GASTO MUITO

Eu GASTO muito, eu GASTO à toa

Eu GASTO muito eu GASTO à toa

“Eu gasto muito, eu gasto à toa, compro muito, não sei pra onde vai o meu dinheiro, não posso ver nada que quero comprar, o dinheiro passa por mim e vai”. Algum desses relatos ou todos eles fazem parte da sua vida? Se sim, eu quero te ajudar, vamos falar sobre isso!

Eu escuto bastante esses relatos dos meus clientes, “Kelly eu gasto muito, eu gasto à toa, eu sou muito impulsiva”. Muitos acham que tem até um transtorno, uma compulsão por compras, mas na maioria dos casos quando analisamos na mentoria não chega a ser um transtorno, os fatores que fazem isso acontecer são outros. Mas é claro, pode sim ser um transtorno, nós vamos falar aqui também, e se realmente esse for o seu caso, o que você precisa fazer.

Primeiro motivo pelo qual isso acontece, de você gastar seu dinheiro assim sem ver, é por não ter um controle financeiro, não saber como destinar o seu dinheiro. Você recebe o seu salário, a sua renda, aí paga as contas e ao longo do mês vai usando o dinheiro, vai tendo aqueles pensamentos “Ah eu preciso daquilo, ah eu mereço, isso é tão baratinho, eu trabalho é pra isso”.

Você vai a rua e vê uma coisinha “Ah estou precisando disso”. Ou na internet, as redes sociais vendem o tempo todo, instagram as blogueirinhas indicando isso e aquilo, produtos que vendem autoestima, vendem alegria. No WhatsApp tem gente vendendo, antes tinha muito os grupos de venda, as pessoas foram saindo, agora tem os links de transmissão, então você continua recebendo. Temos vários sites com ótimos preços que tem tudo e chega super rápido, shopee, mercado livre, shein, hoje tem tantos, “Nossa isso compensa, olha o preço, é muito barato, chega rápido demais”.

São jogos, apostas online, coisas para nos distrair, para nos divertir, e o nosso dinheiro está indo embora. Eu acho interessante os produtos que vendem a facilidade para o nosso dia a dia tão corrido, “Ah um rodo diferente que quase fala, ah é um suporte para colocar tal coisa”, enfim. O que não falta hoje é opção para usarmos o nosso dinheiro.

Então se não tem definido como utilizar o seu dinheiro, o quanto é para suas despesas, o quanto é para sua reserva financeira, para os seus sonhos, o quanto é pro seu lazer, para gastar como quiser, é isso que vai acontecer, o seu dinheiro vai passar por você e vai embora. Eu tenho muitos relatos de clientes assim, que ficam abismados, essa é a sensação, eles ficam sem entender, quando eles veem lá 500,00 destinados para sua reserva financeira por exemplo, eles viram e falam “Kelly para onde ia esses 500 antes, como assim??”.

Pode ser que seu caso seja esse, fazendo isso, aprendendo a cuidar do seu dinheiro, aprendendo a fazer um controle financeiro você vai conseguir resolver isso, começar a ver o seu dinheiro, não ter mais essa sensação de que nem viu a cor do dinheiro.

O segundo motivo pelo qual isso acontece, de gastar seu dinheiro assim sem ver é porque você não tem objetivos maiores, quais são seus sonhos, para onde está indo, onde quer chegar, o que quer alcançar. Se eu não tenho planos para o meu dinheiro, qualquer coisa que aparece vira prioridade para eu gastar. Sabe aquela máxima “Se eu não tenho um caminho definido, qualquer um serve”, é isso.

Quando não tem um objetivo maior tudo que aparece fica grande. Agora se tem um objetivo maior todo o restante fica pequenininho. O que é essa bolsa perto do meu objetivo maior, consegue entender? Você tem algo para comparar, começa a se questionar, comprando isso, ou usando meu dinheiro dessa forma eu estarei mais longe ou mais perto dos meus objetivos. Você precisa ter clareza dos seus sonhos, dos seus objetivos, quais são eles, quanto custa cada um, o quanto do seu dinheiro vai destinar para eles.

O terceiro motivo de gastar seu dinheiro à toa, é se você precisa do viés de confirmação. Todos nós precisamos desse viés de confirmação, isso faz parte da nossa natureza, só que tem pessoas que precisam além do normal. O que é esse viés, eu preciso ser aceito na sociedade, eu preciso ser aprovado, eu preciso comprar, eu preciso usar o que está todo mundo usando, eu preciso estar nos locais que todo mundo está.

Ainda mais hoje com as redes sociais, o status, a ostentação virou sinônimo de valor, eu vou me sentir mais valorizado se eu tiver isso, fazer isso ou aquilo outro. Se você vive nessa manada, se não se questiona se pode ou não algo, se precisa mesmo, você realmente vai gastar muito. Nós estamos na geração do gastar. Status e ostentação nunca tiveram no seu maior auge quanto agora.

O quarto motivo pelo qual isso acontece de gastar seu dinheiro assim sem ver pode ser uma questão emocional ou psicológica. Na questão emocional, às vezes tem problemas de baixa autoestima, está com problemas no relacionamento, no trabalho e como está com esses buracos afetivos, emocionais você acaba preenchendo com as compras. E na parte psicológica também, se tiver transtorno de bipolaridade, ansiedade generalizada, TDAH que tem uma impulsividade, tudo isso pode causar você comprar demais.

E o quinto e último motivo pelo qual isso acontece de gastar seu dinheiro dessa forma é se você tiver uma compulsão por compras que é considerado um transtorno (oneomania). É a pessoa que consome muito mais que precisa e necessita, começa a se endividar e viver em função do vício. Ela vive para comprar, ela perde totalmente o controle.

Exemplos, espera todo mundo sair, vai fazer as compras, tem aquela euforia, chega em casa esconde tudo, e tem a ressaca, fica mal depois. Se por algum motivo ela não consegue comprar naquele dia ela fica mal, sofre, tem uma abstinência, como em qualquer outro vício. Fica esperando o momento que sabe que vai comprar, fica pensando como ela vai fazer, e até isso a faz sofrer. É um pensamento obsessivo por compras. É algo que não é pontual, é algo recorrente.

Nesses últimos casos que são casos mais específicos, a questão emocional, a psicológica e a compulsão por compras será preciso o acompanhamento de um psiquiatra e psicólogo juntos, além do educador financeiro. Eu espero ter te ajudado, é muito importante esse autoconhecimento, o despertar da consciência para algo que esteja te incomodando, ou dependendo do caso até trazendo consequências maiores e com isso você procurar ajuda para melhorar.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *