PERFIL DE INVESTIDOR

Como saber qual é o meu PERFIL de INVESTIDOR?

Como saber qual é o meu PERFIL de INVESTIDOR

Como saber qual é o meu PERFIL de INVESTIDOR? Para fazer seu primeiro investimento através da corretora de valores você vai precisar responder um questionário para descobrir o seu perfil de investidor. Isso é muito importante para que você invista seu dinheiro de acordo com os seus objetivos, seu apetite ao risco, com a sua experiência e conhecimento.

Quando você vai começar investir, vai precisar ter um cadastro, abrir uma conta numa corretora de valores. Através dela que consegue realizar seus investimentos. Só que antes de ir para o mão na massa, fazer o seu primeiro investimento, a corretora vai pedir para responder um questionário, é o suitability. Assim que responder esse questionário no final vai saber qual é o seu perfil de investidor.

Isso é importante para você investidor, para saber qual investimento comprar, lembra lá tem muitas opções, então você vai escolher investimentos de acordo com os seus objetivos, de acordo com seu apetite ao risco, com a sua experiência, com seu nível de conhecimento e isso tudo tem a ver com o seu perfil de investidor.

Não só para você investidor, saber qual o seu perfil de investidor é importante também para a corretora de valores, se tem um perfil de investidor e escolhe um investimento fora daquele perfil na hora ela te alerta, inclusive você precisa dar de acordo mostrando que está ciente dessa incoerência, você é de um perfil e quer investir em aplicações de outro perfil. E também dessa forma ela te orienta e oferece investimentos de acordo com o seu perfil de investidor. Lembrando que nesse caso nem vai ser preciso porque está adquirindo autonomia financeira seguindo esse blog e vai saber onde investir o seu dinheiro.

É muito tranquilo, não tem mistério, na própria corretora de valores você consegue descobrir seu perfil de investidor respondendo a esse questionário. Assim que cadastrar a conta vai aparecer para você, se não aparecer vai nas suas informações, onde terão seus dados, lá estará o perfil de investidor. Ou até mesmo, dependendo da corretora pode estar ali no menu na página inicial, não é difícil de encontrar.

Nesse questionário vão ter perguntas como essas, exemplos:

No final de acordo com as suas respostas, vai a aparecer o resultado, qual é o seu perfil de investidor.

Existem 3 tipos de perfil de investidor:

Conservador – prefere a segurança, aplicações de baixo risco, é aquele que prefere deixar todo seu dinheiro na renda fixa. São aqueles que se consideram iniciantes, conhecimento básico.

Moderado – gosta de segurança, mas já aceita e possui uma tolerância ao risco para ter um melhor retorno. É aquele que tem o pezinho na renda fixa, mas já começa a colocar o outro pé na renda variável. São aqueles com conhecimento intermediário.

Arrojado – esse você costuma encontrar escrito como agressivo, hoje está menos usual, exatamente por causa da conotação da palavra que é muito forte. Esse perfil aceita riscos mais altos para ter maior retorno. É aquele que tem a maior parte dos seus investimentos na renda variável. São aqueles que tem conhecimento mais avançado.

Pode ser também que lá no final o resultado não apareça exatamente assim, “o seu perfil de investidor é conservador”, pode aparecer uma mensagem, por exemplo na corretora que eu utilizo vem escrito para quem é conservador “você acredita que devagar se chega longe”. Para o perfil arrojado aparece “você tem nervos de aço”. Só do moderado que eu não tenho aqui agora. Se na sua corretora aparecer algo diferente e tiver dúvida me manda aqui nos comentários que eu te ajudo.

O seu perfil de investidor vai ficar salvo lá, e é claro tem a opção de refazer o teste, responder esse questionário quando quiser, exatamente porque seus objetivos mudam, a sua experiência e conhecimento também, então pode refazer o questionário a qualquer momento. E se ficar muito tempo sem refazer a própria corretora te lembra para refazer.

À medida que vai aprendendo sobre os investimentos você vai querer investir em outros tipos. Eu por exemplo comecei como conservadora e ao longo do tempo, à medida que fui aprendendo, passei para o moderado e depois para arrojado. Eu acho que assim é bem mais saudável, quando começamos lá do primeiro degrau e vamos aprendendo aos poucos, de forma natural. Se a gente começa já no perfil arrojado, pode ser bem mais difícil, confuso e mais arriscado porque os conceitos básicos você terá pulado.

Você já sabe qual é o seu perfil de investidor? Tem muito tempo que respondeu o questionário, se tiver, vai lá na sua corretora, refaz e me conta aqui nos comentários qual o seu perfil de investidor atual.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: http://bit.ly/3klH15M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *