DESPESAS VARIÁVEIS

Como fazer controle das DESPESAS VARIÁVEIS?

Como fazer controle das DESPESAS VARIÁVEIS

Tem umas despesas no mês que não vem com um boleto com um valor certo e são essas despesas que costumam pesar se não possuírem um controle. São as famosas despesas variáveis.

Aqui no blog já tem ensinando como absorver os gastos pontuais, os gastos aleatórios e nesse artigo vamos falar dos gastos variáveis, das despesas variáveis.

Quando eu pergunto “Quanto você paga de luz, água, internet, celular?” A pessoa responde na hora, “ah eu pago x”. Agora quando eu pergunto “Quanto gasta de supermercado, combustível?” A pessoa não sabe responder, elas viram e falam assim, vamos supor que seja do combustível “ah coloca aí uns 300,00”. Essas são as despesas variáveis, são despesas que não vem com um boleto certo para pagar todo mês. São essas despesas que as pessoas não anotam como despesas, não colocam no controle financeiro delas e aí o que acontece? Chega no final do mês a conta nunca bate, sempre falta dinheiro, ela não sabe para onde foi o dinheiro.

Outros exemplos de despesas variáveis: lazer (lanches, passeios, final de semana), refeições fora de casa (restaurantes, marmitex), aqueles também que você faz em dia de semana, na correria porque não teve tempo de fazer comida, transporte (uber, ônibus), beleza (cabelo, barbearia, unha, depilação…), padaria, entre outros.

O que a gente precisa fazer é colocar essas despesas variáveis como despesas fixas “han? Como assim Kelly?”. Elas têm o nome de despesas variáveis porque os valores variam, mas elas são fixas, temos todos os meses. Durante 1 mês você vai anotar todos os gastos que tiver desse tipo, por exemplo, hoje eu fui lá e abasteci 100 reais, 15 dias depois abasteci mais 100 reais, anota, vai anotando. E vai fazer isso com essas outras despesas que citei também. No final do mês vai somar cada uma delas.

Agora vai definir esses valores como limites, vai definir um teto de gastos para ter um controle melhor para elas não prejudicarem seu controle financeiro do mês. Então por exemplo, de combustível deu lá que gasta 200 reais. Dessa forma você sempre vai trabalhar com esse limite, você vai conseguir se programar melhor para ficar dentro do planejado. Olha só o que eu faço aqui, eu programo um dia para ir fazer as compras do mês no supermercado, nesse mesmo dia, logo depois que eu saio do supermercado eu vou a farmácia comprar o remédio do mês e ao banco para retirar o dinheiro das despesas que eu pago em dinheiro em espécie e o meu “se pagar” também que eu gosto de deixar em dinheiro. Eu me programo para fazer tudo de uma vez porque eu sei que eu tenho um limite de combustível. Se eu não fizer isso, um dia eu vou ao supermercado, outro dia na farmácia, outro dia no banco, consegue entender?

Faça isso com todas as despesas variáveis, coloque todas elas no controle financeiro e os limites. Ao longo do mês vai anotando os valores realizados(gasto) para no final do mês quando for atualizar bater a conta.

Controle despesas variárveis

Vai ter mês que pode ser que você gaste menos que o limite e vai ter mês que vai passar. Para os meses que sobrar, que não usar todo o limite guarda esse dinheiro para repor o mês que passar, que ultrapassar o limite. No início isso vai acontecer com mais frequência, vai ficar mais fora do programado, tanto para baixo quanto para cima, mas depois não, vai ficando mais regular, você vai começar a se habituar com os limites e vai variar pouco. Você vai começar a enxergar situações atípicas, igual essa do combustível “ah esse mês por exemplo tive que ir numa outra cidade, então vai entrar como combustível extra”, vai saber como se planejar melhor para isso.

O mais interessante é que você vai passar a ter visão de todo o seu padrão de vida, você vai virar e falar assim, “eu gasto isso tudo com alimentação fora de casa? Opa vou ter que começar a fazer comida no domingo para semana”. “Eu gasto isso tudo de uber? Vou me programar melhor para fazer mais coisas de uma vez só”. Você vai começar a ver com outros olhos, vai encontrar oportunidades com certeza e conseguir melhorar sua vida financeira.

Agora que você sabe como fazer controle das despesas variáveis comece hoje a anotar para definir os limites e colocar no seu controle financeiro para não ter mais surpresas.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *