DÚVIDAS ESPECÍFICAS

DÚVIDAS específicas na EDUCAÇÃO FINANCEIRA

DÚVIDAS específicas na EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Vamos esclarecer algumas dúvidas específicas na educação financeira? Eu fiz um conteúdo recente esclarecendo 5 dúvidas sobre investimentos bem específicas, hoje eu vou esclarecer mais algumas dúvidas que recebo no meu dia a dia só que de maneira geral da educação financeira. Neste momento você pode estar com alguma dessas dúvidas específicas.

1º dúvida específica na educação financeira: Recebi um dinheiro eu quito a minha dívida?

Olha só, pensa comigo, se você vai lá, recebe um dinheiro a mais no seu trabalho, um bônus, ou vendeu a mais naquele mês, teve um lucro maior, fez uma renda extra e aí pega todo aquele dinheiro e quita a dívida, qual é a mensagem que seu cérebro vai entender? “Ah tá, então se eu tenho dinheiro é pra quitar a dívida”. Ou seja, pra fazer algo, pra conseguir um a mais, você tem que ter uma dívida. O que acha que vai acontecer? Você vai resolver essa dívida e na sequência vai arranjar outra.

O que precisamos aprender? Quando a gente tem um dinheiro como esse um a mais, a gente não quita só a dívida. Você vai sim pagar a dívida, mas vai colocar uma outra parte pra sua reserva financeira. Por exemplo, supondo que tenha sido 1.000 reais a mais, 500 quita a dívida e 500 você coloca para sua reserva financeira. Eu ainda vou além, gosto de dividir em três. Um terço para a dívida, o outro terço para a reserva financeira e o outro terço para os seus objetivos, para os seus sonhos.

“Kelly, mas é uma dívida que está me incomodando muito, eu queria acabar com ela”. Então pode fazer o seguinte, 600, 700 quita a dívida e o restante, 400, 300, poupa para sua reserva financeira. Só de fazer essa pequena mudança, que pra você parece que não vai fazer diferença, mas sim, vai fazer muita diferença porque aqui está mudando o seu hábito, você está mudando essa programação que já tem aí no seu cérebro.

E não só a parte comportamental que é a mais importante, eu vou te mostrar como na prática faz diferença, se você pega esse dinheiro e quita toda sua dívida, e se acontecer uma emergência, um outro imprevisto? Você vai ter que voltar a se endividar porque não tem uma reserva financeira, conseguiu entender.

2º dúvida específica na educação financeira: Posso cancelar cartão de crédito mesmo tendo fatura em aberto?

Essa é uma dúvida que parece que, “Ah é isso todo mundo já sabe”, só que não, quando respondi essa dúvida no meu Instagram, várias pessoas também não sabiam. Eu estava atendendo um cliente e a vontade dele era cancelar alguns cartões de crédito. Ele estava com cinco cartões de crédito e disse que queria deixar no máximo dois.

Nós pegamos e analisamos, um cartão deixamos para as despesas e um outro para o “se pagar” que é para o lazer, diversão. E aí surgiu essa dúvida, ele falou “Kelly ainda tem fatura em aberto nos outros cartões, eu consigo cancelar mesmo assim?” Sim, você pode cancelar o seu cartão de crédito mesmo ainda tendo faturas em aberto. É claro que tem aquela brincadeira, “Ah, então vai cancelar também as faturas”. Não, as faturas continuarão vindo rsrs.

E isso é muito interessante. Se você pensa, “Ah não, quando acabar a fatura eu vou cancelar o cartão de crédito”. Nesse período, enquanto for finalizando uma parcela ou outra, você automaticamente vai fazer outras compras, outras parcelas. Isso é uma estratégia, faz parte quando a gente se organiza e aprende a fazer um financeiro. Tem essa informação lá no site do Banco Central, qualquer coisa é só você pesquisar.

3º dúvida específica na educação financeira: Comecei a juntar dinheiro, aconteceu um imprevisto e precisei tirar.

Tem vários memes relacionados a isso. “Comecei a juntar dinheiro e o meu chinelo arrebenta, é só juntar dinheiro que o chuveiro queima, o carro começa a fazer barulho. Como eu vou juntar dinheiro de reserva de emergência, sendo que minha vida é uma emergência, cheia de emergências?”.

Primeira coisa, quando a gente fala “reserva de emergência”, pensa comigo, você tá mandando isso pro seu cérebro “Ó, eu estou guardando um dinheiro pra reserva de emergência, estou guardando dinheiro para reserva de emergência”. O que significa isso? Que estou guardando dinheiro para emergências. Então o que vai acontecer? Emergências.

Fala comigo “reserva de emergência”. Qual é o sentimento que você tem? De coisa ruim, não é? Tragédia, desastre. Agora, fala “reserva financeira”. Qual é o sentimento que te traz? Não parece uma coisa boa, de segurança, de tranquilidade? Esse é o primeiro ponto, a partir de agora você vai juntar dinheiro pra reserva financeira.

A segunda questão é, imprevistos e emergências, eles acontecerão sim. A gente pode falar que praticamente uma no mínimo a gente tem todos os meses. “E aí Kelly, como é que eu vou fazer?” Quando começar a juntar seu dinheiro de reserva financeira, você vai esquecer esse dinheiro, isso mesmo que ouviu. Aconteceu um imprevisto, aconteceu uma emergência, você não vai mexer nesse dinheiro. Você vai dar o jeito que sempre deu.

“Kelly, mas eu tenho o dinheiro”. Não, você ainda não tem. Você não tem esse dinheiro ainda. Sabe por quê? Porque isso ainda não é um hábito. Você começa a juntar e vai lá e tira, junta e tira, você tá cortando o processo de criação de hábito. Juntar dinheiro é hábito. Eu te aconselho a fazer isso durante no mínimo seis meses a um ano, esse processo todo mês, sem olhar pra esse dinheiro, esquecer, só vai colocar dinheiro.

E aí sim, eu posso dizer que durante seis meses, um ano fazendo isso, você já vai ter criado boa parte da sua reserva financeira, se não tudo e o principal, você vai ter criado o hábito. Pronto, uma vez criado, você vai conseguir seguir e se precisar pode usá-la.

Detalhe, reserva financeira, olha só o nome, não é só pra imprevisto, emergência, é também pra oportunidades. Então pode ir lá, pegar o dinheiro, usar, é claro que depois vai repor. Mas você só vai mexer nela durante esse tempo que eu te falei, de seis meses a um ano. Antes disso, você vai dar os seus pulos, você sempre deu até hoje, nunca teve reserva financeira e você dava o seu jeito, vai continuar fazendo isso, conseguiu entender?

Qual outra dúvida específica na educação financeira você tem? Se já tiver conteúdo aqui eu te mostro, senão eu faço um explicando.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/3XC5bdD

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *