Como controlar minhas DÍVIDAS
No processo de organização financeira é muito significativo quando temos dívidas, porque dependendo dos juros pode virar uma bola de neve! É muito importante conhecer realmente as nossas dívidas para conseguirmos controlar e até mesmo eliminá-las. Nesse artigo eu vou te mostrar como você controla, identifica, prioriza, absorve no seu controle financeiro, algumas dicas para eliminá-las e uma dica mega bônus!
Infelizmente é muito alto o índice de endividamento dos brasileiros, em janeiro deste ano foi para 66,5% e com agravante da pandemia, se torna muito preocupante, chega a tirar o sono em algumas situações e até consequências piores. E Isso já vem da cultura do Brasil, é histórico. A sociedade nos ensina que para adquirir algo só é possível com financiamento, empréstimo porque para ela é mais vantajoso, ela ganha 3, 4 x mais com isso. Por exemplo, se você financiar uma casa vai ter daqui a 30 anos, agora se ela te ensinasse desde cedo a poupar e investir, começaria aos 18 anos no início da sua vida profissional e aos 30 anos você teria sua casa.
Como não contrair dívidas
Comece já cedo a educação financeira com seus filhos para eles não precisarem contrair dívidas para conseguir algo. Agora, se já está na fase adulta e precisa comprar uma casa, como fazer? É realmente sonho seu ter uma casa? Ou é porque você tem essa crença de que tem que ter uma casa, porque financeiramente falando não é vantajoso, se você pesquisar, muitos bilionários moram de aluguel, andam de metrô. Mas, se realmente tem esse sonho e for financiar, o valor da prestação tem que caber dentro dos 60% que é para as despesas. Eu vejo muito famílias com salário mínimo adquirindo financiamento de imóvel, de carro. Será que o seu padrão suporta isso tudo mesmo, será que não estamos vivendo um degrau acima, então precisamos começar a refletir sobre isso.
Uma outra questão, é o cartão de credito que assombram muitos, precisamos entender que o cartão de credito é só uma forma de pagamento, assim como o dinheiro em espécie, o boleto, o pix. Não podemos considerar ele da seguinte maneira, “ah não tem dinheiro, vou passar o cartão”. Tudo que você compra no cartão precisa estar dentro do 60% das despesas.
Conhecendo e entendendo nossas dívidas
Primeira coisa, precisamos realmente conhecer e entender as nossas dívidas. Comece anotando todas elas, coloca o nome, a instituição ou o nome da pessoa, a taxa de juros e qual é o montante. Na sequência você vai priorizar essas dívidas por taxa de juros e por consequência (exemplo: conta de luz, juros baixos, mas a consequência é o corte de energia).
Como controlar e absorver as dívidas
Como controlar essa dívida? Absorvendo no controle financeiro. Neste caso você vai utilizar o modelo da fase sufoco, lembra, nós falamos nesse artigo aqui Vida financeira. O valor normal da prestação está incluso nos 60% das despesas só que você vai pegar mais 20% da sua renda para quitar mais parcelas e conseguir acabar mais rápido. Então como vai ficar, 10% pro se pagar, 10% pra reserva, 20% pra dívidas e 60% para as despesas, que já vai estar incluso a parcela que você paga normalmente. Para fazer esse controle financeiro, quem ainda não viu, volta lá nesse artigo Controle financeiro que tem mostrando como fazer.
Dicas
Verificar a possibilidade de pagar a dívida à vista, para conseguir desconto e abatimento nos juros; Trocar os juros mais altos por juros mais baixos através de um empréstimo pessoal com juros mais baixos para quitar essa outra que tenha juros mais alto; Obter uma renda extra; Vender algo que não esteja usando; Como último recurso, pense em se desfazer de um bem com valor maior, exemplo trocar o carro para um mais econômico ou até mesmo vendê-lo.
Dica mega bônus
Agora um ponto muito importante, uma dica mega bônus, antes de você sair pagando é renegociar sua dívida.
Com a taxa de juros Selic ainda baixa você deve procurar seu banco para renegociar sua dívida.
Como fazer:
1º Pesquise e junte as propostas de outros bancos;
2º Leve as propostas até o seu banco e pergunte se ele gostaria de renegociar sua dívida para não te perder para a concorrência;
3º Se ele não te oferecer uma proposta melhor, faça a portabilidade para o outro banco mais atrativo.
Tem pessoas que pagavam 10% ao ano de juros, e conseguiram cair para 5%, ou seja, sua dívida caiu pela metade. Mesmo que não consiga essa redução, qualquer percentual representa uma economia significativa.
De acordo com Banco central foram mais de 30 mil contratos renegociados contra 6 mil portabilidades. Em 2019 aumentou 200% o número de portabilidades. De agosto de 2020 a janeiro de 2021, os clientes do Banco do Brasil já renegociaram R$ 40 milhões em dívidas, de forma totalmente digital através de um assistente virtual.
Infelizmente não será fácil essa negociação, afinal, eles perdem muito, por isso que até hoje não te ligaram para falar que você pode diminuir sua taxa de juros ou que você pode fazer a portabilidade.
Saiba que será desconfortável, mas faça, o retorno no bolso será reconhecido.
Origem das dívidas
Bom, agora consegue controlar e até mesmo eliminar sua dívida. E o que fazer para não contrair mais nenhuma? Se organize financeiramente, faça o controle financeiro e planeje com antecedência seus objetivos.
👇Se ficar alguma dúvida, deixa aqui nos comentários para mim.
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
📚LIVROS QUE INDICO:
Pai rico Pai Pobre: https://amzn.to/3gyGTLT
Os Segredos da mente milionária: https://amzn.to/3vxlas3
Quem pensa enriquece: https://amzn.to/2TDMwzE
Quero ficar rico (Rafael Seabra): https://amzn.to/3wzfIX7
Me poupe (Nathalia Arcuri): https://amzn.to/3q7OZOL
O Poder da Ação (Paulo Vieira): https://amzn.to/2TGGL3U
Fator de enriquecimento (Paulo Vieira): https://amzn.to/3wyA2rq
Casais inteligentes enriquecem juntos: https://amzn.to/2U8qZz3
O Jeito Harvard de Ser Feliz: https://amzn.to/3gyYvY9
Mindset: https://amzn.to/3q1p8Ic
Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso: https://amzn.to/3gyJhSR
Decifre e influencie pessoas: https://amzn.to/3q5qWAg
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeiro_financas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeiro_financas
Tiktok: @kellyribeiro_financas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
Whatsapp: https://bit.ly/34Yuzze
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://bit.ly/3mPyhSG
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Minha Consultoria Planejamento Financeiro Pessoal: https://bit.ly/3mpx5Fv
Link permanente
Link permanente
Link permanente