CRENÇAS LIMITANTES

CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO | Parte 6

CRENÇAS LIMITANTES sobre o DINHEIRO

Você pode ter crenças limitantes sobre o dinheiro e nem saber que tem. Isso vai te trazer 2 possibilidades: as finanças desandarem por algum motivo inesperado que possa acontecer e você não ter prosperidade, não conseguir alcançar seus sonhos. Hoje eu vou te mostrar mais 5 crenças limitantes sobre o dinheiro para te ajudar a trocar por crenças de abundância.

Esse será mais um conteúdo da série crenças limitantes sobre o dinheiro, é o 6º episódio que vou trazer pra você com mais 5 crenças. Se caiu direto nesse post, recomendo ler os outros da série. Provavelmente você tem muitas dessas crenças limitantes sobre o dinheiro que trago aqui.

1º crença limitante sobre o dinheiro: “O que eu recebo não dá para nada”

O que você recebe não dá para nada ou não dá para o que você quer? São coisas diferentes. Eu quero muitas coisas, só que eu não posso muitas coisas. Você vê pessoas fazendo muitas coisas achando que elas também podem, por isso também quer. “Ah Kelly, mas eu quero eu vou lá e dou um jeito”. Sim, é exatamente isso, só que dar um jeito não é ir lá e parcelar a perder de vista. Se você quer, é preciso se organizar, planejar para poder absorver, ou seja, fazer isso de forma consciente.

Já escutei de pessoas que recebem de renda 10 mil falando que o dinheiro não dá pra nada. O que acontece é o que sistema foi fazendo com que você fosse aderindo o seu custo de vida para ficar sempre arrochado. E como você não teve educação financeira, não aprendeu como cuidar da sua renda, você sempre adequou seu padrão de vida igual ou a mais que a sua renda. Então sem educação financeira e seguindo tudo o que o sistema te impõe você pode passar a ganhar 20 mil, 100 mil que vai continuar não sendo suficiente. Não é o tanto que recebe, mas é a forma como cuida. Se continuar com essa crença limitante tudo que receber de renda vai continuar não dando para nada.

2º crença limitante sobre o dinheiro: “Eu trabalho é para isso”

“Ah Kelly eu trabalho é para isso, sair no final de semana, ir num restaurante, fazer um passeio, comprar coisinhas na internet, viajar no carnaval parcelado de 12x…” O que eu quero te perguntar é o seguinte, quando você não está nesses momentos, como você está se sentindo? Porque em 99% casos que atendo, tirando esses momentos de alegria, de euforia, no restante do tempo as pessoas estão lamentando, reclamando, dinheiro está faltando, sempre no aperto, emergências aparecendo.

Não há mal nenhum em aproveitar seu final de semana, em comprar o que precisa, em viajar num feriado. A questão é o todo, você vai lá faz isso tudo só que depois além de ficar com peso no bolso fica com peso na consciência. Aí não vale, eu sempre falo, se for pra ficar assim com esse peso, será que vale a pena. Não é não fazer essas coisas, mas é a forma como faz, é fazer tudo isso só que forma consciente, organizada, planejada, e o que isso significa? Paz, não é porque vai estar bonitinho, organizadinho, é porque vai me trazer paz. Você fazer tudo isso, mas estando em paz consigo mesmo e com o bolso, essa é a verdadeira tranquilidade que a gente quer. Essa é mais uma crença limitante que você fica afirmando para você mesmo, que é uma baita de uma armadilha.

3º crença limitante sobre o dinheiro: “Não tem como fazer nada muito diferente do que já faço”

“Já faço uma economia ou outra, anoto as minhas despesas, não adianta nada, não tem como fazer nada muito diferente do que já faço”. Essa crença limitante acontece muito porque as pessoas não fazem ideia do que realmente é a educação financeira. Elas acham que educação financeira é somente uma dica ou outra, cortar um gasto, anotar as despesas. E aí do jeito que as coisas estão hoje, elas acham que não tem como fazer nada muito diferente mesmo. Só que educação financeira é muito maior que uma dica, é um conjunto de estratégias, conhecimentos, soluções. Então se você também tem essa crença limitante, saiba que tem como sim, é possível melhorar nossa vida financeira.

4º crença limitante sobre o dinheiro: “Está tudo tão caro”

“Está tudo tão caro”. Sim, está tudo muito caro, nos últimos anos os preços duplicaram. Isso é um reflexo de vários fatores. A questão é, quando você utiliza essa frase como uma máxima na sua vida é como se tivesse decretando que como está tudo tão caro “Não é minha culpa, por isso que minha vida financeira está um caos.”. Essa é uma crença que te limita. A culpa realmente não é nossa, mas a responsabilidade sim. Estar tudo tão caro é um fato, mas o que eu posso fazer diante disso?

O que cabe a nós é utilizar nosso dinheiro com muita consciência, buscar formas de aumentar nossa renda e investir nosso dinheiro para ganhar da inflação. É muito importante você aprender a cuidar melhor do seu dinheiro hoje para estarmos mais preparados diante de cenários como esses de crises, inflação cada vez mais impactantes.

5º crença limitante sobre o dinheiro: “Eu ganho pouco”

Sem dúvidas “ganhar pouco” é uma realidade, isso a gente não pode negar. O que eu quero trazer de reflexão para você é o que você faz com essa realidade. Você considera que “Ganho pouco e é isso mesmo, não tem nada que eu possa fazer” ou “Eu ganho pouco, mas procuro me organizar e busco formas de aumentar minha renda”? Esse é o primeiro ponto.

O segundo ponto é, mesmo que aumente a sua renda, sem educação financeira automaticamente vai continuar ganhando pouco, exatamente porque o padrão é o mesmo, você continuará gastando igual ou até mais do que tiver de renda. Lá atrás quando a sua renda era 500 reais como era? E depois que passou a ser 1 mil reais, 2 mil reais…? O remédio “mais dinheiro” pode sim resolver seus problemas só que será de forma pontual, a longo prazo o que resolve mesmo é o tratamento “educação financeira”.

Todas essas crenças limitantes são afirmações que foram criadas ao longo do tempo e seu cérebro produz até de forma automática, ele não sabe se isso é bom ou ruim para você, ele só quer que você não tome uma decisão para que ele não gaste energia.

Só que como ele é uma máquina programada para isso, nós precisamos colocar a nossa consciência em jogo. Mostrar para ele que se eu não fizer nada agora, ele vai precisar gastar muito mais energia lá na frente. Afinal de contas vão existir 2 possibilidades: as finanças desandarem por algum motivo inesperado que possa acontecer e não ter prosperidade, não conseguir alcançar seus sonhos.

👇 Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho, como eu posso te ajudar, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/3XC5bdD

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *