GASTOS ALEATÓRIOS

Como absorver GASTOS ALEATÓRIOS?

Como absorver GASTOS ALEATÓRIOS

Como absorver gastos aleatórios no controle financeiro? Existem alguns gastos imprevisíveis que quando acontecem costumam sobrecarregar muito nosso mês. São despesas que não são fixas todos os meses para organizarmos no controle financeiro, nem a cada 3 meses, 6 meses, a cada 1 ano certinho para programarmos e planejar com uma renda extra. Aqui no blog já tem post com esse tipo de gasto, que são os gastos pontuais.

O tipo de gasto que vamos falar aqui são os gastos que acontecem de forma aleatória ao longo do ano. E dependendo do valor acaba sobrecarregando muito o seu controle financeiro do mês. O seu mês está lá todo certinho, a parte das despesas, a parte do se pagar, da reserva financeira, dos objetivos, aí do nada vem uma despesa aleatória no valor de 500 reais, com certeza vai te apertar. Se não tiver o costume de fazer renda extra, vai ter que tirar ou do seu se pagar, da reserva financeira, ou do objetivo, e esses itens são sagrados, não dá para ficar tirando deles, e se bobear dependendo do valor da despesa nem resolveria.

Vamos citar alguns exemplos de gastos aleatórios, chamados também de gastos sazonais. Presentes de aniversário de pessoas próximas, parentes, amigos. Nesses casos costuma até ser mais tranquilo se você dá lembrancinhas, presentes entre 20 a 50 reais no máximo (eu por exemplo faço assim), aí pode usar com o se pagar mesmo, melhor ainda. A não ser que coincida e tenha várias pessoas fazendo aniversário no mesmo mês, mesmo que seja 20 reais o presente, se forem 5 pessoas serão 100 reais. E se é bastante generoso nos presentes temos que seguir as estratégias que vamos falar aqui.

Outro tipo de gasto aleatório é a sua própria festa de aniversário e ou do seu filho, onde você costuma gastar um pouco mais mesmo. Tem também as festas temáticas ao longo ano na escolinha do filho como festa de carnaval, festa junina, rifa, rei e rainha da pipoca, halloween. Tem também eventos que você precisa participar também do trabalho, por exemplo.

E ainda tem gastos aleatórios que costumam ser bem salgadinhos como ser padrinho de casamento de um amigo. É algo muito gratificante, só que se você não se programa com antecedência aperta e muito. Abrindo um parênteses, aliás não, vou falar sem parêntese mesmo, o que pode acontecer é a pessoa te chamar muito em cima da data. Se você vai casar ano que vem, já se programa para fazer o convite com no mínimo 6 meses de antecedência, o coração e o bolsa agradecem.

Tem outros exemplos de gastos aleatórios, mas eu acho que com esses aqui ficou exemplificado, pausa o leitura e comece a anotar quais outros gastos aleatórios costumam acontecer com você.

Para conseguirmos absorver esses gastos aleatórios tem duas formas de fazer, a primeira é sempre deixar uma brecha na parte das despesas no seu controle financeiro, num mês pode ser 50 reais, no outro 100 reais, desde que fique uma brecha mesmo para absorver quando tiver uma gasto aleatório desse. E a outra forma é separar mesmo um valor todos os meses para esses gastos aleatórios, então lá no seu controle financeiro dentro das despesas vai colocar gastos aleatórios 100 reais. No final do ano serão 1.200 reais só para esse tipo de gasto.

Tem uma terceira estratégia também, que é separar um valor total em algum valor extra que receba ao longo do ano, como participação de lucro em empresa, bônus, restituição de imposto de renda. Essa estratégia focamos mais para os gastos pontuais, mas se for possível e conseguir também separar para esses gastos aleatórios ajuda muito, seria perfeito, para não ter que fazer isso no seu controle financeiro todos os meses.

Uma coisa que pode acontecer é o seguinte, essas gastos aleatórios podem surgir e você caracterizar como sendo um gasto que poderia pegar o dinheiro da reserva financeira. Aqui um ponto muito importante, eu vou até fazer um outro post para te mostrar que até mesmo outros tipos de despesas que são realmente caracterizadas como emergências, imprevistos fazemos uma reserva a parte, extra, uma poupancinha separada, só para não ficar mexendo na reserva financeira. Então para esses gastos aleatórios aqui não é indicado.

Agora que já anotou todos os gastos aleatórios que podem acontecer com você e como absorvê-los, faz isso, começa com a primeira estratégia que é deixar uma brecha no seu controle financeiro. Se não der certo vai para a segunda estratégia que é definir valores certos, ou seja, é poupar um dinheirinho todos os meses para absorver esses gastos aleatórios, depois volta aqui e me conta.

👇 Se ficar alguma dúvida, deixa aqui para mim nos comentários!

🚀Não esquece de compartilhar com os amigos e familiares, eles precisam saber disso!

 

😍MINHAS REDES SOCIAIS:

Instagram: https://www.instagram.com/kellyribeirofinancas/

Email: kelly_mribeiro@hotmail.com

Telegram: https://t.me/kellyribeirofinancas

Tiktok: https://www.tiktok.com/@kellyribeirofinancas

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-ribeiro-144b12149/

Facebook: www.facebook.com/kellyribeirofinancas

 

💡VENHA CONHECER:

Meu canal no youtube: https://www.youtube.com/@kellyribeirofinancas

Meu E-book “O que ninguém te conta”: https://bit.ly/31YBZ2Q

Meu podcast: https://spoti.fi/3gvTYoR

Minha Mentoria Educação Financeira: https://bit.ly/3mpx5Fv

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *