TÍTULOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Tipos de investimentos da RENDA FIXA | Títulos PÚBLICOS e Títulos PRIVADOS

Tipos de investimentos da RENDA FIXA

Tipos de investimentos da renda fixa. Hoje vamos aprender sobre os títulos públicos (os tesouros) e os títulos privados (CDB, LC, LCI, LCA e outros). “Eita Kelly começou bem, que tanto de sigla é essa, já vai complicar o negócio”. Olha, quando eu te explicar sobre esses investimentos da renda fixa você vai até se surpreender, essas palavras, siglas assustam, mas na prática é muito tranquilo de entender, de verdade, vem comigo.

Você aprendeu a vida toda que precisava pegar dinheiro emprestado, agora você vai aprender a emprestar dinheiro. No post anterior eu te ensinei sobre as características dos investimentos da renda fixa, se não viu, vai lá depois. Quando eu coloco o meu dinheiro nos investimentos da renda fixa significa que eu estou emprestando dinheiro para uma instituição, e ela vai me devolver num certo prazo estabelecido corrigido por uma rentabilidade.

Basicamente nós temos dois tipos de investimentos na renda fixa, nós temos os títulos públicos e os títulos privados. Vamos falar de cada um deles.

Os Títulos públicos são quando emprestamos dinheiro para o governo. Eles são emitidos pelo Tesouro Nacional através do Tesouro Direto. Aqui já vem uma grande questão, “Ah Kelly estou colocando meu dinheiro no governo, isso é arriscado, não?” Esse é o investimento mais seguro que temos, até mais que a poupança. Os títulos públicos são 100% garantidos pelo Tesouro Nacional, a poupança é garantida até 250 mil só. Então se tiver 1 milhão em título público em caso de calote você vai receber todo o seu dinheiro, se for na poupança, você vai receber só 250 mil.

Os Títulos públicos que temos hoje são os tesouros, tesouro Selic, tesouro prefixado, tesouro IPCA, tesouros com juros semestrais, tesouro renda+ e tesouro educa+. Cada um deles possuem características diferentes e são para objetivos diferentes. Já tem post aqui no blog ensinando cada um deles.

Já os Títulos privados são quando emprestamos dinheiro para instituições. É quando investimos em CDB, LC, LCI, LCA, apesar de todas essa siglas é muito tranquilo de entender. Quando investe em CDB você está emprestando dinheiro pra bancos, esses bancões normais que você usa. LCI e LCA é para os bancos obterem recursos nos setores imobiliário LCI e agronegócio que é o LCA. O LC é quando emprestamos pra financeira, essas menores, de crédito. Nós temos também as debêntures que é quando emprestamos dinheiro para as empresas. Está vendo a sigla em si pra você não faz muita diferença, qualquer um deles estamos emprestando dinheiro pra uma instituição, fica mais fácil pra entender.

Todos esses investimentos podem ter a rentabilidade pós-fixada, prefixada ou híbrida, eu já expliquei no post anterior e tem outro que eu falo somente sobre isso. Tem cobrança de imposto de renda assim como todos os investimentos bons, somente LCI e LCA que não. Aí você pode pensar, “vou investir só nesses”. Pelo fato de não ter imposto de renda pode ser que a rentabilidade seja menor, tem que analisar. Lembra sempre dos principais pilares dos investimentos, não tem investimento melhor ou pior, tem investimento para cada tipo de objetivo e o mais importante é a diversificação.

Todos os títulos privados tem proteção do FGC, também já falamos dele. Somente as debêntures que não, então é preciso analisar bem a empresa que vai emprestar dinheiro para não ter dor de cabeça. Tem outros investimentos de siglas CRI, CRA, LF mas eles já entram nesse quesito de não serem protegidos pelo FGC, é bem mais arriscado, tem que estudar bem, aqui no blog nem para os meus clientes eu nem ensino sobre eles.

Todos esses investimentos da renda fixa, os títulos públicos (tesouros) e os títulos privados (CDB, LC, LCI e LCA) são ótimos investimentos exatamente por todas as características que falamos, pela segurança, pela rentabilidade. No momento que faço esse conteúdo tem título rendendo o dobro da poupança, tem título que é protegido da inflação.

Depois leia os posts que eu falo sobre cada um deles, como estudar para poder escolher o título mais adequado pra cada objetivo que você tem. Igual eu te falei, pode parecer muito complexo, essas siglas, palavras, mas se você pegar e estudar na sequência que eu te ensino aqui dá pra aprender.

Se você quiser conhecer mais sobre meu trabalho, como eu posso te ajudar e te ensinar sobre os investimentos através de uma mentoria deixa aqui para mim nos comentários👇

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/3XC5bdD

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *