Como identificar as DESPESAS FANTASMAS?
Como identificar as despesas fantasmas? Sabe aquele susto que você toma no final do mês, uma diferença de valor que pode ser tanto para mais quanto para menos? Isso pode acontecer porque não levou em conta as despesas fantasmas. Você pode estar preocupado somente com aquelas despesas maiores fixas e acaba deixando de lado as despesas fantasmas, que juntas, mesmo pequenas, acabam somando um valor maior comprometendo seu orçamento.
Tem pessoas que anotam as despesas que tem e no final do mês a conta nunca bate, pode sobrar dinheiro e a pessoa nem entender como, mas também como na maioria das vezes pode faltar. O que acontece é que você pode ter o costume de anotar somente as despesas maiores, aquelas fixas e acaba esquecendo umas outras, que vai fazendo ao longo do mês e nem percebe, são as famosas despesas fantasmas.
Geralmente, esse tipo de despesa fantasma é caracterizada por um valor pequeno, alguma compra não programada, feita por impulso. Você olha o produto, gosta e compra, sem pensar. Vai a rua, passa em frente a uma loja de bijuterias entra e compra, a vizinha te mostra uma revista de cosméticos você vai lá e compra. Vai resolver alguma coisa no centro e para numa lanchonete, pode ser também aquela famosa passada na padaria. Vê algum produto diferente na internet e compra. Quando chega o final do mês encontra um desfalque de 400,00 e aí vem o susto, onde foi parar esse dinheiro, nessas famosas despesas fantasmas.
Só que você vai virar e falar assim “Nossa Kelly, mas eu vou ter que anotar um biscoito que comprei na padaria?”. Não, eu não falei isso, para ter controle não necessariamente tem que anotar tudo. Se você já me acompanha aqui, sabe como fazemos um controle financeiro e como absorver esse tipo de despesas fantasmas. Se não, se chegou aqui agora eu vou te ensinar.
Quando recebe a sua renda, seu salário, você separa o valor da reserva financeira e dos objetivos, o único que fica na sua conta é o das despesas. Você paga as contas e o que sobrar pode usar para essas coisinhas que forem aparecendo. No seu controle financeiro para fechar o mês, você pode até colocar, vamos supor que foram 100,00, então escreve despesas fantasmas.
Você tem também o “se pagar”, esse serve para o seu lazer, diversão, para gastar como quiser, costuma ser 10% da sua renda, pronto, separa esse valor em espécie ou numa conta digital separada, e vai usando como quiser, não tem que anotar tudo que fizer com ele, você sabe que é aquilo que tem para gastar do jeito que preferir.
Se achar que será pouco, você queria poder gastar mais com esse tipo de despesa fantasma, você pode também separar uma quantia maior para isso nas rendas pontuais extras que tiver ao longo do ano, como por exemplo, 13º, participação de lucros e resultado na empresa, algum outro bônus que tiver.
Tem também algumas despesas fantasmas que são aquelas que você tem e nem sabe que está pagando como tarifa bancária, aplicativo no celular, garantia estendida ou alguma outra despesa embutida em alguma outra coisa. Por isso a importância do controle financeiro, para saber para onde está indo o seu dinheiro.
Depois que fizer seu controle financeiro, volta aqui e me conta quais foram as despesas fantasmas que encontrou e que agora não vão mais assombrar seu mês.
👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!
🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!
😍MINHAS REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/
Email: kelly_mribeiro@hotmail.com
Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas
Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/
Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas
💡VENHA CONHECER:
Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas
Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q
Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR
Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M