e que você consiga dar o primeiro passo para potencializar o seu dinheiro.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

📚LIVROS QUE INDICO:

Pai rico Pai Pobre: https://amzn.to/3gyGTLT

Os Segredos da mente milionária: https://amzn.to/3vxlas3

Quem pensa enriquece: https://amzn.to/2TDMwzE

Quero ficar rico (Rafael Seabra): https://amzn.to/3wzfIX7

Me poupe (Nathalia Arcuri): https://amzn.to/3q7OZOL

O Poder da Ação (Paulo Vieira): https://amzn.to/2TGGL3U

Fator de enriquecimento (Paulo Vieira): https://amzn.to/3wyA2rq

Casais inteligentes enriquecem juntos: https://amzn.to/2U8qZz3

O Jeito Harvard de Ser Feliz: https://amzn.to/3gyYvY9

Mindset: https://amzn.to/3q1p8Ic

Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso: https://amzn.to/3gyJhSR

Decifre e influencie pessoas: https://amzn.to/3q5qWAg

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas

Tiktok: @kellyribeiro_financas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

Whatsapp: https://bit.ly/34Yuzze

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *