CONTROLE FINANCEIRO INICIANTES

Como fazer CONTROLE FINANCEIRO para INICIANTES?

Como fazer CONTROLE FINANCEIRO para INICIANTES

Como fazer controle financeiro para iniciantes? Topa começar fazer o seu controle financeiro? Você já tentou se organizar, fazer um controle financeiro e não conseguiu? Começou a anotar e não foi para frente? Saiba que você não está sozinho nessa, pode se considerar parte de uma comunidade, se isso te ajudar. Mas a gente precisa mudar isso para melhorar nossa vida financeira, nesse conteúdo eu vou te ensinar como começar a fazer um controle financeiro para iniciantes.

Se você já tentou alguma vez, ou várias vezes começar a fazer um controle financeiro e não conseguiu, saiba que isso é muito normal, sem educação financeira, sem um passo a passo, sim tem o como fazer, não é só simplesmente anotar gastos, não é à toa que você já começou anotar os gastos e nunca resolveu. Hoje eu vou te mostrar uma estratégia de como fazer controle financeiro para iniciantes. Essa estratégia é para quem realmente já tentou e não conseguiu ou para quem nem tentou achando que não seria possível.

Qual é a ideia dessa estratégia do controle financeiro para iniciantes, exatamente por você nunca ter conseguido fazer antes, essa estratégia nós vamos começar aos poucos, para gente começar a se habituar. Se você simplesmente começa de uma forma muito drástica a chance de não conseguir é muito grande, com os meus clientes eu acompanho isso de perto. E à medida que for fazendo, se habituando, nós vamos melhorando o controle financeiro até chegarmos num ideal.

Qual que é a grande diferença que vai perceber entre o jeito tradicional que já ouviu falar que é anotar os gastos desse novo jeito que é através de um controle financeiro. Na forma tradicional você só anota, e anota só despesas. Dessa outra forma, que é um controle financeiro você define como o seu dinheiro será usado, e ele não será só para despesas, ele será para o seu lazer sem culpa, para sua reserva financeira e para seus objetivos. E através do controle financeiro você tem uma visão completa, consegue saber se tem algo para ajustar, como ajustar e o que precisa melhorar.

Eu já falei aqui outras vezes, no nosso controle financeiro utilizamos porcentagens em cima do seu salário líquido se é CLT, assalariado, ou seja, do valor que de fato recebe. E você que é autônomo, empreendedor, será em cima da média que considera como renda todos os meses. Agora um ponto muito muito importante, fica até o final, porque tem alguns passos que para essa estratégia dar certo você vai precisar fazer, porque se não será mais uma tentativa sua sem sucesso de fazer controle financeiro.

A 1º parte da estratégia para fazer controle financeiro para iniciantes é, você vai separar 10% da sua renda para montar sua reserva financeira e os 90% restantes serão para as suas despesas. Exemplo, se a sua renda são 2.000, 00, você vai separar 200 para sua reserva financeira e 1.800 para as despesas. Faça isso durante 3 meses seguidos. Se correr tudo bem vai para a próxima etapa. Caso contrário faça mais alguns meses para consolidar.

A 2º parte da estratégia para fazer controle financeiro para iniciantes será acrescentar o “se pagar”, o se pagar é o dinheiro para o seu lazer, diversão, gastar como quiser. Então agora você vai separar da seguinte forma: 10% se pagar, 10% reserva financeira e 80% para as despesas. Faça assim nos próximos 3 meses e se for preciso faça mais alguns.

A 3º parte da estratégia para fazer controle financeiro para iniciantes será acrescentar os objetivos, você vai começar a poupar um dinheiro para realizar seus sonhos. O seu controle financeiro ficará da seguinte maneira: 10% se pagar, 10% reserva financeira, 10% objetivos e 70% para as despesas. Da mesma forma fique assim mais 3 meses e se for preciso estenda um pouco mais.

E por fim, a 4º° e última parte da estratégia para fazer controle financeiro para iniciantes é chegar no ideal de controle financeiro que é 10% se pagar 10% reserva financeira 20% objetivos e 60% para as despesas. Pronto agora você pode seguir com esse modelo, e se a sua renda for aumentando você consegue melhorar cada vez mais, sendo possível colocar as despesas em 50% e os objetivos em 30%.

Como eu te falei, para conseguir fazer esse controle financeiro tem alguns passos que são importantíssimos e vão te ajudar:

Assim que receber a renda já separa o dinheiro nessas sequências, exatamente como fui te mostrando, não é esperar sobrar para fazer dessa forma, afinal de contas isso nunca deu certo, nunca sobra não é mesmo? Na sua agenda ou na sua planilha anote também conforme a sequência, do mesmo jeito que fará na prática você vai anotar também.

Assim que separar esses dinheiro, se ainda usa dinheiro espécie você pode separar em envelopes, principalmente o se pagar, é interessante ser em espécie mesmo para ter esse contato com o dinheiro. Agora se quase mais não usa dinheiro em espécie, tudo bem, você vai deixar esses dinheiros em contas separadas. Do “se pagar” numa conta digital separada, da reserva financeira e dos objetivos podem ficar juntos numa outra conta, pode até ser essas poupança mesmo, a ideia aqui é criar o hábito, depois você vai aprender como investir melhor esse dinheiro. O único que ficará na sua conta corrente onde recebe a sua renda será o das despesas.

Para conseguir ir ajustando as despesas, você vai precisar identificar as despesas que são essenciais, ou seja, aquelas que não tem como ficar sem, quais são as necessárias, não são essenciais mas são necessárias e as que são desejos, são vontades que temos, ou seja, não são nem essenciais, nem necessárias. Feito isso, você vai aplicar a minha técnica dos 3R’s das finanças para verificar o que dá para reduzir, readequar ou retirar cancelar. Para as despesas que não tem boleto defina boletos para elas, limites, teto de gastos, alguns exemplos dessas despesas são supermercado, combustível, transporte.

Pode ser também que precise fazer renda extra para complementar o mês e se ajustar até chegar nesses ideais. Pode não ser nada fácil, mas coloca na sua cabeça que é por um tempo limitado, até conseguir se organizar melhor. Tenha em mente o porquê está fazendo isso, o que isso vai te trazer de benefício para sua vida como um todo.

Importante, se falhar algum mês não tem problema, aliás se não acontecer isso eu vou estranhar, lembra, nós estamos criando um hábito, até nosso cérebro se acostumar com essa nova forma de fazer, até nos adaptar não vai ser perfeito, ok? Você só não pode parar, não tem fórmula mágica, pode ser bem difícil, mas se quer melhorar sua realidade financeira, você precisa dar esse passo.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: contato@kellyribeirofinancas.com.br

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no Youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria de Educação Financeira: https://bit.ly/467b5Vt

Meu Curso Online: https://go.hotmart.com/Q82197295S

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *